- Reprocessamento dos Livros Fiscais
O número da(s) GNRE(s) gerada(s) por esta funcionalidade é armazenado na tabela CDA, nas linhas correspondentes ao código de ajuste em questão, para que seja automaticamente demonstrado na apuração de ICMS. Desta forma, para que a rastreabilidade da GNRE não seja perdida, a linha da tabela CDA que possuir GNRE informada não será reprocessada, assim como já ocorre com os lançamentos incluídos manualmente no documento de entrada.
- Geração de título e GNRE "legada" - Documento de Saída
Atualmente existe a possibilidade de geração de título e GNRE de ICMS Próprio, ICMS-ST, DIFAL e FECP-DIFAL no momento do faturamento da NF de saída configurando as perguntas "Gera Título?", "Gera Guia Recolhimento?", "Gera Título ICMS Próprio?", "Gera Guia ICMS Próprio?", "Gera Guia ICM Compl. UF Dest?" e "Gera Guia FECP da UF Destino?". Esta funcionalidade não foi retirada, porém, caso ocorra a geração de guias do mesmo tipo por código de lançamento, esta configuração será desconsiderada e serão geradas apenas as GNRE's por código de lançamento. Por exemplo: Em uma situação hipotética, as perguntas "Gera Título?" e "Gera Guia Recolhimento?" estão configuradas como "Sim", para que seja gerado o título e a GNRE de ICMS-ST por operação (legado). Em uma determinada operação, foi utilizado um TES no qual foi vinculado um código de lançamento da apuração de ICMS-ST e foi configurada geração de GNRE por código de lançamento. Se o valor calculado para o código de lançamento, conforme a configuração do reflexo, for positivo, as perguntas serão desconsideradas, ou seja, não haverá a geração do título e da GNRE correspondentes ao ICMS-ST pois já foi gerada uma guia de ICMS-ST por código de lançamento. Do contrário ocorreria duplicidade na geração, impactando os processos seguintes como a apuração de ICMS e a EFD ICMS/IPI. O mesmo princípio se aplica aos demais tipos de GNRE geradas através das perguntas: ICMS Próprio, DIFAL e FECP-DIFAL.
- Geração de título e GNRE "legada" - Documento de Entrada
Diferente do que ocorre na geração do documento de saída, que possui perguntas genéricas para geração de títulos e guias de recolhimento, o documento de entrada possui perguntas utilizadas em situações determinadas: Antecipação de ICMS e ICMS-ST por transporte. Desta forma não foi implementado o recurso de anulação destas configurações como foi feito no documento de saída, pois entende-se que elas são utilizadas em situações específicas, de forma que não ocorreria duplicidade caso fosse configurada a geração por código de lançamento. Caso opte-se pela geração de título/guia via código de lançamento para alguma das situações descritas acima, é necessário configurar as perguntas envolvidas na geração como "Não".