Adequações PTU Online 6.0

Características do Requisito

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Saúde

Módulo(s):

UNICOO

Rotina:

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Autorização de Atendimento

PM60FMAut
Importação A1100PM96FM
Guia de ServiçoPM10FM
Área de AçãoAS15FM
Consultaconsult.php
Serviçosservic.php
Internaçãointernacao.php

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Oracle®

Tabelas Utilizadas:

AUTORIZACAO, SERVICO_DA_AUTORIZACAO, HISTORICO_AUTORIZACAO, RESPONSEAUTHORIZATION, RESPONSEAUTHOSERV, RESPONSESERVICEORDER, RESPONSESERVORDERSERV, RESPONSETRANSACTIONSTAT, RESPONSETRANSACSERV, CONFIRMATION

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®

Objetos Relacionados:

PCK_VALIDACAO_PTU_ONLINE

PCK_PTU_ONLINE

P_EMISSAO_AUTORIZACAO

ImportanteExecutar o documento SQL das versões: Administração do Sistema, Autorizador de Atendimento (Concentrador), Produção Médica Autorização, Produção Médica.

Descrição

O sistema foi adequado para atender a versão 6.0 do Protocolo de Transações Unimed (PTU) Online, versão que passa a ser obrigatório o envio e recebimento de transações por meio de Web Services. Para isso, o UNICOO foi integrado com o Foundation, para que o envio e recebimento de transações eletrônicas aconteça conforme o fluxo abaixo:

Figura 1 - Fluxo do Envio de Transação, com a partida pelo UNICOO.

Figura 2 - Fluxo do Recebimento de Transação, com a partida por outra Unimed.


Conforme o primeiro fluxo exposto, quando uma transação de intercâmbio é lançada na Produção Médica Autorização, pela função do sistema "Autorização de Atendimento (PM60FMAut)", o fluxo que existia para a versão 5.0 do PTU Online continua, ou seja:

  1. É gravado um registro na tabela HISTORICO_AUTORIZACAO;
  2. O Concentrador identifica a transação por meio do histórico e inicia o processo de montagem do arquivo através da Instância TIMEOUT.

Contudo, ao invés do Concentrador montar um arquivo texto para ser feito o processo com o Software de Comunicação Segura (SCS) da Unimed do Brasil, os dados são enviados para a DLL "PtuOnline.dll", que fará comunicação com o Foundation, que por sua vez, enviará a requisição para a Unimed do Brasil encaminhar para a Unimed Origem do Beneficiário. Ao receber o retorno da Unimed Origem, a DLL montará um arquivo texto e enviará para a Instância CLIENT do Concentrador, que realizará o processamento e armazenamento dos dados na base. Desta forma, todas as regras existentes no Concentrador para o fluxo TIMEOUT - CLIENT, são preservadas, bem como o controle de timeout.

O segundo fluxo exposto, exemplifica o recebimento de transações da Unimed Executora. Para esse fluxo foi necessário criar as packages "PCK_PTU_ONLINE" e "PCK_VALIDACAO_PTU_ONLINE", que contém a regra de negócio da instância REMOTO do Concentrador, logo, quando o Foundation recebe uma transação, ele irá disparar chamadas para as procedures e functions criadas na "PCK_PTU_ONLINE", que realizará o processamento e gravará o retorno em tabelas temporárias, em que o Foundation fará a leitura para montar a resposta para a Unimed Executora.

Importante

A instância REMOTO do Concentrador foi descontinuada, para tal, esta não deve ser iniciada para essa versão do PTU Online. Também é preciso destacar os seguintes pontos:

  • É imprescindível preservar as configurações existentes atualmente, com relação a estrutura de diretórios do SCS4 e os parâmetros que contém as configurações de movimentação de arquivos;
  • As únicas configurações que precisam ser alteradas, são o parâmetro "VRPTUONL", a versão do PTU Online para as áreas de ação no campo "VERSAO_PTU_ONLINE", novos atalhos do Concentrador, passando a possuir o valor PTU60 e o endereço URL do Web Service do Foundation;
  • A "PtuOnline.dll" deve estar localizada no mesmo diretório onde está o executável do Concentrador;
  • POS - Para clientes que utilizam o POS o fluxo no Concentrador continua o mesmo, isto é, o início do processo ocorre pela instância RSULTISS.

Sugestão

  • É sugerido que o Foundation esteja em execução no mesmo servidor onde o Concentrador está;
  • Para configurações do Concentrador, em casos de troca de servidor, por exemplo, basta seguir os mesmos procedimentos das versões anteriores do PTU Online, devendo ser desconsiderada configurações específicas de instalação do SCS4, isto é, o SCS4 não precisa ser instalado, apenas deve ser criada a estrutura de diretórios;
  • Para evitar dificuldade de desempenho, é fundamental que a máquina em que o Foundation será utilizado para o PTU Online, seja somente para essa função, ou seja, não dividir a carga com SIB ou Mensagens TISS, por exemplo.

Foram adicionados logs na "PtuOnline.dll", que serão gravados no diretório configurado no parâmetro "DIRAUTLG". Esses logs possuirão a seguinte nomenclatura "PROCESSOS_DLL_PTU_ONLINE_YYYY-MM-DD-HH-mm-ss.Rtf", onde:

  1. PROCESSOS_DLL_PTU_ONLINE_ : Indica que o log foi gerado a partir da DLL de comunicação;
  2. YYYY-MM-DD-HH-mm-ss: Data e hora da geração do log;
  3. .Rtf: mesma extensão de arquivo utilizada pelos logs do Concentrador

Produção Médica Autorização

Foram necessários realizar os seguintes ajustes na Produção Médica Autorização:

  • Desenvolvidos novos campos na função do sistema "Autorização de Atendimento (PM60FMAut)".

