Ajustes para a geração do arquivo do PTU A500 na versão 10.0

Características do Requisito

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Saúde

Módulo:

UNICOO

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Geração de Arquivos de Faturas de Intercâmbio Custo Operacional (PTU A500)

FT64FM

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

FR12FM

Info. Cobrança Reembolso PTU

PM10FM3

Objetos Relacionados:

V_PTU_GERACAO_A500

PCK_PTU

Banco(s) de Dados:

Oracle®

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®

Descrição

Alteração da geração do arquivo do "PTU A500" (Notas de Fatura em Intercâmbio) para atender a nova versão 10.0.


Procedimento para Configuração


As alterações do manual do PTU 10.0 para o arquivo A500 trouxeram diversas mudanças conjuntas com os novos arquivos, como o A520/A525 e A530/A535, além de alterações de outros arquivos para atender a RN nº 430 (Compartilhamento de Risco), porém esta versão não irá tratar estes arquivos e demais processos para a RN nº 430, portanto o processo de geração que irá tratar das alterações do sistema para a RN nº 430 será liberado em versão posterior do sistema.

Para atender as alterações do sistema para a geração do arquivo PTU A500 para a versão 10.0, está versão trará as seguintes modificações:

  • Registro R501 - Header:

Neste registro foi incluído nos campos TP_DOCUMENTO_1 e TP_DOCUMENTO_2 a opção "4 = NDC", que conforme a regra dos campos define que este tipo 4 deve ser utilizado somente quando a cobrança for referente a reapresentação de nota glosada (Ajius) (campo CD_EXCEÇÃO = J).

No processo de geração o sistema passará a incluir esta opção quando o campo "Nota Glosada (Ajius)" da aba Complemento da tela de Guia de Serviço (PM10FM) estiver informado, onde irá habilitar demais campos para complementar esta opção conforme imagem abaixo:


  • Registro R502 - Nota de Cobrança:

Os campos NM_PREST, TP_PREST_EXEC, ID_REC_PROPRIO e CD_CID_OBITO foram incluídos no registro R502, porém estas informações já estavam inclusas no PTU A500 em versões anteriores, onde estes campos já eram gerados nos registros R503 (Hospitalar) e R504 (Serviço), e por este motivo não será preciso configuração ou preenchimento de outro campo que difere dos utilizados em versões anteriores na geração do arquivo A500 do PTU.

  • Registro R506 - Nota Fiscal Eletrônica:

A partir da versão 10.0 do PTU A500, o UNICOO passará a gerar o registro de Nota Fiscal Eletrônica para as faturas que tiveram a emissão através da tela de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (Faturamento > Manutenção > Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica - NFS-e). Para isto, será necessário a atualização do módulo  "FR - Relatórios de Faturamento" na versão 18.404.2 e a DLL NFSeTSS.dll para que o sistema esteja preparado para receber as informações necessárias para a geração deste registro no PTU 10.0.


Notas Fiscais de Serviço Eletrônica emitidas em versões anteriores poderão apresentar falhas na geração do PTU A500 por não possuir a informação de URL da NFS-e gerada, portanto para que seja corrigido será necessário efetuar a consulta da nota para que esta informação passe a ser gravada no sistema corretamente.

  • Registro R507 - Cobrança de Reembolso:

Nesta versão do PTU foi incluído o campo ID_REEM_PAR_INT, que identifica o tipo de cobrança de reembolso referente ao valor do pagamento, com as opções 1 (Parcial) e 2 (Integral) como valores aceitos na geração. Para tratar este campo, no rodapé da tela de guia de serviço foi incluída uma nova opção que será habilitada após a gravação de uma guia identificada como Reembolso Intercâmbio, e exibida uma tela para selecionar uma das opções disponíveis confome especificado no manual do PTU:

                                                          

Procedimento para Utilização

Não houveram mudanças nos procedimentos da geração do arquivo com relação ao processo anterior.

Campos do arquivo que sofreram modificação, e sua informação correspondente no sistema:

  • Registro R501
    - TP_DOCUMENTO_1 / TP_DOCUMENTO_2: 1 = Fatura - Caso a geração do A500 não atender as demais opções.
                                                                                2 = Nota Fiscal - Não gerado pelo sistema.
                                                                                3 = Nota Fiscal Eletrônica - Caso o campo FATURAMENTO.NRNFSE não esteja nulo.
                                                                                4 = NDC - Caso o campo GUIA_DE_SERVICO.AOGUIA_GLOSA_REAPR_AJIUS possuir valor "S".

  • Registro R502
    - NM_PREST: Campo PESSOA.NOPESSOA referente ao campo DETALHE_FATURAMENTO_CUSTO.NRREGISTRO_PREST.
    - TP_PREST_EXEC: De-para realizado entre o campo PRESTADOR.TPPRESTADOR e a tabela PTU_CONVERSAO_ITEM, onde o campo NRTABELA = "10".
    - ID_REC_PROPRIO: De-para realizado entre o campo PRESTADOR.TPPRESTADOR e a tabela PTU_CONVERSAO_ITEM, onde o campo NRTABELA = "9".
    - CD_CID_OBITO: campo GUIA_DE_SERVICO.CDCID_OBITO.

  • Registro R506
    - NR_NOTA_FISCAL_DOC1 / NR_NOTA_FISCAL_DOC2: campo FATURAMENTO.NRNFSE.
    - LINK_NFe_DOC1 / LINK_NFe_DOC2: campo FATURAMENTO.TXURL_NFSE.

  • Registro R507

            - ID_REEM_PAR_INT: campo GUIA_DE_SERVICO.AOREEMBOLSO_TP_COBR.

O Script enviado nesta versão para a geração do "A500" no layout do "PTU 10.0" necessita de um número de geração, onde por padrão será enviado com o valor fixo "646". Caso utilize uma sequência numérica diferente de geração para este arquivo, é necessário que este seja alterado na variável "vgeracao" do arquivo ".SQL" desta versão.

Para a geração do arquivo do "PTU A500", no novo layout, é necessário que seja alterado o número de geração por meio da configuração de área de ação da Unimed de destino do envio do arquivo no módulo de "Administração do Sistema" (Adm. Sistema > Tabelas Básicas > Plano de Saúde > Área de Ação > Aba Geração de Arquivos).


#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))