Para somar o ICMS ST na base de cálculo do PIS e COFINS, existem dois parâmetros: - No LOG00086 - Administração Parâmetros em Processo Entradas / Recebimento de Materiais / Impostos: "Somar valor do ICMS ST retido na nota à base cálculo do PIS/COFINS?".
- No SUP3760 - Entrada de Notas Fiscais na opção "inf_comPl_item" no botão "B_tributacao" parâmetro "ICMS ST agrega base de cálculo dos PIS e COFINS?".
O LOG00086 define o parâmetro para a empresa e o SUP3760 define o parâmetro para o item da nota fiscal.
O parâmetro por item do SUP3760 prevalece ao da empresa no LOG00086 por se tratar de exceção. A tratativa do ICMS ST Retido e Devido é a mesma. O parâmetro "Somar valor do ICMS ST retido na nota à base cálculo do PIS/COFINS?" do LOG00086 é criado com a execução do conversor: SUP01018 disponível no Portal de Download, no pacote de conversores padrão. Exemplos: 1º Caso: O Parâmetro no LOG00086 - "Somar valor do ICMS ST retido na nota à base cálculo do PIS/COFINS?" está informado como "Sim". É criado a nota no SUP3760 com o ICMS ST e na opção "inf_comPl_item" o botão "B_tributacao", o parâmetro "ICMS ST agrega base de cálculo dos PIS e COFINS?" está desmarcado. Conclusão: Para essa situação, o ICMS ST não será somado a base de cálculo do PIS/COFINS. No exemplo acima, caso o parâmetro "ICMS ST agrega base de cálculo dos PIS e COFINS?" estivesse marcado, o ICMS ST será somado a base de cálculo do PIS/COFINS . 2º Caso: O Parâmetro no LOG00086 - "Somar valor do ICMS ST retido na nota à base cálculo do PIS/COFINS?" 'está informado como "Não". É criado a nota no SUP3760 com o ICMS ST e na opção "inf_comPl_item" o botão "B_tributacao", o parâmetro "ICMS ST agrega base de cálculo dos PIS e COFINS?" está desmarcado. Conclusão: Para essa situação, o ICMS ST não será somado a base de cálculo do PIS/COFINS. No exemplo acima, caso o parâmetro "ICMS ST agrega base de cálculo dos PIS e COFINS?" estivesse marcado, o ICMS ST será somado a base de cálculo do PIS/COFINS . |