Foram desenvolvidos os campos "Liminar", "Dosagem Total", "Nr. Dias Ciclo Atual", "Tumor", "Nódulo" e "Metástase" para se adequar ao envio da transação de Pedido de Autorização (00600).


Figura 3 - Novos campos na função do sistema "Autorização de Atendimento (PM60FMAut)".

Figura 4 - Novos campos na função do sistema "Autorização de Atendimento (PM60FMAut)" - Aba "Quimioterapia PTU".

Com relação ao campo "Liminar", foi adicionada uma nova opção ao clicar com o botão direito do mouse no bloco de serviços, para que seja possível alterar o valor do campo no envio de complemento de autorização. Essa opção só estará disponível quando se tratar de complemento de autorização, ou seja, quando o campo "AOAPROVACAO_REMOTA", possuir o valor "S".

Ao clicar na nova opção, será exibida uma mensagem questionando se o valor do campo realmente deve ser alterado, e em caso afirmativo, automaticamente o valor do campo será alterado. A alteração do campo não será permitida caso a autorização esteja cancelada.


Figura 5 - Nova opção ao clicar com o botão direito do mouse no bloco de serviços.

Importante

O campo só deve ser alterado caso o complemento da autorização possua um valor diferente do pedido enviado anteriormente.

 

Também foi desenvolvido o campo "Tp.Rede" na aba "Dados Complementares - Intercâmbio", para referenciar o campo "TIPO_REDE_MIN" do manual do PTU. O campo é apenas para visualização, com o intuito de auxiliar na auditoria de autorização. Os valores que poderão ser encontrados nesse campo são: "1" = Básica, "2" = Especial (Tabela Própria), "3" = Master (Alto Custo).

 

Figura 6 - Novo campo na função do sistema "Autorização de Atendimento (PM60FMAut)" - Aba "Dados Complementares".

  • Desenvolver novos campos na função do sistema "Consulta Beneficiário (PM110FM)"

Foram desenvolvidos os campos "CPF" e "CNS", para se adequar ao envio da transação de Consulta de Dados do Beneficiário (00412).

 

Figura 7 - Novos campos na função do sistema "Consulta Beneficiário (PM110FM)".

Produção Médica

A partir dessa versão do PTU Online, é permitido solicitar a consulta de transações respondidas pelo WSD (1100), além de realizar a importação do arquivo pelo arquivo A1100 do PTU Batch. Desta forma, foi desenvolvido o botão "Consultar" na função do sistema "Importação A1100 (PM96FM)", que realizará a chamada para a DLL "PtuOnline.dll", enviando a requisição para que o Foundation envie para a Unimed do Brasil. Logo, é necessário que a DLL citada esteja presente no mesmo local onde está o executável da Produção Médica.

 

Figura 8 - Nova opção dentro da função do sistema "Importação A1100 (PM96FM)".

Importante

Para realizar a consulta, é preciso informar a data em que se deseja consultar o 1100, desta forma, o procedimento a ser realizado é clicar no botão "Consultar", informar a data da consulta e automaticamente ao deixar o foco do campo em tela, será exibida uma mensagem questionando se a consulta deve ou não ser enviada.

Também é necessário configurar o parâmetro "LOG1100", com o caminho do diretório no qual serão gravados os logs da consulta do 1100.

 

  • Desenvolver novo campo na função do sistema "Guia de Serviço (PM10FM)". 

  Foi desenvolvido o campo "Dosagem Total" no lançamento de procedimentos em um atendimento quimioterápico.

Figura 9 -  Nova opção na função do sistema " Guia de Serviço (PM10FM)". 

Administração do Sistema

Na função do sistema "Área de Ação (AS15FM)", foi desenvolvido um novo campo para permitir a configuração do endereço do Web Service do Foundation, para o qual as transações eletrônicas de intercâmbio deverão ser direcionadas.

 

Figura 10 - Nova aba para configuração dos endereços dos web services.

Autorizador Web

Desenvolvido o novo campo “Liminar “ no lançamento de Consulta. Exame e Internação.


      

Figura 11 - Novo campo para indicar um pedido de demanda judicial.

Desenvolvido o novo campo “Total de Dosagem do Ciclo“ no lançamento de procedimentos em um atendimento quimioterápico.


Figura 12 - Novo campo no lançamento de procedimentos de quimioterapia.

Procedimento para Utilização

  1. Configure os endereços dos web services na Administração do Sistema;
  2. Coloque a DLL "PtuOnline.dll" nos diretórios citados anteriormente;
  3. Inicie o Foundation;
  4. Executar as instâncias TIMEOUT e CLIENT do Concentrador;
  5. Realizar qualquer transação eletrônica de intercâmbio por meio da Produção Médica Autorização;
  6. Conferir o retorno das transações enviadas e recebidas;
  7. Para o 1100, acessar a função do sistema "Importação A1100 (PM96FM);
  8. Clicar no botão "Consultar", informando a data para consulta;
  9. Verificar o retorno da Unimed do Brasil.

#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))