Árvore de páginas


Atenção para os Retorno Bancários

  • Baixas de Títulos (Retorno Bancário) por API via job FINA715 para o Banco do Brasil foi disponibilizado no pacote de expedição contínua com data igual ou superior a 23/01/2023 para as releases 12.1.33 e posteriores.
  • Webhook para o Banco do Brasil disponível a partir da versão 12.1.2310 do Protheus ou Appserver igual ou superior a 20.3.1.4.

01. VISÃO GERAL

         Rotina para visualização dos logs das baixas de títulos por API, gerados via job FINA715 ou via Webhook.


         FINA715 x Webhook

         - Ao executar o Job FINA715, o Protheus inicia a comunicação com o banco solicitando informações de eventos de baixa de boletos.

         - Ao configurar o Webhook é o banco que inicia a comunicação com o Protheus, enviando informações de eventos de baixa de boletos.

            Para o Protheus receber as informações enviadas pelo banco via Webhook é necessário um serviço REST habilitado no Protheus e disponibilizado para o banco.

                  → Banco do BrasilWebhook -  Para mais detalhes sobre a configuração do Webhook do Banco do Brasil Clique aqui.


Importante

  • As tabelas F79 e F7A devem possuir o mesmo compartilhamento, caso contrario não será possível executar o JOB - FINA715.
  • Para que seja acessível essa nova opção no novo gestor financeiro se faz necessário a existência do campo F79_ESTCOB

02. PRÉ-CONDIÇÃO

1) Necessita que seja configurado o Job FINA715 para alimentar os Logs das Baixas de Títulos, caso não configurado será exibida um mensagem de alerta encaminhando o usuário para Configuração dos Jobs de boletos.

      2) Em Configurações de contas, editar a conta desejada e configurar o Baixa de Títulos (Retorno):

      Configurar conforme desejado.

      Endereço (URL) de call-back do webhook: Preencher para utilização do Webhook.

      Salvar Alterações.


      3) Na rotina Parâmetro de Banco (FINA130), preencher com a opção 4=Recebimento on-line no campo Ret. Automat. (EE_RETAUT) para indicar a subconta a ser utilizada para Baixa de Títulos (Retorno):


Importante

  • Opção 4=Recebimento on-line para o campo EE_RETAUT disponível a partir da primeira expedição contínua de janeiro de 2023.


03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Na execução do Job FINA715 são gravadas tabelas F79 e F7A.

  •      Banco do Brasil

     O Job irá requisitar ao banco boletos liquidados(realizado pagamento), baixados(não foi realizado pagamento e o banco deu baixa automaticamente) e protestados no período determinado do parâmetro MV_FNGDTBX até o dia atual, ou do dia anterior até o dia atual caso não informado o parâmetro.

Para o Banco do Brasil são requisitados pelos códigos de estado de cobrança definidos pelo BB:

06 - LIQUIDADO Pagamento realizado → Job realizará a baixa no Protheus via execauto do FINA070.

07 - BAIXADO → (Cancelado), por exemplo: não foi pago até a data limite máxima de recebimento e o banco deu baixa no boleto → Job realizará a transferência desse título no Protheus para a situação de cobrança 0 -> Carteira removendo do borderô via execauto do FINA060.

05 e 09 - PROTESTADO ELETRONICO e TITULO PROTESTADO MANUAL → banco colocou em protesto → Job realizará a transferência desse título no Protheus para a situação definida na Configuração de Contas deste banco, tendo como padrão transferir para a carteira F → CARTEIRA PROTESTO via execauto do FINA060.


Os demais códigos disponibilizados pelo Banco do Brasil atualmente não são consultados, portanto, não são tratados pelo Protheus. A saber:

01 - NORMAL

02 - MOVIMENTO CARTORIO

03 - EM CARTORIO

04 - TITULO COM OCORRENCIA DE CARTORIO

08 - TITULO COM PENDENCIA DE CARTORIO

10 - TITULO BAIXADO/PAGO EM CARTORIO

11 - TITULO LIQUIDADO/PROTESTADO

12 - TITULO LIQUID/PGCRTO

13 - TITULO PROTESTADO AGUARDANDO BAIXA

14 - TITULO EM LIQUIDACAO

15 - TITULO AGENDADO

16 - TITULO CREDITADO

17 - PAGO EM CHEQUE - AGUARD.LIQUIDACAO

18 - PAGO PARCIALMENTE CREDITADO

80 - EM PROCESSAMENTO (ESTADO TRANSITÓRIO)


Outros valores recebidos

 Caso a API retorne valores na tag "valorOutroRecebido" o mesmo será somado aos juros do título no movimento de baixa. 


