Cadastramento de Ordens de Produção que é um documento que inicia o processo de fabricação do produto relacionando todos os componentes e as etapas de fabricação determinadas por sua estrutura, além disso, é essencial na geração das requisições dos materiais.
Importante: o sistema administra as OPs de sua geração ao seu término. A ordem de produção pode ser incluída manualmente, OPs por Pedidos de Venda (através da geração de OPs) e por ponto de pedido (através do MRP - projeção de estoque).
É possível identificar as OPs incluídas manualmente e as geradas automaticamente por meio de seus códigos.
As OPs são referenciadas nas atualizações e consultas através da seguinte composição de código:
- Número da OP + Item + Sequência.
As atualizações das OPs são efetuadas pela informação das movimentações internas (baixa). Uma OP é encerrada quando o sistema detecta uma movimentação do Tipo Produção para o valor total da OP ou quando a soma de movimentações do Tipo Produção totaliza a quantidade original da OP.
O custeio de uma OP é calculado através da soma dos custos dos componentes por nível até o nível do produto pai.
É possível visualizar o andamento do processo de execução das OPs através da opção Gráfico na janela de manutenção de Ordens de Produção.
Quando uma ordem de produção é incluída, o sistema verifica automaticamente tudo o que é necessário para que esta produção possa ser executada e efetua o empenho de todos os materiais necessários conforme determinado em sua estrutura.