O procedimento deverá ser utilizado apenas para as empresas que não possuem o módulo de Exportação implantado. Será utilizado o cadastro de Atualizaçao Rotas (CD0706) para registrar as unidades referenciais. Para que o DATASUL utilize os dados do cadastro de Rotas para atualizar os campos “UF” e “Descrição” da URF (unidade referencial) no arquivo XML ou TXT, é necessário que: O módulo de Exportação não deverá estar implantado. Para verificar se o modulo de Exportação está implantado, consulte o CD0101-Parametros Globais, pasta Modulo II, campo Exportação deverá estar desmarcado. Programa CD704 acessar a pasta fiscal, o campo natureza deverá constar como: estrangeiro (o campo "CNPJ" e "IE" deverão estar em branco e não devera ser contribuinte de ICMS.). Na pasta endereço do CD0704, o primeiro endereço informado na tela deverá estar preenchido com as informações do endereço de origem do estrangeiro, ou seja, se a pessoa é da Argentina, o endereço deverá ser da Argentina. Programa CD0904 (atualização unidade federação) o campo UF deverá estar igual a "EX"; Programa CD0606 (natureza de operação) a natureza de Operação para Exportação e CFOP deverá ser iniciado em "7"; A cotação da Moeda deverá estar atualizada no CD0103(Manutenção cotação de moedas), a moeda deverá ser diferente de "zero"; A função “NFE-sem-modulo-MEX” devera ser cadastrada e ativada. (para ativar a função, utilize o ctrl+alt+x, informe CD7070, no campo chave, informe a função: NFE-sem-modulo-MEX e clique no botão Ativa); Cadastrar "unidades referenciais" no Cadastro de Rotas conforme demonstrado na figura abaixo. IMPORTANTE: a relação completa de Unidades Referenciais – URF, pode ser verificada junto a SEFAZ do estado. No programa PD4000(Implantação de Pedidos), na tela de "Complementos", informar o código da rota correspondente à unidade referencial do pedido de exportação, este campo tem a opção de mostrar a lista de rotas através do programa de pesquisa.
Os programas de cálculo de notas fiscais (FT4001, FT4002 e FT4003), atualizarão o campo "Rota" com o valor informado no pedido de venda, nos casos de faturamento com pedido. Todos estes programas permitem que o usuário altere o conteúdo deste campo, na pasta "Gerais" do programa FT4003B (dados da nota) no momento do cálculo das notas fiscais.
Exemplos das tag’s de exportação (UFEmbarq e xLocEmbarq) que serão geradas no arquivo XML ou TXT, conforme manual do contribuinte: Arquivo TXT: ZA|SP|ALFANDEGA AEROPORTO INTERN GUARULHOS| Arquivo XML: <exporta> <UFSaidaPais>SP</UFSaidaPais> <xLocExporta>ALFANDEGA AEROPORTO INTERN GUARULHOS</xLocExporta> </exporta> |