ÍNDICE
01. MANUTENÇÃO CORRETIVA
Manutenção Corretiva segundo o item 2.8.8 da página 7 da NBR 5462 define como:
"Manutenção efetuada após a ocorrência de uma pane destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida."
Podemos entender então que é a ação de manutenção que tem por objetivo retornar o equipamento nas condições normais para cumprir o seu papel dentro do processo de produção, dentro dos parâmetros estabelecidos.
A Manutenção Corretiva é o tipo de manutenção mais caro, que toma mais tempo e traz mais prejuízo para a empresa. Chegando a ser, no mínimo, sete vezes mais cara que os demais tipos de manutenção. O custo elevado se justifica por vários fatores, por exemplo, compra de peças de urgência, parada inesperada do equipamento, perda de matéria prima, acidentes, entre outros. Isto não quer dizer que a empresa não possa trabalhar com manutenções corretivas, pois quando é controlado, ou seja, processos com nenhum ou baixo impacto para a empresa, poderá ser adotado esta estratégia, haja visto que o custo para corrigir é menor que sua prevenção, enfim, parte da estratégia de manutenção da empresa.
A manutenção corretiva pode ser classificada em emergencial e programada.
Emergencial é quando ocorre uma falha funcional em um equipamento critico, necessitando o restabelecimento das suas funções no menor prazo possível.
Programada é quando ocorre uma falha potencial ou funcional, porem o equipamento não é critico ou não esta gerando lucro cessante para a empresa.