O Cálculo de Serviço no SIGAGFE ocorre quanto existe alguma prestação de Serviço de Transporte por parte da Transportadora onde a mesma realiza a cobrança pelo documento NFST (Nota Fiscal de Serviço de Transporte). Para que este cálculo ocorra serão necessários os seguintes cadastros/parametrizações. 1) Cadastro do Componente de Frete com o campo "Serviço" marcado como "1-Sim".
2) Cadastro do Tipo de Ocorrência. Após isso deverá ser configurado um Tipo de Ocorrência no qual tenha como "Evento" "Cálculo Adicional" e o "Tipo Cálculo" igual a "Serviço". A este tipo de ocorrência, relacionar o "Motivo de Ocorrência" que desejar (Diária, Pallet, etc).
3) Cadastro do Motivo de Ocorrência que foi relacionado ao Tipo de Ocorrência acima. Caso o Motivo de Ocorrência esteja conforme abaixo "Aprova Auto?" como "2-Não", o Cálculo do Serviço vai ocorrer apenas após a aprovação manual da Ocorrência. Caso contrário, logo após a gravação da Ocorrência, será realizado o Cálculo do Serviço.
4) Relacionar o Componente de Frete de Serviço na Negociação e nas Tarifas da Tabela de Frete em questão. Deverá ser utilizada a mesma Tabela de Frete/Negociação de Frete/Tarifa de Frete que ocorreu o Cálculo "Normal" do Documento de Carga em questão. Como o componente de frete é do Tipo "Serviço" o mesmo não será utilizado no cálculo Normal do Frete. Ele será utilizado como cálculo apenas para as Ocorrência de Serviço. 5) Após a configuração, basta lançar a Ocorrência, selecionando o Tipo de Ocorrência / Motivo de Ocorrência configurado acima, o Documento de Frete e informar a quantidade de serviços. O Cálculo do Serviço será realizado após a aprovação da ocorrência. |