A etapa de sequenciamento automático do APS , sequencia um grupo de máquina por vez, alocando as operações daquele GM nos respectivos centros de trabalho e liberando as operações sucessoras para serem alocadas nos próximos grupos de máquinas.
O sequenciamento automático utiliza o nível de GM para determinar quais grupos de máquinas serão sequenciados antes dos demais.
Veja o exemplo abaixo:
O GM 01 realiza a primeira operação da linha de produção e, por isso, foi parametrizado como nível 1. Assim, o APS alocará as operações desse grupo de máquina e liberará as operações dos grupos seguintes (GM 02 e 03) para serem sequenciadas.
Se os níveis de GM não forem informados, não significa que o APS alocará as operações fora da sequência desta ordem ou deixará de alocar operações. O sequenciamento sempre irá respeitar a ordem das operações informadas na rede PERT do item. Contudo, o tempo do processo de sequenciamento será maior, pois o APS terá que sequenciar várias vezes cada GM até que todas as operações sejam alocadas.
Existem em algumas fábricas processos que são diferentes de um produto para outro. Por exemplo, um produto é primeiro pintado e, em seguida, cortado. Outro produto passa pelas mesmas máquinas, mas é primeiro cortado e, em seguida, pintado. Nestes casos recomenda-se parametrizar pela situação que ocorrer com mais frequência ou que possuir maior volume de ordens de produção.
Alguns grupos de máquina podem ser parametrizados com o mesmo nível. No exemplo da figura, poderíamos optar por parametrizar os GMs 02 e 03 com o mesmo nível (2), pois seus processos podem ocorrer em paralelo.