Árvore de páginas


O documento abaixo contem instruções para a configuração de Gestão de Ambientes Protheus.


Conceito de projeto 

Na gestão de ambientes, um projeto é uma área de trabalho que permite registrar alterações de dicionários de dados de forma controlada. Um projeto pode ser desenvolvido separadamente do dicionário de produção e de outros projetos. 

O projeto poderá posteriormente ser usado como base para atualização de ambientes de homologação ou de produção ou mesmo aplicado em outros projetos através da opção de incorporação. 

Através do recurso de projetos, torna-se mais produtiva e segura a gestão de modificações complexas, onde mais de um time desenvolve recursos em paralelo para serem aplicados posteriormente de forma conjunta. 

Paralelamente, mantem-se inalterada a forma de cadastrar ou alterar os dicionários no módulo configurador, minimizando as necessidades de treinamento. 



Criação de projeto


No projeto é que serão salvas todas as ações (inclusão, alteração, exclusão) realizadas em um dicionário de dados (campo, gatilho, tabela, etc...) de um ambiente (Exemplo: desenvolvimento) resultando num arquivo Diferencial de Dicionário (sdf...), Help (hlp...), Flavour (flv...), Help de Flavour (hlpfv...).

Esses arquivos poderão ser adicionados a um pacote para aplicação em outros ambientes (Exemplos: Homologação, Produção).


Cadastro

Efetivamente cria um novo projeto com um ID para que suas alterações sejam efetuadas e salvas vinculadas ao projeto desejado através do ID.

Um Projeto contém as seguintes informações principais:

  • Código do projeto (ID)
  • Descrição
  • Campo informativo tipo "memo" 
  • Campo de controle de situação

Alteração

A alteração apenas modifica os dados cadastrais. O Conteúdo do projeto é mantido através das rotinas padrões do configurador. 

Incorporação

Essa opção permite copiar os componentes de um projeto para outro projeto.

É selecionado um projeto de origem e um projeto de destino. 

Dados do projeto origem que não existem no projeto destino serão incluídos. Dados que do projeto origem que existem no projeto destino (possuem a mesma chave), serão sobrepostos. 

Os dados de mesma chave serão exibidos antes da efetivação. O usuário poderá fazer a conferência e optar por não incorporar o projeto. 

O projeto de origem poderá ou não ter sua situação alterada para "incorporado" ao final do processo. Se o projeto for marcado como "incorporado", não poderá mais ser manipulado. 

Visualização

A visualização exibe, além dos dados cadastrais, os componentes (dicionários) vinculados ao projeto. 

Os componentes serão agrupados por tipo de dicionário.

Exemplo: dicionário de tabelas, dicionário de campos. 

Exclusão

A exclusão apaga tanto o projeto quanto os componentes (dicionários) vinculados a ele. 

Se o pacote foi previamente incorporado, serão excluídos apenas os dados do pacote em si. 

Login do projeto 


Através dessa funcionalidade, o usuário escolhe em qual Projeto vai trabalhar. 

A partir desse ponto todas as alterações efetuadas em dicionários nessa seção serão registradas no projeto selecionado. 

Será exibida uma janela contendo os projetos ativos para seleção. 

O projeto selecionado será mantido até o usuário fazer logoff no módulo configurador ou fazer login em outro projeto

Manutenção do Dicionário de dados

A manutenção dos dicionários de dados de um projeto não sofreu modificações em relação ao processo normal do configurador. A diferença é que a partir do momento que é feito "login" no projeto, as alterações passam a gravar internamente o código do projeto. Dessa forma é possível separar os dados entre projetos na área temporária do configurador. 

Por exemplo, caso o usuário desejar inserir uma nova tabela customizada no projeto, bastará efetuar login no projeto e realizar os procedimentos normais de cadastramento de tabelas do configurador. 

Através da opção "visualizar" do cadastro de projetos, o usuário poderá conferir o que de fato está registrado no projeto. 


Criação do pacote 

Um pacote é um conjunto de itens para atualização de um ambiente. A atualização pode conter alterações de dicionários (e consequentemente de estrutura de tabelas) e patchs de programas. 

A porção relativa ao dicionário será extraída dos dados de um projeto previamente cadastrado e alimentado. 

O pacote facilita a distribuição de atualizações de dicionários, estrutura de tabelas patchs de programas entre diferentes ambientes. 


Arquivos do SIGACFG, ATUSX e/ou Patchs