Page tree

INTEGRAÇÃO REPOM

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus®

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

SIGATMS - Gestão de Transportes

Rotina:

Rotina

MATA020 – Cadastro de Fornecedor

TMSA800 – Contrato do Fornecedor

OMSA040 – Cadastro de Motoristas

OMSA060 – Cadastro de Veículos

OMSA100 – Cadastro de Rotas

TMSA240 – Complemento da Viagem

TMSA310 – Fechamento da Viagem

TMSA250 – Contrato de Carreteiro

TMSA250 – Contrato de Carreteiro Complementar

TMSA251 – Liberação para Pagamento do Contrato de Carreteiro 

WSTMSE65 – Web service de recepção de retorno Repom

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado):

LOGTMS01-947 

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

  • DA3 - Veículos
  • DA4 - Motoristas
  • DA8 - Rotas
  • DEG - Operadoras de Frotas
  • DTQ - Viagem
  • DUD - Movimento da Viagem
  • DTR - Complemento da Viagem
  • DTY - Contrato de Carreteiro
  • DUP - Motoristas da Viagem
  • SDG - Movimento de Custo Transporte 
  • DUJ - Contrato de Fornecedores      

Sistema(s) Operacional(is):

Windows® / Linux®

Descrição

Implementada a melhoria no processo de Integração entre o módulo SIGATMS e Repom utilizando modelos denominados pela Repom como integração Financeiro e Contábil.

O atual serviço de WebService Protheus (TmsEventos) que a Repom alimenta será descontinuado (serviço de envio da Repom executado por software de transmissão de dados - “BizTalk”). As informações que eram enviadas pela Repom neste serviço não serão mais integradas no sistema – tais como detalhes de saque e compras do cartão creditado no contrato e passagens em postos.

 

Procedimento para Implantação

Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros

Nome da Variável

MV_ENREPOM

Tipo

Caracter

Descrição

Efetua encerramento da viagem no REPOM 1=Rotina Encerramento; 2=Lancamento de operacoes; 3=Quitacao conf. MV_LIBCTC; 4=Quitacao Pagto Saldo.           

Conteudo

3

Nome da Variável

MV_VSREPOM

Tipo

Caracter

Descrição

Versão Repom                                      

Conteudo

2

Nome da Variável

MV_TMSXML

Tipo

Logico

Descrição

Indica se os XML's referentes a integração com a Operadora de Frotas devem ser gravados em disco.   

Conteudo

T

Nome da Variável

MV_DESADF

Tipo

Caracter

Descrição

Código da Despesa que será gerada no momento da quitação do contrato de carreteiro, quando utilizada a integração com Operadoras de Frota.            

Conteudo

Informe o Código cadastrado na base – DT7_CODDES

Procedimento para Utilização 

Cadastro de Fornecedor (MATA020)

No Cadastro de Fornecedores (MATA020) foi disponibilizado o botão “DadosxOper.”, para permitir a integração on-line do fornecedor com a Repom.

O fornecedor do Protheus integra-se como “Contratado” à Repom. O método em que se atualiza esta informação deverá ser alterado para que passe a utilizar o método “IntegraDadosCadastroNacionalANTT”.

 

Contrato do Fornecedor (TMSA800)

No cadastro de Contratos de Fornecedores (TMSA800) deverá ser associado a operação Repom a que o fornecedor irá utilizar na integração. Esta operação, se indicada, irá sobrepor a atual indicação que até hoje era indicada no perfil do cliente (devedor do frete na viagem).

No sistema da Repom, as operações de transporte são um conjunto de configurações para que o sistema se comporte de maneira distinta, de forma a atender aos diferentes tipos de operações. Por exemplo, há operações que contemplam a quebra de peso e quebra de frete. Durante a emissão do contrato na base da Repom, é necessário enviar junto dos dados da viagem, qual a operação deseja utilizar. 

As operações devem estar previamente cadastradas na operadora Repom, pois não há integração para inclusão ou manutenção destas – apenas a indicação de qual operação interna Repom será utilizada em cada contrato.

 

Cadastro de Motoristas (OMSA040)

No Cadastro de Motoristas (OMSA040) foi disponibilizado o botão “DadosxOperad.”, que permite realizar on-line a integração dos dados do motorista com a Repom. O método em que se atualiza esta informação deverá ser alterado para que passe a utilizar o método “IntegraDadosCadastroNacionalANTT”.

Esta integração também pode ser configurada para ocorrer de maneira automática, por meio da tecla <F12> disponível no browse. Caso a integração seja ativada de forma automática, a cada novo cadastro ou alteração dos dados do motorista, a integração com a Repom será iniciada.

No Cadastro de Motoristas também está disponível o botão “Mot.xOper.”, na barra de ferramentas, permitindo amarrar um cartão ao motorista.

