Efetuar o cadastro de tipo de operação rotina CDFFM033. - Coluna valor minuto – Estipulado pela empresa, baseado-se na crono análise da operação (cronometragem).
- Coluna % tolerância – Estipulado pela empresa, baseando-se nas paradas/descanso/ambiente de trabalho, etc. Normalmente entre 15 a 20% de tolerância.
Cadastro de máquina – Rotina CDFFL004.
Cadastrar a operação – Rotina CDFFM034 Para efeitos de produção os tempos são calculados sempre da direita para esquerda.
Sequência Operacional – Rotina CDFFM053 Esta rotina é apenas um facilitador, para o cadastro de sequência operacional do produto, uma forma de fazer a junção de várias operações utilizadas em um determinado processo que são cadastradas na rotina anterior CDFFM034. - Por exemplo: Fases da preparação de uma camisa →Costurar peça →Pregar gola →Pespontar →Pregar botão →Dobrar → Etiquetas → Embalar
Manutenção de Macro-operação – Rotina CDFFM050. Esta rotina também é um facilitador, para o cadastro de sequência operacional do local, uma forma de fazer o agrupamento de várias operações. Tem a mesma função da sequência operacional padrão CDFFM053, porém com objetivos diferentes. Pois no cadastro da operação no local é possível filtrar por Macro Operação.
Rotina CDFFM003→INFORME O LOCAL →BOTÃO OPERAÇÃO. Sequência Operacional – Rotina CDFFM024 É a sequência que o produto acabado seguirá para ser produzido.
Tomada de Tempo – Rotina CDFFM026 Nesta rotina é informada a cronometragem de cada operação é possível gravar várias tomadas de tempo para a mesma. Após gravado é calculado o tempo médio e padrão de cada operação.
Analisando a sequência operacional configurada. É possível ver se a coluna tempo médio e tempo padrão, calcularam os tempos de forma correta. Peça em minuto= Operações em minutos →É a soma dos minutos de todas as operações. (Convertido para decimal) Peça hora = Totais peças produzidas por hora → 1 hora dividida pelo tempo total da peça em minutos 60 / 5.780 = 10,380.
|