Assunto

Produto:

Datasul

Ocorrência:

Quais são as principais características do módulo de Exportação ?

Passo a passo:

01) Geração de Cotação Genérica para Prospects:
Para gerar as negociações com prospects não é necessário cadastrar um cliente no Datasul EMS2. Você pode cadastrar um cliente genérico e gerar as cotações sempre para esse cliente genérico.

Ao gerar o pedido de venda você pode alterar o cliente genérico para o cliente efetivo. Assim as informações que estão na cotação já são trazidas automaticamente para o pedido de venda e o usuário atualiza somente os demais dados necessários.

Ou seja: permite inserir na cotação os principais dados da negociação. Ao liberar a cotação, o sistema gera o pedido automaticamente. As informações digitadas na cotação de venda são atualizadas automaticamente na geração do pedido e as demais informações que não constam na cotação podem ser digitadas neste momento no pedido de venda.

 

02) Pedido de venda:
As informações do cliente estrangeiro são preenchidas no pedido de venda. Ou seja, o sistema permite o cadastramento das informaçpe


03) Emissão da Proforma a partir do Processo de Exportação:
Todos os documentos de exportação como “Commercial Invoice, Packing list, certificado de origem entre outros”, podem ser emitidos a partir do processo de exportação.


04) Emissão dos documentos de exportação antes do faturamento:
Permitir a emissão da Fatura Proforma (Proforma Invoice), a qual contém os dados correspondentes à transação e será utilizada como base para a emissão da fatura comercial.


05) Follow-up dos processos:
O sistema permite controlar as atividades do processo por intermédio do acompanhamento do processo (que é o follow-up).


06) Transações versus Contabilizaçâo:
O sistema permite que as transações internacionais sejam realizadas em moeda estrangeira e contabilizadas em moeda nacional.

07) Tradução dos Termos:
Os documentos de exportação podem ser emitidos em diversos idiomas, pois o sistema possui uma flexibilidade na tradução dos termos utilizados.

08) Layouts dos documentos:
Outra característica é que os layouts podem ser personalizados para cada cliente conforme a necessidade ou exigência do exportador.

09) Integração:
O sistema possui integração total dos módulos com o ERP, ou seja, as informações são digitadas em cada módulo e repassadas para o de exportação sem necessidade de duplicar cadastros ou redigitar informações.

10) Processos de exportação:
Os processos de exportação podem ser iniciados a partir do pedido de venda ou manualmente, ou seja, a geração do processo pode ser automática ou manual.

A forma de controle da numeração na geração ou implantação do processo de exportação, pode ser automática ou manual.

As informações inseridas no programa EX0180 (Parâmetros de Exportação) estão relacionadas ao bom desempenho do módulo, assim como dos módulos que possuem integração com o mesmo. Por intermédio dos dados incluídos no programa EX0180 ( Parâmetros de Exportação) o módulo estará preparado para assumir e transformar informações em processos de exportação. Sendo assim, é possível a concretização de operações comerciais com o exterior. Caso alguma dessas informações não esteja de acordo com a realidade do módulo, o seu funcionamento será comprometido.


11) Manutenções do processo de exportação:
A partir do preenchimento das informações solicitadas no programa EX3001 ( Manutenção processo exportação) será dada seqüência ao processo de exportação. No Datasul o processo de exportação se caracteriza pela identificação de um conjunto de mercadorias que serão enviadas para outros país com condições de pagamento e valores pré-acordados. 

O programa EX3001 ( Manutenção processo exportação) é responsável por cadastrar todas as informações necessárias em um processo de exportação. De posse dessas informações o ERP pode definir o comportamento de uma venda para o mercado externo. Por intermédio desse programa, também é possível registrar toda a documentação emitida para um processo de exportação.


12) Acompanhamento do processo de exportação:
Por intermédio do programa EX0200 (Acompanhamento processo) é possível acompanhar o andamento do processo de exportação.

Na tela base do programa é possível encontrar o link dos Pontos de Controle do Itinerário, onde pode ser feito o acompanhamento de todos os pontos integrantes do itinerário estabelecido e a verificação das datas referentes ao percurso da mercadoria. O programa permite também, caso seja necessário, modificar ou incluir pontos de controle no itinerário selecionado, utilizando a tela do Histórico de Exportação. Após as modificações realizadas nos pontos de controle é possível, nessa mesma tela, incluir ou modificar as despesas e as declarações/comunicações, sem a necessidade de acessar outras funções.


13) Relacionamentos do processo de exportação:
A partir do programa EX0190 (Relacionamentos do Processo de Exportação) pode-se escolher os itens/entregas que serão vinculados ao processo de exportação. Sendo assim, é possível gerar simulação de embarques com todos os itens/entregas do processo de exportação.

Também é possível vincular e desvincular notas fiscais à processos de exportação com situação diferente de “embarcado”.  


14) Cadastro de declarações:
O cadastro das declarações pode ser efetuado diretamente no idioma desejado utilizando variáveis.

15) Comparativos:
Comparativos de tempos de transporte e liberação:
__ previsão;
__ real; 
__ histórico.

16) Emissão de Documentos:
Emissão de documentos de exportação para o importador: 
__Fatura Proforma (Proforma Invoice); 
__Romaneio (Packing List); 
__Fatura Comercial (Commercial Invoice); 
__Instrução de Embarques.

17) Simulação de Embarques no Processo de Exportação:
Permite gerar simulações de embarques do pré-faturamento a partir dos itens dos pedidos vinculados a um processo de exportação.

18) Vinculação parcial de itens ao (aos) Processo de Exportação:
Permite que uma entrega de um pedido de venda seja vinculada a um ou mais processos de exportação, ou seja, que a quantidade pedida na entrega do pedido possa ser vinculada parcialmente em diferentes processos de exportação.

19) Relacionamento de Embarques e Notas Fiscais ao Processo de Exportação:
Permite a vinculação e desvinculação de notas fiscais ou embarques à processos de exportação com situação diferente de "embarcado".

20) Integração com Siscomex:
Efetua a geração do Registro de Exportação com base nas informações do processo e do faturamento, integrando com o Siscomex.

Observações:

 

 

 

 

 

#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))