Produto:

Datasul

Ocorrência:

Por que ocorre a mensagem "2 - Não encontrado documento de entrada para chave informada" no IM0101?

Passo a passo:

A mensagem "2 - Não encontrado documento de entrada para chave informada" decorre do fato de não haver documento de entrada gerado via IM0100 (Nacionalização/Geração Doctos Entrada) para o embarque em questão e/ou o mesmo não se encontra atualizado no estoque.

Salientamos que em caso de notas fiscais simples remessa mãe e filha, os documentos complementares serão gerados somente para as notas filhas, desconsiderando neste caso a nota fiscal de simples remessa mãe.

O conceito de notas fiscais simples remessa mãe e filha são quando a mercadoria que está sendo importada deve ser transportada em mais de um caminhão.

Dessa forma, a nota mãe é responsável por atualizar a parte de contabilização: OF (Obrigações Fiscais), AP (Contas a Pagar), etc.
A nota filha é responsável por atualizar somente estoque, pois são elas que irão acompanhar a mercadoria.

Verificar se por acaso o documento principal para o qual está sendo gerado este complemento foi gerado utilizando a funcionalidade de "Simples remessa" do programa IM0100.

Caso positivo para o item acima e para correção deste documento, o mesmo deverá ser desatualizado somente no estoque via RE0402 (Desatualização de Documentos), eliminado no RE1001 (Manutenção de Documentos) e regerado através do IM0100 (Nacionalização/Geração Doctos Entrada) não marcando e não utilizando a pasta "Simples remessa".

Para conferir se é uma nota mãe, basta verificar se no item da nota fiscal existe pedido e ordem de compra vinculada. Nas notas fiscais de simples remessa mãe o pedido e a ordem de compra não são vinculados ao item pois será a nota filha que atualizará o estoque e compras.Caso para este embarque deva ser emitida a nota mãe e as filhas para acompanhamento de mercadoria, gostaríamos de salientar que somente para as notas filhas o sistema irá permitir a geração da nota fiscal complementar.

Maiores informações sobre geração de notas fiscais de simples remessa mãe e filha, gentileza consultar as documentações abaixo:

DMIM0025 – Como realizar a implantação de notas fiscais de Simples Remessa sem utilizar o módulo de importação?

DMIM0027 – Como deve ser a Tributação para notas fiscais Simples Remessa de Importação?

Deve ser verificado também se está sendo selecionada a opção "Agrupar em um único Fornecedor" na tela do programa IM0101 (Geração NF Complementar). Este parâmetro quando assinalado, determina que deve ser gerada uma única nota fiscal complementar para o fornecedor informado, agrupando todas as despesas complementares, independente do fornecedor de cada uma, nessa nota. Quando não assinalado, determina que deve ser gerada uma nota fiscal complementar para cada fornecedor das despesas de embarque. Nesse caso, somente as despesas do fornecedor informado serão consideradas para a nota.

Importante:
Quando agrupadas em um único fornecedor, as duplicadas serão geradas para os fornecedores das despesas, e não para o fornecedor da nota fiscal complementar.

Observações:

Antiga FAQ 110221.

#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))