- Caso o banco em questão possua webhook e o pagamento é feito com código de barras, o boleto ainda não pode ser considerado liquidado, é considerado como Baixa Operacional. (Em alguns casos pode ser cancelado ou estornado ao longo do dia pelo banco). 

          - Nesse caso é gravada tabela F79 no Protheus com os dados que o banco envia e retornado status ok para o banco.

          - Esse registro da tabela F79 que foi gravado pelo Webhook será processado pelo Job FINA715, que irá realizar a consulta desse boleto no banco para verificar se o boleto foi liquidado.

          - Caso o boleto ainda não tenha sido liquidado, o registro da F79 continua ativo para uma próxima execução do Job FINA715.

          - Caso o boleto tenha sido liquidado, o Protheus efetua a baixa do título.


Obs: Caso não exista nenhuma ocorrência de baixas/transferência/protesto no período requisitado ao banco, não será gravada F79 nem F7A, somente atualizado o parâmetro MV_FNGDTBX com a última execução do job que é mostrado em tela ao lado do título da rotina.

Nessa tela abaixo podemos acompanhar os processamentos de retorno bancário realizados por API, onde é possível visualizar quantidade de títulos baixados e não baixados e o por qual motivo não ocorreu a baixa.

Na tela só é mostrado os processamentos com algum erro na requisição ao banco ou erro no processamento de baixa/transferência do título.

O cabeçalho do log (F79) será mostrado independente da filial em que o mesmo foi gerado. Haverá filtro de filial somente nos títulos exibidos no detalhe, respeitando as filiais que o usuário tem acesso e a seleção de filiais da rotina NGF. Neste caso, o sistema considera o campo F7A_FILTIT para realizar a verificação do acesso para exibição ou não do registro no monitor, ou seja, o campo F7A_FILIAL não será considerado neste cenário. Portanto em um caso onde o título não é localizado (exemplo de um título já excluído no Protheus), o sistema irá exibir esse registro para todos os usuários que possuam acesso a rotina, já que não foi possível identificar a filial de origem do título. 


JOB FINA715

Para cada execução com sucesso do Job FINA715 será atualizado o título da tela com data e hora da execução.


04. PESQUISAR

Encontre qualquer registro dos logs utilizando o campo Pesquisar.

05. BUSCA AVANÇADA

Para encontrar dados mais específicos, utilize a opção de busca avançada.

06. DETALHES

Para cada log na grid, é possível expandir os detalhes (Títulos) que o compõe. Clique na seta localizada no inicio da linha do log que deseja expandir e serão exibidos os dados referentes a esse log.

STATUS

O Status determina a situação do detalhe do Log (Título), onde podemos possuir dois valores:

RESOLVIDO

Este status determina que o detalhe do log (Título) foi corrigido. Para esse status as ações ficam desabilitadas.

PENDENTE

Este status determina que o detalhe do log (Título) ainda possui erros. Para esse status as ações ficam habilitadas. 

07. AÇÕES DOS DETALHES

Para cada detalhe na grid, é possível saber mais informações sobre Detalhes do Erro ou também Marcar como resolvido.

    Exibe os detalhes erros de um detalhe do Log (Título) que não foi baixado por algum motivo.

    Marca o registro como resolvido e altera o status.


    08. PROCESSAR BAIXAS

    Esta funcionalidade está disponível em pacotes de expedição contínua com data igual ou superior a 14/04/2023.

    Através dessa funcionalidade é possível realizar a comunicação online com o banco, e baixar os títulos a receber no ERP sem a necessidade do job (FINA715).

    Todo o processamento irá ocorrer de forma assíncrona, ou seja, o ERP não irá aguardar a finalização, permitindo a navegação livre do usuário.


    09. RELAÇÃO DE BAIXAS

      Através do relatório de Relação de baixas (FINR190) é possível listar todas as baixas realizadas pelo job (FINA715).

      O histórico padrão gravado nos movimentos de baixa é "Baixa por processo automático (API)" e a origem do movimento FINA715 (E5_ORIGEM), sendo possível criar layout personalizado com o filtro de origem para exibição das baixas via APIs.

      Através dos recursos disponíveis no smart view Relação de baixas (FINSV010) é possível listar todas as baixas realizadas pelo job (FINA715).

      O histórico padrão gravado nos movimentos de baixa é "Baixa por processo automático (API)" e a origem do movimento FINA715 (E5_ORIGEM).

      Mais informações: Smart View - Relação de Baixas

      10. TABELAS UTILIZADAS

      • F79 - Log retorno boleto API Cabec.  
      • F7A - Log retorno boleto API Itens