Esse é um processo que envolve três estabelecimentos, o fornecedor que fornece os insumos, o industrializador (estabelecimento que modifica a natureza, o funcionamento, o acabamento, a apresentação ou a finalidade do produto) e o encomendante estabelecimento que realizou a encomenda.
A Industrialização por encomenda em operação triangular, é o processo em que o estabelecimento encomendante necessita de insumos solicita ao fornecedor, isto é o encomendante remete os insumos para o industrializador diretamente do seu fornecedor por conta e ordem sem transitar pelo estabelecimento adquirente
Por sua vez o industrializador realiza a industrialização necessária e remete os insumos ao encomendante finalizando o processo.
Entendimento da Operação:
- O Encomendante (que é o adquirente original).
- O Industrializador.
- E o Fornecedor das matérias primas.
Nesta operação, o Encomendante adquire as matérias-primas necessárias e as encaminha ao Industrializador para serviços de beneficiamento.
* O próprio Encomendante pode fornecer também os produtos intermediários e materiais de embalagem, que são adquiridos dos fornecedores e entregues diretamente ao Industrializador, sem que transitem pelo estabelecimento do Encomendante.
Fornece determinados insumos porem precisa ser beneficiado ou receber qualquer tipo de tratamento ao qual ele não realiza, esse insumo é entregue diretamente em um estabelecimento industrializado (executor da encomenda)
O procedimento é realizado através de duas notas fiscais:
Fluxo:
Autor da encomenda
O estabelecimento encomendante deverá gerar Nota Fiscal de remessa simbólica ao estabelecimento industrializador.
Fluxo:
Primeiramente, é necessário realizar a entrada da Nota Fiscal de Remessa Simbólica que o Fornecedor encaminha ao Encomendante.
O estabelecimento industrializador, é o estabelecimento que transforma o insumo.
Recebe uma remessa simbólica do encomendante para industrialização no termino da industrialização, gera a nota de remessa de retorno.
Fluxo: