Contabilizar Movimentação - FAS705AA

Visão Geral do Programa

As Regras servem para selecionar bens patrimoniais a contabilizar, podendo ser:

Individual: quando apenas um bem patrimonial é selecionado para a Contabilização.

Estabelecimento ou Conta Patrimonial: quando é selecionada uma faixa de Estabelecimentos ou Contas Patrimoniais a serem contabilizadas.

As exceções servem para que os bens patrimoniais, estabelecimentos ou contas patrimoniais selecionados como exceção, não sejam incluídos na Contabilização, quando da execução da lista.

Importante:

01.  Depois de contabilizado não é mais possível excluir o cálculo de um bem. Se isso for necessário, precisará ser feito o cancelamento da contabilização.
Não há como efetuar o estorno de um bem imobilizado e contabilizado indevidamente. Nesse caso, deve-se desfazer a contabilização e eliminar o bem ou classificá-lo na conta contábil correta.
Se não for possível desfazer a contabilização, então se deve fazer o acerto manual na contabilidade e o bem, se necessário, baixado no Ativo Fixo.
Na rotina de contabilização da movimentação do Bem, serão geradas apropriações contábeis, relativas a crédito de Pis e COFINS sobre a depreciação, somente para os Bens que não estiverem parametrizados para efetuar o desconto parcelado, ou seja, se o parâmetro Nro Parcelas for igual a 0 (zero).
Não será permitida a partir de 01/08/2004 a geração de apropriações contábeis relativas a crédito de PIS e COFINS para bens que tiverem a data de aquisição menor do que 01/05/2004.
Na emissão do relatório, caso exista algum bem parametrizado para descontar o crédito de PIS/COFINS de forma parcelada e ainda não foram creditadas a quantidade de parcelas parametrizadas para o bem, será impresso no final do relatório a seguinte mensagem:
Existem Bens parametrizados para descontar o crédito de PIS e COFINS de forma parcelada. A contabilização desses créditos não é efetuada pela rotina de Contabilização de Bem Patrimonial do Ativo Fixo, portanto as mesmas não são demonstradas nesse relatório.
Para os Bens parametrizados para efetuar o desconto de crédito PIS/COFINS de forma parcelada, deve ser executada a rotina de Manutenção Parcelas Crédito PIS/COFINS, através da qual as parcelas de crédito poderão ser geradas e contabilizadas, sendo que as respectivas contabilizações poderão ser demonstradas em um relatório específico.

02.  Este programa está preparado para atender a Lei das S/A´s nº. 11.638/07 na imparidade dos ativos, que assegura que os bens patrimoniais não estejam registrados contabilmente por um valor superior ao valor recuperável, no tempo por uso nas operações das empresas ou a venda. Nestes casos, no cancelamento da contabilização, não será alterada a situação dos registros de cálculo, referente aos ajustes de perdas e de reversões de imparidade. Portanto, serão desconsiderados os registros onde o tipo do cálculo for “Ajuste Perdas” ou “Ajuste Reversão”, pois estes não são contábeis.

03.  Caso a contabilização seja analítica, irá ser realizada bem a bem e cada apropriação será um lançamento contábil, por este motivo, a contabilização se torna mais demorada.
Lembrar de executar o relatório de inconsistências contábeis antes de efetuar a contabilização, para que seja feita a validação dos dados. Mais informações sobre este relatório, no programa Relatório de Inconsistências Contábeis (FAS376AA).
Caso optar por exportar a contabilização, deve-se observar os parâmetros de carga do banco que contenham o "-L".

Uma sugestão é que a execução seja efetuada via RPW.

Contabilização Bem Patrimonial

Objetivo da tela:

Permitir a inclusão dos parâmetros para contabilização das contas patrimoniais.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Insere LinhaQuando acionado, possibilita inserir uma regra ou exceção para Contabilizar os Movimentos. Veja mais informações na descrição da tela Insere Linha Contabilização Bens Patrimoniais.

Executa Lista

Quando acionado, possibilita executar as regras ou exceções definidas, efetuando a contabilização dos movimentos. Veja mais informações na descrição da tela Executa Contabilização Bens Patrimoniais.

Cancelamento

Quando acionado, permite executar o Cancelamento da Contabilização dos Bens Patrimoniais. Veja mais informações na descrição da tela Executa Cancelamento Contabilização Bem.

Importante:

Somente é habilitado com a integração igual exporta, com integração direta o cancelamento é feito na contabilidade.

Insere Linha Contabilização Bens Patrimoniais

Objetivo da tela:

Permitir inserir uma regra ou exceção para Contabilizar os Movimentos.

Para inserir uma linha, é necessário informar se é um conjunto de bens, ou apenas um determinado bem desejado a contabilizar seus movimentos (Conjunto ou Individual).

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Regra

Quando assinalado, considera toda a faixa de movimentos selecionada no campo Conjunto a ser contabilizada. 

Exceção

Quando assinalado, define que toda a faixa selecionada no campo Conjunto é considerada como exceção, não estando incluída na contabilização dos movimentos.

Conjunto

Selecionar uma das opções definindo o tipo de conjunto:

  • Bem;
  • Conta Patrimonial;
  • Estabelecimento;
  • Individual.

Conta Patrimonial

Selecionar o código da conta patrimonial a ser contabilizado os seus movimentos. 

Bem Patrimonial

Selecionar o código que identifique o bem patrimonial a ser contabilizado. 

Cenário Contábil

Selecionar o cenário contábil para o qual a contabilização dos movimentos é válida. 

Fim Contabilização

Exibe automaticamente a data atual em que o usuário está acessando o sistema. Considera a data final de contabilização, podendo ser alterada.

Importante:

Todos os cálculos e movimentações efetuadas até a data informada serão contabilizados.

Executa Contabilização Bens Patrimoniais

Objetivo da tela:

Permitir executar as regras ou exceções definidas, efetuando a contabilização dos movimentos.

Importante:

Quando assinaladas as opções Contabiliza PIS e Contabiliza COFINS, ao efetuar a contabilização, são calculados e contabilizados os valores de crédito de PIS e COFINS para os bens importados com data de aquisição a partir de 01/05/2004.

O cálculo dos valores de crédito de PIS e COFINS dos bens importados é igual ao efetuado para o cálculo dos bens nacionais, ou seja, o percentual de PIS e COFINS é aplicado sobre os valores de Depreciação e Amortização do bem.

A contabilização dos bens importados também é igual a contabilização dos bens nacionais.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Tratamento Erro

Assinalar uma das opções a considerar na apuração como tratamento de erro:

Aborta Tudo: quando é encontrado um erro é interrompida a contabilização.

Aborta Lotes Errados: desconsidera um erro na contabilização, passando para o lote seguinte. 

Impressão Lotes

Selecionar a opção que indique a abrangência da impressão em Todos os Lotes, somente os Lotes com Erro, Lotes sem Erro ou Nenhum Lote. 

Nível Impressão

Selecionar o nível de apresentação da impressão conforme as opções: Lote, Lançamento, Item ou Apropriação. 

Arquivo Exportação

Inserir o nome do arquivo para a integração contábil.

Importante:

Esse campo é habilitado somente quando selecionada a Forma de Integração “Exportação”, nos Parâmetros de Contabilização do Módulo.

Veja mais informações na descrição do programa Parâmetros Contabilização (FAS712AA).

Exemplo:

Temos três estabelecimentos:

Datasul – Joinville

Datasul – São Paulo

Datasul – Rio de Janeiro

A contabilização é efetuada na Datasul - Joinville. Sendo assim, as unidades São Paulo e Rio de Janeiro precisam enviar o arquivo da integração contábil para a contabilidade em Joinville. 

