Page tree

Produto:

Protheus

Ocorrência:

No apontamento de produção temos o campo D3_PERDA , na rotina MATA250 e o campo H6_PERDA, na rotina MATA681 e MATA680, como eles funcionam?

Passo a passo:

No campo D3_PERDA, ou H6_PERDA, você pode informar a quantidade perdida no processo de produção, porém o conteúdo desse campo será validado com relação ao conteúdo do parâmetro MV_PERDINF.
Se esse parâmetro estiver com o conteúdo igual a .F.  a quantidade informada como perda será validada para determinar:
1º Se o apontamento é total ou parcial

2º Para determinar a quantidade a ser requisitada quando o parâmetro MV_REQAUT está igual a A.

3º Para os casos de apontamento através do MATA681 ou MATA680, para validar a quantidade informada na operação atual com base na operação anterior, conforme conteúdo do parâmetro Verif. Sld. Oper Anterior? do MATA680/MATA681

Além disso, se o parâmetro MV_DIGIPER estiver com o conteúdo igual a S, ao informar alguma quantidade neste campo, será apresentada a tela para que o usuário informe componentes perdidos, porém atenção, se MV_PERDINF for igual a .F. e MV_DIGIPER for igual a S, além dos componentes informados na tela de perda, o sistema requisitará também os componentes empenhados considerando a quantidade D3_PERDA conforme descrito anteriormente.


Já se o parâmetro MV_PERDINF estiver com conteúdo igual a .T. a informação registrada nesse campo será meramente informativa, não será utilizada para nenhum processamento.

Observações:

Exemplo:

Se uma OP for de 10 peças, a quantidade de peças "boas" for 7 e no campo D3_PERDA for informada 3 peças, com o parâmetro MV_PERDINF igual a .F. o sistema vai identificar que esse apontamento é total, além disso requisitará o material empenhado considerando um apontamento de 10 peças