Comparar Planos de Manutenção
Visão Geral do Programa
Os cálculos para valorização do custo simulado, programado e realizado são apresentados a seguir:
Para o custo simulado de material, são consideradas as necessidades de material do plano de manutenção e valorizado conforme o tipo de preço informado:
- Batch: o custo de material é valorizado com base no último médio fechado;
- On-line: o custo de material é valorizado conforme o preço on-line;
- Padrão: o custo de material é valorizado conforme o preço padrão;
- Base: o custo de material é valorizado ao preço base do item;
- Reposição: o custo de material é valorizado ao preço de reposição do item;
- Última Entrada: o custo de material é valorizado ao preço de última entrada do item.
Exemplo:
Considere um cenário de simulação para o período de 01/01/2010 a 30/06/2010. Este cenário, com base nos parâmetros informados no filtro e nos planos de manutenção cadastrados no sistema, simulou 48 ordens para o período. O plano de manutenção que simulou cada ordem possui duas necessidades de material:
- Item A, com quantidade igual a 5.
- Item B, com quantidade igual a 10.
Supondo que foi selecionado o tipo de preço batch e o custo dos dois itens, valorizados ao último médio fechado, é igual a R$ 10,00, então se têm:
Custo Simulado de Material no Período = [48 (número de ordens) x 5 (quantidade do item A) x 10 (custo do item A)] + [(48 (número de ordens) x 10 (quantidade do item B) x 10 (custo do item B)] = R$ 7.200,00
O cálculo do custo programado de material é igual ao custo simulado, mas aqui o sistema irá considerar as ordens de manutenção que foram confirmadas pelo planejamento e as ordens de manutenção manuais associadas aos planos. O sistema irá ler as necessidades de material das tarefas das ordens.
Para o cálculo do custo realizado, o sistema irá ler os movimentos de material das ordens de manutenção. Se o movimento já estiver valorizado, é lido o valor do movimento. Se o movimento não está valorizado, é feita a valorização do movimento calculando o custo conforme o tipo de preço informado.
Cálculo do Custo de Mão de Obra
Para o cálculo do custo simulado de mão de obra direta, são lidas as especialidades das tarefas do plano de manutenção que gerou a ordem simulada. É verificado se a especialidade possui associação com uma tabela de MOB Direta. Se possuir, é multiplicado o valor/hora da tabela de salários pelo tempo definido para a especialidade. Se o tipo de tempo da especialidade é individual, o tempo é multiplicado pelo número de homens. Não há custo de mão de obra direta se a especialidade não possuir uma tabela de MOB Direta associada.
O cálculo do custo programado de mão de obra direta é igual ao custo simulado, mas aqui são lidas as especialidades das tarefas das ordens de manutenção geradas pelo planejamento e das ordens manuais associadas aos planos.
Para o cálculo do custo realizado, o sistema irá ler os movimentos de mão de obra direta das ordens de manutenção. Se o movimento já estiver valorizado, é lido o valor do movimento. Se o movimento não está valorizado, é multiplicado o tempo reportado pelo valor/hora da tabela de salários.
Cálculo do Custo de GGF
Para o cálculo do custo simulado de GGF são lidas as especialidades das tarefas do plano de manutenção que gerou a ordem simulada. É verificada a forma de controle do custo de cada especialidade, que pode ser:
- Centro de Custo: neste caso, são somados os custos previstos das espécies de GGF para o centro de custo informado.
- Valor Informado: valor hora informado no cadastro da especialidade.
Em seguida, é multiplicado este custo pelo tempo da especialidade. Se o tipo de tempo da especialidade é individual, o tempo é multiplicado pelo número de homens.
O cálculo do custo programado de GGF é igual ao custo simulado, mas aqui são lidas as especialidades das tarefas das ordens de manutenção geradas pelo planejamento e das ordens manuais associadas aos planos.
Para o cálculo do custo realizado, o sistema irá ler os movimentos de GGF das ordens de manutenção. Se o movimento já estiver valorizado, é lido o valor do movimento. Se o movimento não está valorizado, é multiplicado o tempo reportado pelo valor hora conforme o controle de custo da especialidade. Neste caso, se a especialidade é controlada por centro de custo, e o movimento não foi valorizado, são somados os custos das espécies de GGF, conforme o último médio fechado, para o centro de custo da especialidade.
Caminho Básico
01. Visualizar as informações detalhadas relativas ao comparativo dos planos de manutenção.
Caminho(s) Alternativo(s)
Simular Planejamento
01. Acionar Filtro.
02. Acionar Avançado.
03. Selecionar a simulação do planejamento desejada.
04. Definir, se desejar, os valores para o filtro.
05. Acionar Confirma.
06. Visualizar os valores referentes aos custos das ordens associadas aos planos.
Definir Visões
01. Acionar Definir Visões.
Definir Métricas
01. Acionar Definir Métricas.
Notificar
01. Acionar Notificar.
Visualizar Cálculos - Visões Relacionadas
01. Acionar Cálculo – Visões Selecionadas (botão maximizar).
02. Visualizar os Cálculos.
#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))