Definições
- O cadastro de Convênios entre o HIS e Shift-LIS será realizado de forma manual em ambos os sistemas, o código do convênio será utilizado como identificador do registro.
- O cadastro de Planos entre o HIS e Shift-LIS será realizado de forma manual em ambos os sistemas, o código do plano será utilizado como identificador do registro.
- O cadastro de Profissionais entre o HIS e Shift-LIS será realizado de forma manual em ambos os sistemas, o número do conselho, a sigla do conselho e o estado do conselho do profissional serão utilizados como identificador do registro.
- O cadastro de Exames entre o HIS e Shift-LIS será realizado de forma manual em ambos os sistemas, o Mnemônico do exame será utilizado como identificador do registro.
- A unidade a ser utilizada para registrar a execução do exame na conta do paciente será configurada no HIS, desta forma, não será necessário integrar o cadastro de unidades entre o HIS e Shift-LIS.
- Integrar o cadastro de Pacientes entre o HIS e Shift-LIS, esta integração, diferentemente das demais citadas acima, deverá ser enviada em ambos os sentidos, um paciente cadastrado no HIS deverá ser enviado para o Shift-LIS, bem como um paciente cadastrado no Shift-LIS deverá ser enviado para o HIS. Nesta integração, considera-se também as eventuais atualizações de dados que venham a ser realizadas no cadastro de um paciente em ambos os sistemas.
- A configuração de Preço do Exame quando o mesmo for negado ou para particular será configurado de forma manual tanto no HIS quanto no Shift-LIS.
- O resultado dos exames será disponibilizado na aleta de Resultado de Exames do PEP, o modelo necessário para integração é um PDF que permita acesso aos resultados, a Shift-LIS deverá disponibilizar um PDF com o resultado dos exames sempre que uma nova versão do laudo for disponibilizado. No HIS será exibida apenas a última versão do laudo disponibilizado.
- O cancelamento de um exame solicitado será efetuado no shift-LIS e enviado para o HIS enquanto o exame ainda não tenha sido coletado.
A solicitação de exames realizada via PEP ou via enfermagem deverá gerar o pedido automaticamente, sem a necessidade de iterações dos usuários na worklist de solicitações de exames do HIS.
1) Atendimento Eletivo
Contexto:
Atendimento realizado por um paciente que não está internado no hospital, nestes casos, o paciente chega ao hospital para realizar um ou mais exames, e, após a realização do(s) exame(s), o paciente recebe liberação para sair do hospital, a particularidade desta modalidade é que o paciente chega a unidade já com as guias TISS geradas.
Processo:
A busca do paciente será realizada no Shift-LIS, caso o paciente esteja cadastrado apenas no Shift-LIS, o mesmo deverá enviar uma mensagem de cadastro deste paciente para o HIS, caso o paciente não esteja cadastrado no Shift-LIS, o mesmo deverá consultar se existe cadastro deste paciente no HIS, existindo, deverá ser enviado os dados do HIS para o Shift-LIS efetuando o cadastro logo em seguida, no caso de o paciente não existir no HIS ou no Shift-LIS, ao cadastrá-lo, o cadastro será sincronizado no HIS e no Shift-LIS.
A abertura do boletim será realizada no Shift-LIS, bem como a solicitação de exames e execução dos mesmos será realizado inteiramente via Shift-LIS.
Em um dado momento (geração do pedido) o Shift-LIS enviará os dados do paciente e dos exames solicitados para o HIS, o HIS internamente irá criar o boletim de atendimento, fará o lançamento dos exames na conta do paciente (no momento da coleta), fará a inclusão do registro de liberação e disponibilizará a conta para ser fechada.
Premissas:
Algumas premissas serão seguidas para que esta abertura de boletim seja realizada:
- Envio do paciente (que esteja cadastrado no HIS e no Shift-LIS)
- Envio do convênio e plano utilizado no atendimento (que esteja cadastrado no HIS e no Shift-LIS)
- Envio do profissional solicitante do(s) exame(s) (que esteja cadastrado no HIS e no Shift-LIS)
- Envio do(s) exame(s) (que esteja cadastrado no HIS e no Shift-LIS)
- Envio do profissional executante do(s) exame(s)
Demais restrições:
- O valor apresentado no fechamento de contas seguirá as regras definidas nas configurações de precificação do HIS
- As guias TISS criadas para o atendimento em questão serão geradas pelo HIS apenas após o fechamento de contas, a única exceção é no caso de o paciente já chegar a unidade com uma guia TISS, neste cenário, o Shift-LIS deverá enviar para o HIS o número da guia TISS bem como as informações de senha, data de autorizações e número da guia atribuído pela operadora caso existam.
