Esse é um cadastro exclusivo do Protheus. As naturezas são necessárias para quaisquer inclusões de títulos no contas a receber ou a pagar, no intuito de classificar tais movimentos. Portanto, é necessário cadastrar todas as naturezas que serão utilizadas no Protheus e, em seguida, associá-las aos parâmetros de natureza utilizados na integração: MV_HTLNARA, MV_HTLNAPR, MV_HTLNACC, MV_HTLNACD, MV_HTLNANC, MV_HTLNAPF, MV_HTLNAPJ, MV_HTLNCPF, MV_HTLNCPJ e MV_HTLNAFT. Para maiores detalhes sobre os parâmetros, verifique o subtópico parâmetros gerais.
Visto que todo imposto, dos títulos a receber, será calculado no Bematech e enviado já corretamente ao Protheus, as naturezas cadastradas para estes fins deverão estar configuradas para não calcular IRRF (ED_CALCIRF), ISS (ED_CALCISS), INSS (ED_CALCINS), CSLL (ED_CALCCSL), COFINS (ED_CALCCOF) e PIS (ED_CALCPIS). As naturezas que se enquadram nesse caso, são as definidas nos seguintes parâmetros: MV_HTLNARA, MV_HTLNAPR, MV_HTLNACC, MV_HTLNACD, MV_HTLNANC e MV_HTLNAFT.
Já as naturezas utilizadas para os títulos a pagar (referentes a comissões), deverão estar configuradas para calcular os impostos pertinentes, visto que o cálculo nesse caso será realizado no Protheus. As naturezas que se enquadram nesse caso, são as definidas nos seguintes parâmetros: MV_HTLNAPF, MV_HTLNAPJ, MV_HTLNCPF e MV_HTLNCPJ.
Para as naturezas de vendas (MV_NATCART, MV_NATCHEQ, MV_NATDINH, MV_NATTEF e MV_NATFATU), deve-se configurar o campo de cálculo de ISS para “sim”.