Page tree

Ordem de Separação - ACDA100

Visão Geral do Programa

Esta rotina tem o objetivo de separar os produtos originados da ordem de separação, pedido de venda, nota fiscal de saída ou ordem de produção.

A rotina de Separação deve ser executada a partir de um único terminal RF (radio freqüência), que orienta o operador na tarefa de encontrar e validar o produto nos armazéns, endereços ou lotes da empresa, agilizando o processo.

Existem diversas formas de realizar a separação, de acordo com a combinação das seguintes características:

  • Tipo de código usado (código natural ou código interno)
  • Controle de localização (MV_LOCALIZ)
  • Controle de Rastreabilidade (MV_RASTRO)
  • Número de série

Importante:

O tipo de código usado influi muito nas características e telas apresentadas.

O código interno (CB0) já possui todas as informações necessárias no próprio código da etiqueta e já traz, entre outras informações, a quantidade, armazém, endereço, lote, sub-lote e número de série.

O código natural (código de barra padrão EAN) não traz todos estes dados, sendo necessário informá-los devidamente.


Procedimentos:

Para efetuar a separação:

1. Em Expedição, selecione a opção Separação.
2. Informe como a separação será efetuada:

  • Ordem de Separação.

Importante:

Consulte o tópico Tipos de Ordem de Separação , para conhecer as diversas formas de efetuar a separação por ordem de produção.
  • Pedido de Venda.
  • Nota Fiscal de Saída.
  • Ordem de Produção.

3. Preencha os campos de acordo com o tipo de separação selecionada.

4. Caso ainda existam itens a serem separados, o Sistema apresenta uma mensagem de alerta, permitindo ao operador, continuar o processo de separação.

5. Finalize a separação.


Funcionalidades:

A rotina apresenta algumas funcionalidades por meio de teclas de atalho:

  • <CTRL + I> - visualizar os produtos separados.

Permite a visualização dos produtos separados em qualquer parte da rotina.

  • <CTRL + P> - pular item.

Permite apontar uma divergência, para justificar que determinado item não deve ser separado neste momento ou para eliminá-lo da ordem de separação.

Se a divergência informada estiver contida no parâmetro MV_DIVERPV, o item será estornado na liberação do Pedido de Vendas, permitindo ao operador liberar o item deste Pedido de Vendas posteriormente e gerar uma nova ordem de separação.

Este tipo de operação é utilizado quando não é possível efetuar o estorno, pois a ordem de separação já se encontra em andamento.

Quando existe a tentativa de pular um item que já foi lido anteriormente, o Sistema exibe uma mensagem. Neste caso, os produtos lidos devem ser estornados para depois utilizar esta funcionalidade.

  • <CTRL + X> - estorno.

Ao pressionar esta combinação de teclas, o Sistema exibe a tela para efetuar o estorno.

  • <CTRL + V> - volume.

Ao pressionar esta combinação de teclas, o Sistema exibe a tela para informar um novo volume, criando uma nova etiqueta de volume para esta separação.

Este recurso estará disponível somente quando a ordem de separação estiver configurada para realizar embalagem simultânea.


Tipos de Ordens de Separação

Ao executar a rotina Separação e selecionar o tipo ordem de separação, o Sistema apresenta diferentes formas de execução para cada tipo de código utilizado.


Código Natural

São os códigos de barra padrão EAN (8/13/128/UPC-A/UPC-E) e também o próprio código do produto.

  • Sem controle de localização e sem controle de rastreabilidade

Neste caso, o sistema está configurado com o controle de localização (parâmetro MV_LOCALIZ = N) e/ou controle de reastreabilidade (parâmetro MV_RASTRO = N) desativado, ou no cadastro do produto envolvido, o controle de localização e de rastro estiverem desativados.

Após selecionar o tipo ordem de separação, o sistema exibe uma tela informando o armazém. Em seguida, apresenta a tela para informar a quantidade do produto a ser separada.

  • Sem controle de localização e com controle de rastreabilidade

Neste caso, o sistema está configurado com o controle de localização desativado (parâmetro MV_LOCALIZ = N) ou no cadastro do produto envolvido, o controle de localização estiver desativado, e com o controle de reatreabilidade ativado (parâmetro MV_RASTRO = S) e no cadastro do produto envolvido, o controle de rastro estiver ativo.

Após selecionar o tipo ordem de separação, o sistema exibe uma tela informando o armazém. Em seguida, apresenta a tela para informar a quantidade do produto a ser separada. Nesta tela também é informado o lote sugerido do produto. Ao teclar <ENTER>, o Sistema apresenta a tela para informar o código do lote a ser validado. Se o produto possuir sub-lote, informe o sub-lote para validação.

  • Com controle de localização e sem controle de rastreabilidade

Neste caso o Sistema está configurado com o controle de rastreabilidade desativado (parâmetro "MV_RASTRO" = N) e com o controle de localização ativo (parâmetro "MV_LOCALIZ" = S) e ativo também no cadastro do produto envolvido.

