Sobre a utilização de um relógio que não é ó tradicional REP solicitado pela portaria 1510 do MTE, a Totvs não se responsabiliza caso a empresa seja auditada e sofra alguma penalidade por não estar dentro dos conformes explícitos na portaria. Porém, existe no sistema a possibilidade de leitura e apontamento de marcações através de um relógio que será cadastrado no sistema para atender tal solicitação, ficando a critério do cliente. Para realizar a leitura e apontamento de um relógio que não é o REP deverá ser seguido os passos abaixo: No bloco de notas, clicar em exibir- barra de status- Isto facilitará a visualização de posições do layout para que possa ser informada corretamente no próximo passo. Este layout deverá ser salvo no C: da máquina, para este exemplo, o arquivo foi salvo como PONTO.txt. Acima está sendo demonstrada as marcações para as matrículas- 100201/100202/100204.
- Cadastro de Funcionários (GPEA010):
Acesse o cadastro do funcionário através de atualizações/ Cadastro de funcionários/ Funcionários/ clique em alterar e verifique se na aba de Controle do Ponto está sendo informado o Nr. Crachá, normalmente neste campo é informado o número da matrícula do funcionário, porém, esta informação poderá variar de acordo com as regras adotadas pela empresa. No exemplo abaixo foi conferida as informações para as matrícula 100201/100202/100204.
Esta rotina poderá ser acessada através de Atualizações/ Cadastro do Ponto/ Relógios. O campo Relógio da aba Geral, deverá ter a mesma quantidade de dígitos, por exemplo Relógio 004 - Aba Geral, Ini Relogio 1 Fim Relogio 3- Aba Relógio. A quantidade de posições que compõe o campo que identifica o relógio é 3 = 004. Quando o relógio não é o REP pré estabelecido pela portaria 1510, deverá ser informado no campo Incremental- Não.
Após montar o txt a ser importado, salvar no c da máquina e cadastrar o relógio, será demonstrado os parâmetros utilizados para ler e apontar as marcações e isto será feito através da rotina Miscelânea/ Cálculos/ Leitura/Apont. marc. Antes, deverá ser analisado o período de apontamento através da rotina Atualizações/ Cadastro Ponto/ Per. Apondatmentos selecione o último período encerrado e clique em ações relacionadas, Modif. per. apont. Apenas visualizar e verificar se o período atual (novo) é apresentado. Nesta rotina será apresentado apenas os períodos encerrados, porém, não é aconselhado fazer esta inclusão de forma manual, pois poderá gerar problemas futuros. A última data do período de apontamento deverá ser informada no sistema. Após confirmar os parâmetros o sistema trará a informação do total de marcações lidas e gravadas, conforme Log.
Para verificar se realmente as marcações foram lidas e gravadas, serão demonstrados dois procedimentos: 1. Acessar: Atualizações/ Cadastros/ Relógios - Selecionar o Relógio cadastrado, clicar em F4 ou 2.
- Acessar: Atualizações/ Lançamentos/ Marcações
Selecionar um funcionário como exemplo e conferir se as marcações constam, neste exemplo o trâmite será executado para as matrículas 100201, 100202, 100204.
Importante: Evitar alterar um cadastro de relógio já cadastrado, caso necessário deve-se incluir um novo com o intuito de evitar a alteração do layout e gerar problemas futuros. Mais informações verificar: PSIGAGPE0229 - PONA030 - Quais são os relógios ponto homologados para uso no Protheus?
|