A partir da versão 12.1.22 (Patch 013), foi incluída a funcionalidade de registrar uma internação retroativa como encaixe no período entre dois atendimentos. Ou seja, caso um atendimento termine (alta) no dia 10 de um determinado mês e outro comece dia 20 deste mesmo mês, o sistema deve permitir que crie-se atendimentos no período entre os dois atendimetos, realizando sempre a validação da colisão entre datas.

Para tais atendimentos, a alta é realizada automaticamente e deve ser, posteriormente, editada pelo usuário para as informações corretas. São preenchidos os seguintes dados como default na alta automática:

  • Motivo: Normal
  • Data: Igual a da entrada
  • CID: Não informado


Faturamento após a alta

As contas e parciais associadas às internações cuja alta já foi dada permitem normalmente a inclusão dos itens, desde que dentro do período de data inicial e final do atendimento. Portanto, para que sejam adicionados itens na conta, a data final da alta deverá ser trocada na edição da alta.


Ao realizar o registro de uma internação identificada pela data de entrada como encaixe, será exibida a seguinte mensagem:

Caso já exista algum atendimento cujo intervalo de Data Entrada/Saída contenha a data informada como entrada no atendimento, a seguinte mensagem é apresentada e o cadastro é impedido:


Pré-requisito funcionamento

A funcionalidade acima descrita não funcionará caso exista algum atendimento corrente para o paciente selecionado, visto que, neste caso, a tela de cadastro inteira não é liberada.