Exceções:
- Quando um ou mais exames possuírem os status de autorização Negado ou Em análise, será seguido o processo de faturamento para itens em analise e de tesouraria para itens negados, o processo de tesouraria será realizado via Shift-LIS, o processo de execução dos exames será realizado da mesma forma que o processo de execução de exames do atendimento efetuado para convênio, em determinado período do dia, ainda a ser definido, serão enviados os registros dos atendimentos abertos do Shift-LIS para o HIS, os atendimentos que forem realizados para particular ou para exames que estiverem negados devem ser enviados para o HIS com o status Negado, desta forma, o HIS irá lançar os respectivos itens em contas particulares.
- Quando os exames forem enviados do Shift-LIS para o HIS, o HIS irá desconsiderar o modelo de cobertura configurado para os respectivos exames e adotará o status de autorização enviado pelo Shift-LIS como sendo o correto, neste cenário, o recálculo da conta não poderá alterar o status de autorização enviado do Shift-LIS, a única exceção em que o status poderá ser alterado é via central de autorizações em casos excepcionais e via registro de envio manual.
- Quando existir um exame pendente de execução, poderá ser optado por manter a conta do HIS aberta até que o exame em questão seja realizado ou cancelado, neste sentido, as contas poderão ser fechadas parcialmente com os exames que já tenham sido executados.
- A inclusão de um exame em um boletim de atendimento que já encontre-se aberto no Shift-LIS, necessitará que o mesmo seja enviado para o HIS já com o status da autorização definido pela operadora, pois o modelo de cobertura do HIS será desconsiderado.
- O cancelamento de um exame solicitado no Shift-LIS deverá enviar uma mensagem de cancelamento da solicitação do respectivo exame para o HIS.
- Caso exista algum exame já lançado em um atendimento no Shift-LIS que por ventura seja modificado da cobrança de convênio para uma cobrança particular, o Shift-LIS deverá enviar uma atualização do status Negado para que o HIS possa lançar este exame em uma conta particular.
Fluxo do processo:
- Ao realizar o pedido no sistema de laboratório, o mesmo valide se o paciente já encontra-se cadastrado no sistema HIS. Caso o paciente não possua cadastro no HIS, o mesmo é cadastrado e após a efetivação do cadastro, é retornado o identificador do paciente no HIS para o laboratório.
- Informações mínimas para busca de pacientes: Nome, Nome da Mãe, Data de Nascimento, Sexo
- Critérios de refinamento caso mais de um registro seja encontrado: CPF (opcional), RG (Opcional)
- Se com as informações enviadas mais de um paciente for encontrado, o HIS deverá retornar uma mensagem sinalizando a existência de mais de um registro (exceção)
- Quando o pedido for gerado no sistema do laboratório, caso o sistema de laboratório possua o IH, o mesmo será enviado, não possuindo o IH, o sistema de laboratório enviará as informações mínimas, o HIS cadastrará o paciente e retornará o IH para o sistema de laboratório
2) Atendimento Internado/PA
Contexto:
Atendimento realizado por um paciente que está internado no hospital ou está realizando um atendimento de PA, para estes atendimentos, o paciente é alocado temporariamente em uma unidade de pronto atendimento ou por períodos prolongados em uma unidade de internação, nestes casos, o paciente realiza exames e permanece no hospital.
Processo:
O paciente estará alocado em uma unidade de internação ou no pronto atendimento, a solicitação do exame poderá ser realizada no PEP ou a equipe de enfermagem poderá realizar a solicitação de exames, ambas as formas de solicitação de exames farão o envio da informação para o Shift-LIS que realizará a impressão das etiquetas necessárias para coleta dos exames, a execução/coleta do exame será realizada na checagem do exame no PLT, esta execução deverá ser enviada para o Shift-LIS para registro de coleta, após esta execução, o exame será lançado na conta do paciente.
O laudo dos exames será disponibilizado pelo Shift-LIS de forma que o link passará a ser exibido na aleta Resultado de Exames do PEP
Premissas:
- O exame será solicitado em uma unidade de internação ou no pronto atendimento, porém, a unidade de execução apresentada será a que estiver parametrizada no cadastro do exame ou a unidade que for selecionada no momento da solicitação do exame.
- O resultado dos exames será disponibilizado na aleta Resultado de Exames do PEP, bem como as informações de retificações de laudos, estas informações serão disponibilizadas pelo Shift-LIS e consultadas sempre que necessário via PEP.
- Para pacientes internados, o envio de procedimentos (atrelados aos exames) para autorização da operadora, seguirá o mesmo processo que a solicitação de procedimentos, o mesmo será realizado via central de autorizações do HIS, gerando-se as respectivas guias de prorrogação e complementação de tratamento.
Exceções:
- Cancelamento do exame.
- Caso não se possa fazer o cancelamento do exame.
Fluxo do processo
O fluxo a seguir é iniciado considerando que o paciente já está internado via admissão de internação ou via pronto atendimento, que os exames após executados serão lançados na conta do paciente que será finalizada conforme processo de faturamento, não necessariamente tendo de ser encerrada imediatamente após a execução dos exames.
Os fluxos a seguir trata dos fluxos de exceção para o cancelamento de exame, tanto pelo HIS quanto pelo LIS.
Os fluxos a seguir tratam da exceção para o cancelamento de exame quando uma das duas partes não for capaz de realizar o cancelamento por alguma regra. Nesse caso tanto o HIS quanto o LIS irá desfazer o cancelamento se receber uma mensagem de erro ao solicitar o cancelamento.
3) Mensagens Trocadas entre os Sistemas
O HIS da TOTVS trabalhará com uma única mensagem (ORM^O01) para solicitar a abertura de boletim e inclusão de exames na aberura do boletim. Caso o paciente não esteja cadastrado no HIS o mesmo deverá ser criado, de acordo com regras definidas (Nome, nome da mãe, data de nascimento, sexo e caso ainda venha registros duplicados será usado o RG e CPF se vierem via integração). Quando acontecer de vier mais de um registro de paciente para os dados informados será apresentado uma mensagem (ACK) de erro para o sistema SHIFT. Vide abaixo.
Solicitação de exames e abertura de boletim a partir da Shift (ORM^O01)
O HIS da TOTVS trabalhará com uma única mensagem (ORM^O01) para solicitar a abertura de boletim e inclusão de exames na aberura do boletim. Caso o paciente não esteja cadastrado no HIS o mesmo deverá ser criado, de acordo com regras definidas (Nome, nome da mãe, data de nascimento, sexo e caso ainda venha registros duplicados será usado o RG e CPF se vierem via integração). Quando acontecer de vier mais de um registro de paciente para os dados informados será apresentado uma mensagem (ACK) de erro para o sistema SHIFT.
ORM^O01 – Enviado pela shift
MSH|^~\&|UNIMEDRP|TOTVS|SHIFT|SHIFT|20170327202657||ORM^O01|7690155d-89c1-4a37-8816-7de58e0c1994|P|2.3
PID||123456|||SILVA^JOÃO|SILVA^MAE|19501204120000|M
NTE|1|CPF|12345678900*
NTE|1|RG|00011100022*
PV1||||C|||||^BARBOSA SILVA^VIVIANE^^^^^^SP&145410&CRM
ORC|NW||||IP
OBR||||CRE^CREATININA (SORO)||20170327213000||||||||||||||123456789|UNIMED RIBEIRAO PRETO - laboratorio
AUT|PLAN|HMO|123456789|20171129125748|20171129125748|1234||123456789|123456789|20171129125748
Campo | Descrição |
PID.2 | Código Externo do paciente, quando não for preenchido o HIS irá tentar localizar o paciente e, caso não o encontre, irá cria-lo. |
PID-5.1 | Ultimo Nome do Paciente; |
PID-5.2 | Restante do Nome do Paciente; |
PID.6.1 | Sobrenome da Mãe do Paciente; |
PID.6.2 | Primeiro e Nome do Meio da Mãe do Paciente; |
PID.7 | Data de nascimento do paciente no formato yyyyMMddHHmmss; |
PID.8 | Sexo do Paciente (M/F); |
NTE1.2 | CPF |
NTE1.3 | nro CPF |
NTE2.2 | RG |
NTE2.3 | nro RG |
PV1.4 | C (Eletivo) |
PV1.9.2 | sobrenome do medico (solicitante do exame) |
PV1.9.3 | Restante do nome do medico |
PV1.9.9.1 | UF do conselho do medico |
PV1.9.9.2 | Numero no Conselho |
PV1.9.9.3 | Identificador do conselho (CRM) |
ORC.1 | NW valor fixo, indica que é um registro novo. |
ORC.5 | IP valor fixo, em processo. |
OBR.4.1 | Mnemonico do exame |
OBR.4.2 | nome do exame |
OBR.6.1 | data em que o exame foi requisitado. |
AUT.01 | PLANO |
AUT.02 | Convênio |
AUT.03 | Matricula no convênio |
AUT.04 | Data de autorização da guia TISS |
AUT.05 | Data de validade da guia TISS |
AUT.06 | Número da senha |
AUT.08 | Número da guia |
AUT.09 | Número da guia atribuido pela operadora |
AUT.10 | Data de autorização |
ACK – Mensagem de retorno gerado pela TOTVS
MSH|^~\&|CRIS|Radiology|HIS||20160415102100||ACK|5135|P|2.3|||AL
MSA|AA|69235f58-02d7-48f2-95a2-c0a03a4|Mensagem|||^^
- Quando não ocorrer erro o retorno será:
- MAS.01 = AA
- MAS.02 = Hash da mensagem enviada
- MAS.03 – IH do paciente e Identificador para execução de exame no formato <IH>_<ID_EXEC>
- Se ocorrer algum erro no momento da integração a mensagem será
- MAS.01 = AE
- MAS.02 = Hash da mensagem enviada
- MAS.03 – Mensagem contendo o erro que ocorreu.
Configurações de Integração utilizando o 'Configurador de Integrações'
a) Configure as Aplicações (Integrações / Aplicações / Adicionar nova Aplicação)
Nome: | Shift |
Assembly: | File System Path\TOTVS.Integration.Shift.dll |
Nome: | XsltProxy |
Assembly: | File System Path\TOTVS.Integration.XsltProxy.dll |
Nome: | ProcedureCore |
Assembly: | File System Path\TOTVS.Integration.ProcedureCore.dll |
b) Configure as Mensagens (Integrações / Mensagens / Adicionar nova Mensagem)
Nome: | TOTVS.Integration.Messages.ProcedureRequestMessage |
c) Configure o Fluxo das Mensagens (Integrações / Fluxos das Mensagens / Adicionar nova Configuração)
Origem/Destino: | Shift/ProcedureCore |
Tipo da Mensagem: | TOTVS.Integration.Messages.ProcedureRequestMessage |
Tipo de Comunicação: | Unity |
d) Configure os Valores Customizados (Integrações / Valores Customizados / Adicionar nova Configuração)
Origem/Destino: | Shift/ProcedureCore |
Tipo da Mensagem: | TOTVS.Integration.Messages.ProcedureRequestMessage |
Chave: | XsltMapper.SendXsl |
Valor: | Colocar o conteúdo do arquivo ~/TOTVS.Integration/TOTVS.Integration.Shift/Xslt/ExternalProcedureRequestMessage.SendXsl.xslt |
Origem/Destino: | Shift/ProcedureCore |
Tipo da Mensagem: | TOTVS.Integration.Messages.ProcedureRequestMessage |
Chave: | XsltMapper.ReturnXsl |
Valor: | Colocar o conteúdo do arquivo ~/TOTVS.Integration/TOTVS.Integration.Shift/Xslt/ExternalProcedureRequestMessage.ReturnXsl.xslt |
Alteração do status de um exame solicitado (ORR^O02)
Após enviar a mensagem ORM^O01 definida no capitulo Solicitação de exames e abertura de boletim apartir da Shift, o sistema da Shift enviará mensagem de solicitação (ORR^O02) de alteração do status do exame. A alteração de status poderá alterar o status do exame para dois estados CA - Cancelar; CM - Coleta realizada. Ao informar o HIS que o exame foi coletado o HIS irá marca-lo como executado na Worklist de exames como executado e ele será lançado na conta do paciente.
