- Pre-requisitos:
- Ter criado talonário de cheques para o estabelecimento, portador, moeda e carteira selecionada.
- Na Manutenção de Ordem de Pagamento, selecionar novo e definir o fornecedor e a serie da ordem de pagamento.
- A numeração da OP depende da série selecionada, essas informações são cadastradas no programa prgfin/lar/lar013aa - Manutenção de Serie Contas por Pagar.
- A referência da OP é formada pela serie mais um número sequencial, onde o começo da numeração é definida no programa prgfin/lar/lar013aa - Manutenção de Serie Contas por Pagar.
- O sistema calcula através de um algoritmo interno se existe uma numeração anterior ainda não utilizada para essa serie e vai propor esse número como melhor opção, formando assim a referência da OP (série + numeração).
3. Incluir os títulos pode ser “Individual” ou por “Conjunto”
4. Acessar aos meios de pagamento e informar Portador, Carteira e Moeda da Conta Corrente que corresponda.
a. Para visualizar a conta corrente correspondente ao Estabelecimento, Portador, Carteira e Moedas, acessar ao programa prgint/ufn/ufn103aa – Manutenção Finalidades Econômicas Portador.
5. Selecionar o talonário de cheques que esteja com situação “Liberado” e possua numerações de cheques disponíveis para essa conta corrente.
6. Após completar todos os meios de pagamento, confirmar a OP.
7. O cheque deve ser confirmado, para isso acessar ao programa prgfin/lar/lar759aa.r - Confirmação de Pagamento via cheque.
a. Selecionar a opção para o filtro:
b. Informar o filtro e Executar a Lista
c. Selecionar o cheque, definir a data de baixa do cheque e Confirmar .
8. Verificar no módulo Caixa e Bancos os movimentos gerados.
a. Deverá ser visualizado um movimento de Saida na conta corrente do portador do meio de pagamento, por cada meio de pagamento registrado.
b. A conta corrente do portador transitório deve ficar com saldo zero.