 

Cadastro de Veículos (OMSA060)

Os veículos do Protheus integram-se como “veículo” ou “carreta” na Repom. O TMS Protheus enviará à Repom como tipo “carreta” aqueles veículos cuja a categoria do tipo de veículo a qual ele pertence esteja como 3-Carreta. As demais categorias serão enviadas como “veículo” à Repom. 

No Cadastro de Veículos (OMS060) foi disponibilizado o botão “DadosxOperad.”, para realização da integração dos dados com a Repom. O método em que se atualiza esta informação, deverá ser alterado para que passe a utilizar o método “IntegraDadosCadastroNacionalANTT”.

Também é possível fazer com que a integração ocorra de forma automática, bastando definir, por meio da tecla <F12>, o parâmetro “Atualizar dados com Operadora” igual a “Sim”.


Cadastro de Rotas (OMSA100)

No Cadastro de Rotas (OMSA100) existe atualmente uma consulta ao roteiro, baseada na região de origem, onde associa-se o Roteiro selecionado à rota. 

Assim como a operação de transporte, as informações referente ao roteiro/percurso da viagem devem ser enviadas no momento da emissão de um contrato ou na emissão do controle de viagem na Repom. Cada rota do Microsiga Protheus é amarrada a um roteiro/percurso da Repom.

Criada uma rotina para a solicitação de Roteiro na Repom a partir do cadastro de Rotas, para as situações onde o Roteiro não existir. Essa rotina contem obrigatoriamente a Origem e o Destino do Roteiro e, opcionalmente, pontos intermediários em que o Roteiro Repom deverá passar.

A partir desta rotina, deverá ser consumido o método “SolicitaRoteiro” da Repom. Esta ação tem até 15min para ser executada pela Repom atualmente e a confirmação da solicitação não significará que um Roteiro fora incluído.

A consulta aos roteiros tem que ser utilizada novamente para associação após a inclusão do Roteiro pela Repom.

Complemento da Viagem (TMSA240) / Abertura da Viagem (TMSA140/141/144)

Depois de informado o código da operadora no Complemento de Viagem, ao informar o veículo da viagem, automaticamente será calculado o pedágio referente à rota selecionada na tela de viagem.

O cálculo do pedágio ocorre de maneira on-line e o valor retornado é passado pela Repom:

Para completar os dados da integração, deve-se informar ainda o número do cartão que o motorista portará durante a viagem. Esse número pode ser obtido automaticamente por meio da amarração entre motorista x cartão.

Mesmo que o número do cartão seja obtido automaticamente, pode-se alterá-lo pelo botão “Mot.Viag.

Após o preenchimento dos dados do complemento de viagem, esta será gravada. Na gravação, ao utilizar os recursos da integração, serão sincronizados os dados de fornecedores, motoristas e veículos com a base de dados da Repom.


Fechamento da Viagem (TMSA310)

A integração dos dados do Protheus com a Repom ocorrerá por viagem, isto é, pode-se definir, a cada viagem, se haverá ou não integração com a Repom.

A emissão do contrato na Repom é o inicio do controle de um processo quando se utiliza frota de terceiros.

No Protheus, a emissão do contrato na Repom será acionada no fechamento da viagem, em que será acionado automaticamente o método “EmiteContrato”.

Esse método processa as informações enviadas com base nos cálculos realizados no Protheus e devolve as informações referente aos pontos de apoio (passagens em postos) e os dados preliminares da quitação do contrato.

Na operação de estorno do fechamento é chamado o método “CancelaContrato”. 

 

Importante:

É importante observar que não mais na geração do contrato de carreteiro que abrirá o contrato repom, mas sim, no fechamento da viagem. 


Contrato de Carreteiro (TMSA250)

A geração do contrato de carreteiro, que era obrigatória antes do fechamento da viagem, deixará de ser. O contrato de carreteiro será gerado apenas após o fechamento da viagem.

Quando o contrato de carreteiro for gerado, ele calculará a diferença entre o valor previsto enviado no fechamento de viagem e o total do frete (considerando valor com ou sem impostos, de acordo com o parâmetro MV_IMPCTC), atualizando o valor do contrato Repom através do método “IncluiMovimento”.

De acordo com a parametrização de geração do título (MV_LIBCTC e DUJ_TITFRE), será quitado o contrato.

Caso o ERP utilizado seja o Protheus, haverá possibilidade de autorizar o pagamento pela rotina “Pagamento de Saldo”, caso seja outro ERP, não há esta possibilidade e a configuração da Repom será de quitação automática ou deve utilizar parametrização que utilize a autorização de pagamento (Liberação de Contrato).

