Descrição
Com a entrada da TISS 3 o volume de dados que compõe uma conta médica aumentou, principalmente porque as contas passaram a ser apresentadas com procedimentos e eventos em saúde abertos.
Este aumento no volume de dados faz com que o desempenho das rotinas envolvidas no processamento de contas seja prejudicado. Diante disto, foi realizada uma implementação que é capaz de reaproveitar o conteúdo já processado para determinado evento de forma que o sistema não precise realizar o processamento novamente.
Exemplo: Em uma guia de resumo referente a uma internação de 10 dias o código "70010315 - AGULHA" é apresentado 100 vezes. Se durante o período de internação não houve alteração no valor da agulha não ha a necessidade de executar a rotina de valoração 100 vezes, basta valorar uma vez e replicar o valor processado para os demais itens.
Importante: O exemplo acima está de uma forma bem genérica, pois não é simplesmente a data que define o valor de um procedimento. Mas a intenção é apenas ilustrar a implementação.
Para controlar a utilização da funcionalidade, foi criado o parâmetro MV_PLTHMP para que a operadora possa indicar sua utilização, sendo .T. para utilizar e .F. para não utilizar.
O ganho de desempenho é proporcional à quantidade de itens repetidos dentro da mesma guia, onde é possível reaproveitar valores já processados otimizando, assim, o tempo de execução quando há procedimentos repetitivos.
Observação: Como os dados ficam armazenados em memoria, se eventualmente alguma parametrização de valoração de pagamento for alterada, é necessário sair da rotina de processamento de contas e acessar novamente para que a nova parametrização surta efeito.