Produto:

Datasul.

Ocorrência:

Usuário não consegue visualizar um portlet na Área de trabalho (área de home portlets) ou nas áreas laterais (área de compact portlets).

Passo a passo:

O vínculo de um usuário a um portlet é realizado através do papel (grupo de usuário) que está ligado a este portlet. O usuário deve estar atrelado a um papel, e este deve estar atrelado ao portlet.

Para fazer essa configuração:

  1. Acessar Foundation > Menu > Cadastros > Manutenção de Programa Produto Datasul. Neste programa, acionar o botão de pesquisa (lupa).
  2. Na tela de pesquisa, acessar a aba "Descrição" e digitar o nome do portlet no campo "Programa". Exemplo: “Calendário”, “Calculadora”, etc.
  3. Ao efetivar a pesquisa através do botão de confirmação (“check” verde), será pesquisado o portlet correspondente ao nome inserido e apresentado em tela. Com um duplo clique sobre ele, a tela de pesquisa é fechada automaticamente. Na tela "Manutenção de Programa", acionar o botão "Grupo de Segurança" (ícone cadeado).
  4. Na tela "Atualizar Grupos de Segurança" serão apresentados os papéis aos que o respectivo portlet está relacionado. Para associar papéis ao portlet, basta selecioná-lo no painel "Grupos Disponíveis" e transferí-los para o painel "Grupos do Programa". Para desassociá-los basta selecionar o papel no painel "Grupos do Programa" e transferí-lo para o painel "Grupos Disponíveis".
  5. No painel "Grupo de Programa", pode ser definido o local em que o portlet será visualizado, através das colunas "Compact" e "Home". Se for assinalado "Compact", o portlet ficará disponível na área de "Compact Form" (áreas laterais do produto, sendo visíveis tanto no Menu quanto na Área de trabalho). Se for assinalada a opção "Home", o portlet ficará disponível somente na área de trabalho.
  6. Abrir a tela "Manutenção Grupos de Usuários Produtos", localizada em Foundation > Segurança > Cadastros > Manutenção Grupos de Usuários Produtos. Na aba "Geral", clicar no botão "Grupo Segurança" e verificar se o usuário possui algum dos papéis necessários para visualizar o respectivo portlet.

Observações:

 

 

#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))