Este processo tem como objetivo a alocação das operações de cada ordem de produção nos recursos disponíveis, considerando as informações dos calendários, bloqueios de recursos, exceções aos calendários, utilização de ferramentas, entre outras informações.
Essa alocação poderá servir de base para orientação do trabalho de utilização dos recursos no chão de fábrica, permitindo o planejamento da ocupação das máquinas.
A rotina de carga máquina irá seqüenciar cada operação das ordens de produção consideradas simulando a ocupação de cada recurso. Com a programação da produção, obtêm-se a informação referente a tempos de produção e prazos de entrega, verificando-se também gargalos na produção e disponibilidade de máquinas.
De acordo com o tipo de alocação escolhido, o sistema identifica quais ordens devem ser alocadas primeiro e processa o cálculo de alocação sempre visando ao encerramento mais rápido possível de cada operação existente para fabricação de determinado produto.
Com essas informações, é possível identificar se ordens de produção prometidas poderão ser entregues na data combinada e efetuar simulações utilizando calendários com hora extra, turno extra, entre outras informações.