Page tree

Como utilizar o processo de substituição de O.S.?

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

Todas

Ocorrência:

Como utilizar o processo de substituição de O.S.?

Ambiente:

Todas

Passo a passo:

Conceito:

Substituição de O.S. ocorre em manutenções similares, ou seja, manutenções para o mesmo bem, serviço e com a mesma característica de tipo de acompanhamento, que compartilham das tarefas, insumos e etapas. Normalmente utilizado em manutenções preventivas de fábrica.

 Exemplo:

As manutenções de sequência 1 2 e 3 possuem tarefas, insumos e etapas. Podemos concluir que nas manutenções similares, todas as tarefas, etapas e insumos da sequência 1 estão contidas na sequência 2 bem como as de sequência 2 na de sequência 3.


Objetivo:

•Reduzir o volume de O.S.;
•Reduzir custos com insumos;
•Maximizar a utilização do bem e produtividade;
•Evitar a duplicidade de tarefas.

Importante:
Para utilizar esta funcionalidade é necessário informar no plano de manutenção (STF) o campo de Subst. O.S. (TF_SUBSTIT), neste campo basta informar a sequência separada por virgula (,).

O processo de substituição é recursivo, ou seja, se for configurado na manutenção de sequência 8, que ele substitui as sequências 5,6,7, o sistema irá verificar cada uma das sequências informadas e analisar se a mesma também substitui outras. Seguindo no exemplo, ao analisar a sequência 5, e a mesma substituir as sequências 2,3,4, o mesmo processo irá ocorrer.


Aplicabilidade em manutenções planejadas:

 O processo de substituição ocorre apenas em Ordens de Serviço geradas por meio de um planejamento (STI) e liberado através da rotina de Substituição de O.S. (MNTA365).

Ao realizar alguma modificação da manutenção (STF) entre as fases de inclusão do plano e liberação, esta alteração não será contemplada no processo de substituição, visto que todas as tarefas, insumos e etapas geradas no planejamento são cópias fiéis do plano de manutenção (STF) no momento da geração do planejamento.

Na liberação do plano de manutenção o sistema verificará todas as O.S. para cada bem e serviço. Com base na manutenção de maior frequência, será atribuída uma margem de segurança de 50% em dias (para mais ou para menos) em relação à manutenção que será liberada. 


Exemplo:


Este é um exemplo de manutenção onde temos 3 sequencias. OS elementos destacados correspondem a itens novos em relação a manutenção substituída.


 Aplicabilidade em manutenções automáticas:

O processo de substituição ocorre quando as ordens de serviços são geradas de forma automática, por meio de reporte de contador, resposta de etapa, check-list, entre outros.

Neste momento é verificado no plano de manutenção (STF) se para a O.S. gerada automaticamente utiliza do processo de substituição, caso sim, o sistema irá verificar se existem O.S. para o mesmo bem, serviço e com as sequências definidas no plano de manutenção.


Importante:

Manutenção gerada automaticamente, ao identificar uma outra O.S. que se enquadre no processo de substituição, o sistema incorporará as tarefas, insumos e etapas na nova O.S. e cancelará a O.S. já existente. Não serão incorporadas as tarefas, etapas e insumos do plano de manutenção em função da possibilidade de ter ocorrido alterações posteriores a geração da O.S. existente o qual será cancelada.

Ordens de Serviço Manual, para gerar o processo de substituição é possível habilitando o parâmetro MV_NG1SUBS conforme documentação abaixo:

3142986 DNG-701 Criação do Parâmetro MV_NG1SUBS para atualizar Manutenção para O.S. Manual.