Child pages
  • Carga Inicial de Títulos (Boletos)

A carga inicial de títulos (boletos) é um importante passo na operacionalização da Central de Boletos de Cobrança CIP e visa realizar a inclusão inicial dos boletos de cobrança ativos que foram emitidos pela própria instituição.


Produto:

NPC, Central de Boletos de Cobrança

Versões:


Ocorrência:


Ambiente:


Passo a passo:

  1. Acessar a transação de carga inicial de títulos no menu "Processamentos - Realizar Carga de Títulos":



  2. Proceder conforme orientações desta página.

Observações:



A carga inicial de títulos não deverá ser realizada de uma só vez. Por definição da CIP/Febraban, os boletos deverão ser carregados junto à NPC em etapas pré-definidas, de acordo com o cronograma de implantação do projeto no mercado e, no caso de boletos que não sejam de Pagadores Eletrônicos DDA, de acordo com os valores mínimos dos boletos para cada etapa. Estas etapas são referidas pela NPC como fases do rollout do projeto e precisam, necessariamente, estar devidamente configuradas na aplicação de acordo com as informações definidas pela NPC para cada uma das fases. A configuração das fases do rollout da NPC deverá ser realizada através da transação de Configurações Gerais para a Central de Boletos de Cobrança.

Boletos de Pagadores Eletrônicos já cadastrados no DDA serão tratados de forma um pouco distinta, uma vez que serão migrados da atual base de dados do DDA para a nova base de dados da NPC pela própria CIP, durante o processo de entrada em produção da mesma e, uma vez concluída a migração, os novos boletos de Pagadores Eletrônicos DDA deverão passar a ser incluídos diretamente na nova base de dados da NPC, independentemente do valor nominal dos mesmos, ou seja, boletos de Pagadores Eletrônicos DDA não estarão sujeitos aos valores mínimos estabelecidos para cada fase de rollout. Uma vez que o início do processo de inclusão de novos boletos de Pagadores Eletrônicos DDA junto à NPC precederá o próprio início do processo de carga inicial de títulos da NPC, de acordo com cada uma das fases do rollout, esta transação de carga de títulos deverá ser utilizada pelo usuário também para indicar para a aplicação que a migração de boletos de Pagadores Eletrônicos DDA já foi concluída pela CIP e que, consequentemente, o processo automático e periódico de inclusão de novos boletos de Pagadores Eletrônicos DDA junto à NPC deverá ser iniciado. Para isto, a primeira opção que está disponível no campo "Fase do Rollout" corresponde à "Fase 0 - DDA", opção esta que deverá ser a primeira a ser comandada, antes mesmo da carga dos títulos NPC enquadrados na Fase 1. A carga da "Fase 0 - DDA" se distinguirá em relação à carga da "Fase 1" porque a partir do comando da carga da "Fase 0 - DDA" passarão a ser incluídos os novos boletos DDA, uma vez que os boletos DDA pré-existentes já terão sido migrados para o novo ambiente da NPC pela própria CIP, não requerendo uma carga específica destes por parte do participante. Já as cargas correspondentes às fases posteriores da NPC (1, 2, 3...) efetivamente carregarão o legado de boletos que não são de Pagadores Eletrônicos DDA e, portanto, precisarão efetivamente ser carregados pelo participante na nova base de dados da NPC.

A transação aqui descrita deverá ser utilizada para comandar, individualmente, a carga dos títulos correspondentes a cada uma das etapas/fases do rollout do projeto NPC, cada uma a seu tempo, de acordo com o cronograma estabelecido pela NPC. Para comandar a carga inicial dos títulos correspondentes a uma determinada fase do rollout, deverá ser clicado no ícone correspondente à função "Inserir" na barra de ferramentas, conforme a imagem a seguir:


Para poder confirmar a execução de uma carga inicial, obrigatoriamente deverá ser selecionada a opção desejada no campo "Fase do Rollout", considerando que a execução das sucessivas cargas deverá ser comandada seguindo a ordem cronológica definida pela CIP para cada uma delas, ou seja, primeiramente deverá ser comandada a carga dos títulos DDA correspondentes à  "Fase 0", depois deverá ser comandada a carga de títulos NPC da primeira fase do rollout e isto deverá ser feito somente a partir da data de início de cada fase. As cargas das fases subsequentes poderão ter suas execuções comandadas somente após ter sido concluída com sucesso a execução da carga correspondente à fase anterior. Solicitações de carga fora da ordem ou da época cronológica pré-definida serão ignoradas pela aplicação enquanto estiverem nesta condição.

Após selecionar a opção correspondente no campo "Fase do Rollout", a aplicação preencherá automaticamente o conteúdo do campo "Valor Mínimo dos Títulos" com o valor que estiver configurado para a fase em questão na transação de Configurações Gerais para a Central de Boletos de Cobrança., ou então com o valor ZERO no caso de ter sido selecionada a opção correspondente à "Fase 0 - DDA", que não possui configuração de valor mínimo.

O preenchimento do campo "Valor Máximo dos Títulos" é opcional. Ao ser comandada a carga dos títulos correspondentes à "Fase 0 - DDA" ou à primeira fase do rollout, recomenda-se que este campo não seja preenchido, pois estas fases contemplarão todos os títulos com valores a partir do valor mínimo configurado, mas sem limite de valor máximo. Se for informado um valor máximo ao ser comandada a carga dos títulos correspondentes a estas duas primeiras fases do rollout, poderá ocorrer a situação de que títulos com valores superiores ao valor máximo informado deixarão de ser carregados perante a NPC. A partir da carga dos títulos correspondentes à segunda e próximas fases do rollout, se for informado um valor máximo neste campo, a aplicação fará a carga dos títulos da fase correspondente considerando os valores mínimo e máximo informados, evitando que títulos cujos valores se enquadrem em uma fase de rollout anterior sejam carregados juntamente com os títulos da fase subsequente.

O preenchimento do campo "Limite de Dias Vencidos" também é opcional. Quando for preenchido, a aplicação não incluirá na lista de títulos a serem carregados aqueles que estiverem vencidos a mais tempo do que a quantidade de dias máxima informada neste campo. Quando o mesmo não for preenchido, independentemente da quantidade de tempo em que estão vencidos, todos os títulos que corresponderem à fase de rollout em questão serão carregados.

O preenchimento do campo "Limite de Dias Pagamento" também é opcional. Quando for preenchido, a aplicação não incluirá na lista de títulos a serem carregados aqueles que vencerão em um prazo menor do que a quantidade de dias mínima informada neste campo. Quando o mesmo não for preenchido, independentemente do prazo para o seu vencimento, todos os títulos que corresponderem à fase de rollout em questão serão carregados.

Antes de confirmar a execução de uma carga inicial, obrigatoriamente deverá ser selecionada a opção desejada no campo "Títulos Pós-Fixados" considerando que, se a opção "Sim" for selecionada, os títulos pós-fixados correspondentes à fase de rollout em questão também serão carregados e, caso contrário, os mesmos não serão carregados.

Após o preenchimento das informações, para confirmar o comando da carga inicial deverá ser clicado o botão "Confirmar", que pode ser observado na imagem a seguir:



A situação das cargas que foram comandadas poderá ser acompanhada através do campo "Situação da Carga" nesta mesma transação, que atualizará as informações exibidas sempre que o botão "Pesquisar" for clicado. Ao ser cadastrada, uma nova solicitação de carga sempre estará inicialmente na situação "Comandada". As funções "Alterar" e "Excluir" somente estarão disponíveis para utilização enquanto a situação da solicitação da carga for igual a "Comandada". A função "Excluir", quando permitida, excluirá apenas o registro da solicitação de carga em questão, ou seja, nenhum título será excluído na execução desta função. Tentativas de utilização destas funções com solicitações de carga que não estiverem na situação citada serão impedidas pela aplicação que, nestes casos, exibirá uma mensagem de advertência correspondente, conforme pode ser observado na imagem seguinte:



A cada 5 minutos a aplicação monitorará o cadastramento de novas solicitações de carga de boletos e, quando houver, executará o procedimento correspondente que, por sua vez, poderá ou não resultar na geração e inclusão de lotes de até 100 boletos, que deverão ser encaminhados à NPC/CIP. Quando for o caso, após os arquivos correspondentes à carga solicitada terem sido gerados com sucesso pela aplicação, a situação da mesma será alterada para "Atualizada", conforme pode ser observado na imagem seguinte:



Ao selecionar a linha correspondente à uma carga cuja situação já estiver como "Atualizada" e clicar no ícone correspondente à função "Consultar", poderão ser visualizados alguns detalhes, agrupados sob o título "Informações Integração CF", sobre o procedimento de integração com o Credimaster que foi executado para a carga em questão como, por exemplo, a quantidade total de títulos que foi incluída, conforme pode ser observado nas imagens a seguir:




Ao selecionar a linha correspondente à uma carga cuja execução foi, por algum motivo, mal sucedida e, desta forma, teve a situação alterada para "Erro" e clicar no ícone correspondente à função "Consultar", poderão ser visualizados os detalhes sobre o procedimento de integração com o Credimaster que foi executado para a carga em questão bem como, uma mensagem do erro ocorrido, conforme pode ser observado na imagem a seguir:



O acompanhamento da situação dos arquivos que foram gerados a partir de solicitações de carga cujas execuções foram bem sucedidas poderá ser realizado através da transação Transmissão de Arquivos e Mensagens da Central de Boletos de Cobrança.

Após a carga bem sucedida, as informações detalhadas dos títulos que foram carregados poderão ser consultadas individualmente através da transação Consulta Local de Títulos (Boletos).