 

 

 

Contrato de Carreteiro Complementar (TMSA250)           

Quando há necessidade de acrescentar valores ao contrato Repom e o contrato de carreteiro já fora gerado, é  gerado o contrato de carreteiro complementar.

O método para a inclusão de valores é o “IncluiMovimento”.

 

 

Importante:

É importante observar que o processo com contrato complementar de carreteiro já se integra desta maneira com a Repom. Entretanto, com a possibilidade de gerar o contrato de carreteiro após o encerramento da viagem, há possibilidade de trabalhar com componentes calculados para a obtenção de valores extras, sem a necessidade do contrato complementar de carreteiro. O valor no contrato complementar de carreteiro é inserido de forma manual.


Liberação para Pagamento do Contrato de Carreteiro (TMSA251) 

Para o fechamento do saldo do contrato Repom, considerados os movimentos de saldo final e também créditos e/ou débitos decorrentes da viagem (seja um contrato complementar ou não), é utilizado o método “QuitaContrato”.

Após o processamento da quitação do contrato de carreteiro, é possível apurar o valor final que é devido ao carreteiro.

Para que o valor final seja creditado na conta corrente do carreteiro, deve-se acionar o método “Autoriza Pagamentos”. Esse método é acionado a partir da liberação do contrato de carreteiro. Ao confirmar a liberação, automaticamente é solicitada a autorização para pagamento do saldo do contrato.

 

Importante:

Não é possível reverter uma autorização para pagamento do saldo de contrato no sistema da Repom. Portanto, ao estornar a liberação do contrato de carreteiro no Protheus, o contrato no sistema da Repom continuará autorizado. Para realização do cancelamento da autorização para pagamento de saldo, entre em contato com o suporte técnico da Repom. Somente após o cancelamento da autorização, será possível liberar novamente no Protheus o contrato de carreteiro.


Exemplo:

  1. Em Gestão de Transportes (SIGATMS) acesse Atualizações / Cadastros / Fornecedores (MATA020).
  2. Inclua um Fornecedor REPOM.
  3. Acesse Atualizações / Operadoras Frotas / Operadoras Frota (TMSAE60).
  4. Inclua uma Operadora de Frota.
  5. Acesse Atualizações / Cadastros / Fornecedores (MATA020).
  6. Inclua um Fornecedor Proprietário Autonomo do veículo.
  7. Acesse Atualizações / Logística / Rotas (OMSA100).
  8. Inclua uma Rota.
  9. Na pasta 'Rota x Operadora de Frotas', vincule a Operadora de Frota.
    Caso não exista o roteiro correspondente na Repom, você poderá solicitar um novo roteiro pela opção "incluir" da consulta <F3> do campo roteiro (o tempo para a inclusão de novo roteiro pela Repom é de 15 min, atualmente).
  10. Acesse Atualizações / Transportes / Motoristas (OMSA040).
  11. Inclua um Motorista.
  12. Atualize os dados do Motorista x Operadoras de Frotas.
  13. Acesse Atualizações / Transportes / Veículos (OMSA060).
  14. Inclua um Veículo.
  15. Atualize os dados do Veículo x Operadoras de Frotas.
  16. Acesse Atualizações / Viagens / Rodoviário Entrega / Viagens Mod.2 (TMSA144).
  17. Inclua uma viagem.
  18. Informe o Tipo de Operadora de Frota.
  19. Acesse Atualizações / Viagens / Rodoviário Entrega / Fechamento (TMSA310).
  20. Efetue o Fechamento da Viagem.
    Neste momento será gerado o Contrato na Repom.
  21. Consulte no site da Repom o contrato gerado.
  22. Acesse Atualizações / Viagens / Rodoviário Entrega / Operações (TMSA350).
  23. Efetue os apontamentos das operações (são obrigatórios ao menos a Saída de Viagem e Chegada de Viagem).
  24. Acesse Atualizações / Ocorrências / Reg. Ocorrências (TMSA360).
  25. Efetue o(s) apontamento(s) de ocorrência(s). 
  26. Acesse Atualizações / Viagens / Rodoviário Entrega / Encerramento (TMSA340). 
  27. Efetue o encerramento da viagem.
  28. Acesse Terceiros / Contratos de Carreteiros (TMSA250). 
  29. Efetue a geração do contrato na opção "Por Viagem".
  30. Caso o parâmetro de geração do título do contrato esteja para a geração do contrato, a integração com a Repom será executada aqui - calculando o saldo a ser pago, e quitando o contrato.
  31. Caso o parâmetro MV_LIBCTC esteja configurado como .T., acesse Terceiros / Liberação de Contratos de Carreteiros (TMSA251).
  32. Libere o contrato gerado.
    Neste momento será integrado à Repom, calculando o contrato, quitando o contrato e liberando seu pagamento pela Operadora.