Emissão Relatório

Quando selecionado, indica a emissão de um relatório suporte com o resultado da apuração efetuada.

Apenas Criar Apropriações Contábeis

Quando assinalado, define criar as apropriações contábeis apenas ao nível de Módulo Ativo Fixo.

Importante:

É possível efetuar um levantamento, verificando se as apropriações e as parametrizações estão corretas, sendo emitido um demonstrativo de contabilização antes de gerar o lote na Contabilidade.

Contabiliza Crédito PIS

Quando assinalado, determina a contabilização do crédito de PIS.

Importante:

O valor de crédito de PIS será contabilizado automaticamente nas contas parametrizadas, respeitando a alocação contábil por centro de custo.

Na contabilização de bens são desconsideradas as depreciações que não abrangem a Medida Provisória 66, nesse caso, são desconsiderados para o cálculo do Crédito de PIS para bens e incorporações que não estão parametrizados para o crédito de PIS/COFINS/CSLL.

Nas incorporações será verificado se o bem não Credita PIS, porém a incorporação está parametrizada como Credita PIS, dessa forma, o valor da incorporação é considerada no cálculo.

Toda depreciação realizada a partir de 01/12/2002, independente da data de aquisição do bem, será creditado o PIS. O Crédito a PIS será contabilizado somente se a data da contabilização do bem for maior ou igual 01/12/2002.

No final do processo de contabilização será gerado relatório, contendo: o bem, a conta utilizada e o valor do crédito de PIS. 

Alíquota PIS

Inserir o percentual correspondente à alíquota do PIS, que deve ser considerado para o cálculo do crédito do PIS.

Fórmula:

Valor crédito do PIS = Alíquota x Valor depreciado/amortizado por mês que permitem crédito de PIS.

Importante:

Será apresentado em default o percentual de 1,65%, podendo esse ser alterado. 

Contabiliza Crédito COFINS

Quando assinalado, determina a contabilização do crédito de COFINS, conforme a Medida Provisória 135.

Importante:

O Crédito do COFINS será contabilizado somente se a data da contabilização do bem for maior ou igual 01/02/2004.

Toda depreciação/amortização ocorrida a partir de 01/02/2004, independente da data de aquisição do bem, terá creditado o COFINS. 

Alíquota COFINS

Inserir o percentual correspondente à alíquota do COFINS a ser aplicado sobre o valor de depreciação/amortização.

Importante:

Será apresentado em default o percentual de 7,6%, podendo esse ser alterado.

O valor calculado com a aplicação do percentual informado é contabilizado automaticamente nas contas contábeis parametrizadas, respeitando a alocação contábil por centro de custo (apenas para o lançamento a crédito). 

Contabiliza Crédito CSLL

Quando assinalado, determina a contabiilização do crédito de CSLL.

Importante:

Caso seja assinalado, será habilitado o parâmetro Perc Alíquota CSLL. 

Alíquota CSLL

Inserir a alíquota de CSLL.

Importante:

Esse campo é habilitado somente quando assinalado o campo Contabiliza Crédito CSLL, e seu conteúdo terá o valor em default de 25%, podendo ser alterado.

Quando assinalada a opção “Contabiliza Crédito CSLL”, será validado o percentual CSLL que não pode ser menor ou igual à zero, e nem maior ou igual a 100%, apresentando nesse caso, a mensagem a seguir:

MSG: Percentual CSLL Inválido!

HLP: Quando for marcada a opção “Contabiliza Crédito CSLL”, no campo percentual de CSLL deve ser um valor válido, maior que zero e menor que 100%.

O percentual parametrizado para CSLL aplicado sobre o valor de depreciação/amortização, resultará no valor do crédito CSLL. Esse valor será contabilizado automaticamente, conforme as contas parametrizadas, respeitando a alocação contábil por centro de custo (apenas para o lançamento a crédito, seguindo o mesmo tratamento dado para o PIS e a COFINS). As apropriações contábeis ficarão vinculadas ao registro de cálculo da depreciação/amortização, sendo geradas contabilizações de crédito CSLL somente para os bens parametrizados para creditar CSLL.

