Page tree

Pacote de Correções - Monitoramento TISS

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

Plano de Saúde

Função:

PLSM270, PLSM270XTE, PLSM270B4O

Situação:

1. Ao gerar arquivos de envio (.xte) na rotina de Monitoramento, o sistema calculava o hash incorretamente;

2. A rotina de monitoramento TISS retornava inconsistência ao cliente que utilizava, no campo "BD6_VLRINF", 4 casas decimais após a virgula, pois o Monitoramento suportar apenas 2 casas;

3.Possibilitar alterar a cor de uma das referências da legenda nos itens “Arq. Envio (sem críticas)” e “Arq. Retorno (criticado), pois atualmente estes seguem tons aproximados;

4. Ao processar o envio do arquivo de monitoramento para ANS, e caso houvesse alguma alteração antes do envio definitivo, o sistema gravava o tipo de registro como "= 2", o correto é "1 inclusão", por isso o a inconsistência de "1307 número de guia invalida", para alteração o registro já deveria existir na ANS;

5. A tag "<ans:cboExecutante>", não carregava o CBO baseado na especialidade da RDA de Pagamento, mas na especialidade do cabeçalho da conta (BD5 ou BE4).

6. Ajustar a tag “numeroGuia_prestador” para não enviar “000000000000000000000”;

7. Ajustar os campos de quantidade para não remover os pontos dos decimais;

8. O sistema enviava os procedimentos odontológicos sem o De-Para Tiss.

 

Solução:

1. Realizado ajuste na fórmula do cálculo do código hash e conferido com o programa “XmlHash Application”;

2. Realizado a inclusão de tratamento (duas casas decimais) para os campos de valores, no momento da geração do arquivo de envio;

3. Realizado a alteração da cor da legenda para o item “Arq. Retorno (criticado)” - Amarelo;

4. Inclusão de pergunta no momento da geração do arquivo de envio à ANS – Definitivo ou Conferência?;

5. Realizado ajuste no momento da gravação dos “Procedimentos”. Alterado o campo "BD6_CODESP" para "BD7_CODESP";

6. Realizado ajuste no preenchimento da tag "numeroGuia_prestador";

7. Ajuste no parâmetro para não considerar a remoção dos pontos decimais em campos de quantidade;

 8. Considerado o De-Para nos procedimentos odontológicos e alteração do tamanho do campo "B4O_CDREGI" para 4 caracteres, tamanho máximo do Código do Termo na terminologia "42 - Regiões da boca".

 

Importante

Antes de executar o compatibilizador informe o UPDMONIT é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Caso os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção "Integridade/Verificação" (APCFG60A).
  2. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de Relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
  4.  Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção "Integridade/ Desativar" (APCFG60D).
  6. Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, por meio da opção "Integridade/Ativar" (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo "Programa Inicial". Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 20/01/2017.
  2. Clique em "OK" para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa UPDMONIT().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em "Processar" para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. 
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em "Gravar" para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em "OK" para encerrar o processamento.

Atualizações do Compatibilizador

1.  Alteração de Campos no arquivo "SX3 – Campos":

    • Tabela B4O

Campo

B4O_CDREGI

Tipo

Caracter

Tamanho

4

Título

Cod. Regiao

Help

Código Região Terminologia 42