Permite selecionar dentre os tipos de pessoa “PF” (pessoa física) e “PJ” (pessoa jurídica) os cadastros de clientes que possuem relação especial para com a Instituição Financeira (Empresa Declarante) e outros clientes. Este tipo de relacionamento caracteriza-se pelo fato da Entidade Intermediária atuar como responsável e/ou representante de determinada conta de movimentação financeira.
Informar os dados para inclusão de um Cliente Intermediário:
Caso queira-se incluir um novo Patrocinado é necessário pressionar a função Inserir e será aberta a tela com a opção para filtrar o cadastro de cliente desejado. Importante salientar que “todas” as informações cadastrais partem da premissa de já haver um cadastro prévio, do cliente em questão, no banco de dados Cliente. A partir da tela do novo cadastro de intermediário, algumas informações já serão carregadas para revisão e outras novas serão disponibilizadas para preenchimento. Dentre as novas informações estão:
- País de Residência Fiscal – País sede da Receita Federal, para o qual a empresa declarante tem dever de repassar informações fiscais.
- Vincular Empresa Declarante – Campo destinado a efetuar vínculo do Intermediário em questão, com a empresa declarante cadastrada. Este vínculo indicará se o relacionamento está ativo ou inativo.
Observação: Se o vínculo (relacionamento) do cadastro de Intermediário com determinada empresa for desfeito, o cadastro único deste cliente não será afetado e permanecerá disponível para outras empresas, buscarem as informações e assim proceder com um novo cadastro de intermediário.
Os campos de endereço são buscados do cadastro, mas passíveis de serem alterados. Só será permitida a exclusão de um Intermediário quando seus dados ainda não foram sincronizados com a eFIN e não tenha sido vinculado a nenhum Declarado. Cada vez que for alterado algum dado do Intermediário quando da sincronização com o eFIN será gerado um evento de alteração que será enviado para a RFB. Esse procedimento é transparente para o usuário.