Após selecionar o tipo "ordem de separação", o Sistema exibe uma tela informando o armazém. Em seguida, apresenta a tela com a quantidade do produto a ser separada. Se necessário, a quantidade pode ser alterada.

  • Com controle de localização e com controle de rastreabilidade

Neste caso o Sistema está configurado com controle de localização ("MV_LOCALIZ" = S) e com o controle de rastreabilidade ("MV_RASTRO" = S) ativos e este controles também devem estar ativos no cadastro do produto envolvido.

Após selecionar o tipo "ordem de separação", o Sistema exibe uma tela informando um endereço. Em seguida, apresenta a tela com a quantidade do produto a ser separado. Se necessário, a quantidade pode ser alterada. Esta tela também apresenta o lote sugerido do produto, informe o código do lote a ser validado.

  • Com controle de localização, com controle de rastreabilidade e com controle de número de série

Neste caso o Sistema está configurado com controle de localização ("MV_LOCALIZ" = S) e com o controle de rastreabilidade ("MV_RASTRO" = S) ativos e este controles também devem estar ativos no cadastro do produto envolvido e os produtos possuírem controle de número de série.

Após selecionar o tipo "ordem de separação", o Sistema exibe uma tela informando um endereço. Em seguida, apresenta a tela para informar somente o código da etiqueta do produto, pois ao utilizar o controle por número de série, é realizada a unitização da quantidade dos produtos. Informe o código do lote a ser validado.


Código Interno (CB0)

O código interno é o conjunto das informações cadastradas na tabela CB0 - Código Interno.

Este tipo de código permite, quando da leitura da etiqueta, a visualização de várias informações sobre o produto, tais como, armazém, endereço, lote, data de validade, quantidade, etc.

  • Sem controle de localização e sem controle de rastreabilidade

Neste caso o Sistema está configurado com o controle de localização (parâmetro "MV_LOCALIZ" = N) e/ou controle de reastreabilidade (parâmetro "MV_RASTRO" = N) desativados, ou no cadastro do produto envolvido, o controle de localização e de rastro estiverem desativados.

Após selecionar o tipo "ordem de separação", o Sistema exibe uma tela informando o armazém. Em seguida, apresenta a tela para informar o código da etiqueta. A quantidade somente será solicitada se a etiqueta utilizada estiver configurada com a quantidade variável.

  • Sem controle de localização e com controle de rastreabilidade

Neste caso o Sistema está configurado com o controle de localização desativado (parâmetro "MV_LOCALIZ" = N) ou no cadastro do produto envolvido, o controle de localização estiver desativado, e com o controle de reatreabilidade ativado (parâmetro "MV_RASTRO" = S) e no cadastro do produto envolvido, o controle de rastro estiver ativo.

Após selecionar o tipo "ordem de separação", o Sistema exibe uma tela informando o armazém. Em seguida, apresenta a tela para informar o código da etiqueta. A quantidade somente será solicitada se a etiqueta utilizada estiver configurada com a quantidade variável.

Nesta tela também é sugerido o lote do produto. Por se tratar de código interno não é solicitado o lote/sub-lote, pois estas informações constam na etiqueta.

  • Com controle de localização e sem controle de rastreabilidade

Neste caso o Sistema está configurado com o controle de rastreabilidade desativado (parâmetro "MV_RASTRO" = N) e com o controle de localização ativo (parâmetro "MV_LOCALIZ" = S) e ativo também no cadastro do produto envolvido.

Após selecionar o tipo "ordem de separação", o Sistema exibe uma tela informando o armazém. Em seguida, apresenta a tela para informar o código da etiqueta, pois os dados do local e do endereço já estão contidos no código interno. A quantidade somente será solicitada se a etiqueta utilizada estiver configurada com a quantidade variável.

  • Com controle de localização e com controle de rastreabilidade

Neste caso o Sistema está configurado com controle de localização ("MV_LOCALIZ" = S) e com o controle de rastreabilidade ("MV_RASTRO" = S) ativos e este controles também devem estar ativos no cadastro do produto envolvido.

Após selecionar o tipo "ordem de separação", o Sistema exibe uma tela informando um endereço. Em seguida, apresenta a tela para informar o código da etiqueta, pois os dados do local e do endereço já estão contidos no código interno. Nesta tela é apresentada a quantidade do produto a ser separada. Se necessário, a quantidade pode ser alterada. Esta tela também apresenta o lote sugerido do produto, pois este produto possui controle de rastreabilidade.


Tabelas

  • CB0 – Id de Etiquetas
  • CB1 – Operadores do ACD
  • CB3 – Tipos de Embalagem
  • CB4 – Cadastro de divergências
  • CB5 – Local de Impressão
  • CB6 – Volumes de Embalagem
  • CB7 – Cabeçalho da Ordem de Separação (expedição)
  • CB8 – Itens da Ordem de Separação (expedição)
  • CB9 – Produtos separados na expedição
  • CBG – Log ACD

Parâmetros

  • MV_CBFCQTD
  • MV_CONFEND
  • MV_DIVERPV
  • MV_ESTNEG
  • MV_IACD01
  • MV_LOCALIZ
  • MV_OSEP2UN