ORR^O02 – Enviado pela Shift
MSH|^~\\&a|SHIFT|SHIFT|UNIMEDRP|TOTVS|20171004152455||ORR^002|6456055495413612|P|2.3||||||||
PID|||IhDoHIS||SILVA^JOÃO|SILVA^MAE|19501204120000|M
PV1||||C|||||^BARBOSA SILVA^VIVIANE^^^^^^SP&145410&CRM
ORC|SC||45654641^^^^||CM
OBR||||CRE^CREATININA (SORO)||20170327213000|||||||||||url_laudo|
Campo | Descrição |
PID.3 | Código Externo do paciente, obrigatório. |
PID-5.1 | Ultimo Nome do Paciente; |
PID-5.2 | Restante do Nome do Paciente; |
PV1.4 | C (Eletivo) |
PV1.9.2 | Sobrenome do medico (executante, quando ORC.5 for CM deve ser preenchido) |
PV1.9.3 | Restante do nome do medico |
PV1.9.9.1 | UF do conselho do medico |
PV1.9.9.2 | Numero no Conselho |
PV1.9.9.3 | Identificador do conselho (CRM, CRR, CRL) |
ORC.1 | SC |
ORC.3.1 | Identificador de execução de exames gerado pelo HIS na resposta da ORM^O01 |
ORC.5 | CA - Cancelar; CM - Coleta realizada; IP - Executado |
OBR.4.1 | Mnemônico do exame |
OBR.4.2 | Nome do exame |
OBR.6.1 | Data em que o exame foi requisitado |
OBR.18 | Url do laudo de exames quando status IP for recebido |
ACK – Mensagem de retorno gerado pela TOTVS
MSH|^~\&|CRIS|Radiology|HIS||20160415102100||ACK|5135|P|2.3|||AL
MSA|AA|69235f58-02d7-48f2-95a2-c0a03a4||||^^
- Quando não ocorrer erro o retorno será:
- MAS.01 = AA
- MAS.02 = Hash da mensagem enviada
- Se ocorrer algum erro no momento da integração a mensagem será
- MAS.01 = AE
- MAS.02 = Hash da mensagem enviada
- MAS.03 – Mensagem contendo o erro que ocorreu.
4) Cancelamento de Exames
4.1) HIS
Criado novo recurso para permitir que exames oriundo da integração possam ser cancelado via HIS.
Nos casos que a requisição do exame foi solicitada via integração, o HIS solicitará usuário e senha e validará se o usuário tem a permissão acima citada.
Caso contrário irá negar a ação de cancelamento.
Para a inclusão do registro de liberação do paciente o sistema também passa a verificar a existência de exames que tiveram sua origem via integração e, para estes casos, o HIS também solicitará usuário e senha e validará se o usuário tem a permissão acima citada.
Caso o usuário não tenha a permissão para cancelar as solicitações de exames, não será possível incluir o registro de liberação enquanto existirem exames pendentes para o atendimento.
IMPORTANTE: A configuração de ações para Status de Execução de Exames, tem prioridade sobre este novo recurso.
4.2) Integração
Os cancelamentos de exames solicitados através da integração só serão efetuados caso o status da requisição de exame não esteja em 'Coletado' e 'Executado'.
Configurações de Integração utilizando o 'Configurador de Integrações'
a) Configure as Aplicações (Integrações / Aplicações / Adicionar nova Aplicação)
Nome: | Shift |
Assembly: | File System Path\TOTVS.Integration.Shift.dll |
Nome: | XsltProxy |
Assembly: | File System Path\TOTVS.Integration.XsltProxy.dll |
Nome: | ProcedureCore |
Assembly: | File System Path\TOTVS.Integration.ProcedureCore.dll |
b) Configure as Mensagens (Integrações / Mensagens / Adicionar nova Mensagem)
Nome: | TOTVS.Integration.Messages.ProcedureChangeStatusMessage |
c) Configure o Fluxo das Mensagens (Integrações / Fluxos das Mensagens / Adicionar nova Configuração)
Origem/Destino: | XsltProxy/ProcedureCore |
Tipo da Mensagem: | TOTVS.Integration.Messages.ProcedureChangeStatusMessage |
Tipo de Comunicação: | Unity |
d) Configure os Valores Customizados (Integrações / Valores Customizados / Adicionar nova Configuração)
Origem/Destino: | Shift/ProcedureCore |
Tipo da Mensagem: | TOTVS.Integration.Messages.ProcedureChangeStatusMessage |
Chave: | XsltMapper.SendXsl |
Valor: | Colocar o conteúdo do arquivo ~/TOTVS.Integration/TOTVS.Integration.Shift/Xslt/ProcedureChangeStatusMessageSendXSL_XSLT_HIS.xslt |
e) Configure o Mapeamento de Status (Núcleo de Exames / Mapeamento de Status)
Origem/Destino: | Shift/HIS |
Status Externo: | 4 |
Status do Procedimento: | Executado |
Origem/Destino: | Shift/HIS |
Status Externo: | 14 |
Status do Procedimento: | Coletado |