Árvore de páginas


ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Rotina Inclusão de MDF-e com opção de Informações de Pagamento


Importante: As informações referentes aos pagamentos são destacadas apenas no XML.

Devido a não obrigatoriedade, os dados de informações do pagamento não são impressos no DAMDFE. Caso seja necessário sua impressão, isso só será possível modificando/customizando o fonte RdMake padrão DAMDFE.PRW utilizando a nova tag <infPag>.

01. Visão Geral

O projeto MDF-e Integrado tem como objetivo a disponibilização, pelas Secretarias de Fazenda, de uma infraestrutura digital de documentos, legislações e processos voltados para a simplificação da emissão de documentos fiscais eletrônicos de transporte e integração, dentro de um ecossistema digital, que permite às Empresas Transportadoras de Cargas (ETC), Transportadores Autônomos de Cargas (TAC), ANTT, Administradores de Meios de Pagamentos e as próprias Secretarias de Fazenda, o aperfeiçoamento dos seus processos e compartilhamento de informações entre todos estes atores, a partir de um único documento e infraestrutura já consolidada e em uso por todos os envolvidos. 

Esta nova NT é obrigatória para modal rodoviário e quando o Tipo Emitente for igual a Prestador de Serviço de Transporte (tpEmit=1) ou transportador que emitirá CT-e globalizado (tpEmit=3), não sendo obrigatório para emitentes com frota própria (tpEmit=2). Caso seja um emitente com frota própria e possuir um TAC agregado será possível emitir as informações de pagamento no sistema.

02. Rotina Inclusão de MDF-e com opção de Informações de Pagamento


Para configurar o TAC Agregado, basta acessar o módulo Faturamento (SIGAFAT) / Atualizações / Cadastros / Veículos (OMSA060).

Preencher o campo Frota (DA3_FROVEI) com tipo 3 - Agregado para salvar-lo como TAC agregado.


Para incluir o MDF-e com as informações de pagamento, basta acessar a rotina de MDF-e (Módulo Faturamento (SIGAFAT) / Atualizações / Nf-e e Nfs-e / MDF-e (SPEDMDFE), após informar os filtros da tela, clicar no botão Incluir.



Realizar todos os preenchimentos necessários como UF carregamento e descarregamento, veículo, seleção de documentos, municípios de carregamento e etc.



Após o  preenchimento das informações anteriores, clicar na aba Informações de Pagamentos, onde será apresentada a seguinte tela:


No grid Informações de Pagamento, serão informados os seguintes dados:

  • Nome do Responsável pelo Pagamento;
  • CPF ou CNPJ ou Id Estrangeiro do Responsável pelo Pagamento;
  • Valor Total do Contrato;
  • Forma de pagamento (Á vista ou À Prazo);
  • CNPJ da IPEF ou Código do Banco e Código da Agencia.



Importante: Caso seja preenchido o CNPJ da IPEF não será necessário o preenchimento dos campos de Código do Banco e Código da Agência. Este dois últimos deverão ser preenchidos caso o CNPJ da IPEF não for informado.


Para cada linha adicionada no grid de Informações de pagamento serão atualizados e adicionados novos grupos (grid) de Componentes do Pagamento e Parcelas do Pagamento.


No grid Componentes do Pagamento, serão informados os seguintes dados:

  • Tipo do Componente (1- Vale Pedágio; 2 - Impostos, taxas e contribuições; 3 - Despesas (bancárias, meios de pagamento, outras) / 99 - Outros);
  • Valor do Componente;
  • Descrição do Componente (necessário somente quando informado tipo de componente 99 - Outros).



No grid Parcelas do Pagamento, serão informados os seguintes dados:

  • Número da Parcela;
  • Valor da Parcela;
  • Vencimento da Parcela.



Importante: Este grid (Parcelas do Pagamento) será preenchido somente quando for informado a forma de pagamento À Prazo no grid de Informações de Pagamentos.


Em seguida, clicar no botão Salvar.


Logo após salvar o documento e realizar a transmissão do mesmo, para isso clicar em Outras ações / Gerenciar MDF-e.


Em seguida clicar em Outras Ações / Transmitir.


Informar o número do documento a ser transmitido e avançar no wizard de transmissão até sua finalização.


Em seguida, realizar o monitoramento do documento em Outras Ações / Monitorar.

Será apresentada tela com o status do documento monitorado.


Clicar no botão Schema para visualizar o XML do documento com as novas tags referentes as informações de pagamentos.


Segue trecho do XML com a TAG preenchida.


Pronto! No seu MDF-e os dados referentes ao pagamento foram transmitidos com sucesso.


Importante:

Para utilização desta funcionalidade não será necessário nenhuma atualização de dicionário de dados, porem será necessária atualização do TSS já disponível na expedição contínua.