Produto:

Datasul

Ocorrência:

Sugestão de Parametrização do Configurador de Tributos para Cálculo do IPI em Importações

Passo a passo:

Abaixo segue Sugestão de parametrização do Configurador de Tributos para realização do cálculo do IPI em Importações que são digitadas pelo módulo de Recebimento.

IMPORTANTE: Abaixo será demonstrado uma sugestão de parametrização, não significando que o usuário deverá obrigatoriamente seguir todos esses passos. Sempre antes de implementar uma regra pelo Configurador de Tributos faz-se necessário uma análise detalhada do problema e qual será a melhor forma de parametrização do sistema para esse cenário.

 

1.1 Configurador de Tributos

Para o Configurador de Tributos ser utilizado no módulo de Recebimento deverá ser ativado a função especial FIS|cfg-trib-nfe|01 através do programa Função Liberação Especial (CD7070).

 

1.2 Verificar País de origem do fornecedor

Primeiramente deverá ser avaliado o País de origem do fornecedor que está sendo digitada a nota fiscal de importação. A regra pelo configurador usará como base essa informação. Possível verificar na Manutenção Fornecedores - CD0401.

 

1.3 Criar um território fiscal

CD0753 - Território Fiscais - Através do Configurador de Tributos o primeiro passo a ser realizado é o cadastro dos territórios fiscais. Primeiro cadastrar um território fiscal de Origem (Ex.: Argentina) e um segundo de Destino (Ex.: Brasil).

Destino:

Nessa configuração poderá ser utilizado o coringa “ * ” (asterisco) no campo desejado, dessa forma indica que todos os registros referentes ao campo serão contemplados.

 

1.4 Definir as Classes Fiscais

Através do programa CD0754 (Classes Fiscais), o usuário deverá cadastrar a classe fiscal que melhor atende à demanda apresentada. Essa classe poderá ser por Item, Emitente ou Natureza de Operação. Para esse exemplo será utilizado a classe para Natureza de Operação.

 

1.5 Criar relacionamento com a Classe Fiscal

Através do programa CD0755 (Relacionamento da Classe Fiscal) deverá vincular a natureza de operação desse processo a classe fiscal cadastrada anteriormente.

 

1.6 Definir o Cenário Fiscal

Através do programa CD0759 (Cenários Fiscais) cadastrar um cenário de Entrada considerando os parâmetros informados anteriormente e informando a Classe Fiscal da natureza de operação.

 

1.7 Digitação da Nota Fiscal

Após a parametrização do configurador de tributos conforme demonstrado acima, basta o usuário realizar a digitação normalmente da nota fiscal pelo Recebimento (RE1001) e consultar os valores apresentados nesse processo.

Conforme comentado, os passos descritos nesse documento servem como sugestão de parametrização do Configurador de Tributos para atender ao cenário fiscal apresentado. O usuário deverá avaliar e implementar da melhor forma possível o cálculo que o sistema deverá realizar.

Observações:

A partir da versão 12.1.12.

 

#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))