Também será validada a quantidade de exercícios informada para que o bem possa se beneficiar do crédito, sendo que essa validação será efetuada em relação à data de início de cálculo de depreciação, obtida nos Parâmetros de Cálculo do Bem, conforme o exemplo a seguir:

- Bem parametrizado para se beneficiar do crédito de CSLL por 4 exercícios.

- Data de inicio de cálculo de depreciação dos Parâmetros de Cálculo - 23/10/2004

Será contabilizado o crédito de CSLL para depreciações geradas até o dia 31/12/2008.

Para as incorporações, será verificado o parâmetro Credita CSLL da incorporação para determinar se deve ou não ser gerado apropriação de crédito para as mesmas. A quantidade de exercícios informada para o benefício do crédito também será validada, considerando a data de início de cálculo de depreciação, obtida nos Parâmetros de Cálculo da Incorporação. São consideradas somente as Incorporações do tipo “ADIÇÃO” e “BENFEITORIA”.

Destino

Selecionar uma das opções que determina o destino de impressão do resultado gerado. Veja mais informações na descrição do conceito Opções de Destino

Visualiza Arquivo

Quando selecionado, possibilita visualizar o arquivo gerado como resultado da contabilização dos movimentos. 

Execução

Selecionar uma das opções que determina se a forma de execução desse programa deve ser on-line ou batch. Veja mais informações na descrição do conceito Formas de Execução.

Executa Cancelamento Contabilização Bem

Objetivo da tela:

Permitir executar o Cancelamento da Contabilização dos Bens Patrimoniais.

Esse botão é habilitado somente quando a Forma de Integração do Módulo, selecionada nos Parâmetros de Contabilização do Módulo, for do Tipo “Exportação”.

Veja mais informações na descrição do programa Parâmetros Contabilização (FAS712AA).

Quando acionado, permite executar o Cancelamento da Contabilização dos Bens Patrimoniais no próprio módulo de origem do lançamento, com base nas regras e exceções.

A execução do cancelamento da contabilização atualiza os registros de cálculos dos bens selecionados como não contabilizados, permitindo então nova contabilização dos mesmos. Os acertos dos devidos valores no Módulo de Contabilidade devem ser efetuados manualmente pela própria contabilidade.

Importante:

Quando a Forma de Integração selecionada nos Parâmetros de Contabilização do Módulo for do tipo “Direta”, o cancelamento de um lote contabilizado é feito no próprio Módulo de Contabilidade.

Existindo na forma “direta” a referência cruzada entre o módulo de origem e a contabilidade, no momento do cancelamento na Contabilidade, é identificada a geração de um lote no Módulo Ativo Fixo, cancelando assim o lançamento inclusive na sua origem.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

A Partir

Inserir a data a partir da qual a contabilização dos movimentos deve ser cancelada. Exibe automaticamente a data atual, podendo ser alterada.

Importante:

Todos os cálculos e movimentações efetuadas até a data informada serão contabilizados.

Destino

Assinalar uma das opções que determina o destino de impressão do resultado gerado. Ver mais informações na descrição do conceito Opções de Destino.

Visualiza Arquivo

Quando selecionado, possibilita visualizar o arquivo gerado como resultado do cancelamento da contabilização do bem patrimonial.

Execução

Assinalar uma das opções que determina se a forma de execução desse programa deve ser on-line ou batch. Ver mais informações na descrição do conceito Formas de Execução.

 

Conteúdos Relacionados:

Geração de correção monetária na contabilização do Módulo Ativo Fixo do Datasul EMS5

Manutenção Contas Patrimoniais (FAS011AA)

Manutenção Cenário Contábil (UTB076AA)

 


#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))