A parametrização para SPED - Contribuições (Lucro Presumido/Regime Cumulativo) é realizada conforme segue:
Inicialmente, a parametrização deve ser realizada nas rotinas 4001 e 212.
Rotina 4001
Na 4001, serão criadas regras de tributação para saídas, ou seja, uma ou mais figuras tributárias serão criadas, conforme a tributação do produto e nas seguintes condições:
- Se o produto possuir incidência da contribuição, então será criada uma regra com percentual (exemplo: 0,65% e 3,00%),
- Caso contrário, serão criadas figuras, conforme a tributação do produto em questão, como, por exemplo, produtos com alíquotas zero, com suspensão e isentos.
Em seguida, essas regras devem ser vinculadas aos produtos por meio da rotina 271 ou da rotina 574, conforme a tributação para a saída.
Rotina 212
Na rotina 212, deverá ser informado o CST do PIS/COFINS para a entrada e para a devolução a fornecedor, conforme a tributação de entrada de mercadorias, na tela de tributação, nas colunas Cód. sit. tribut. PIS/COFINS Ent. e Cód. sit. tribut. PIS/COFINS dev.Fornec (Saída), apenas para efeito de parametrização e/ou para geração do arquivo detalhado (entradas e saídas).

No SPED Lucro Presumido, a obrigatoriedade é sobre as Receitas, porém, o contribuinte não está impedido de gerar as entradas e entregar as informações a RFB.
Mesmo não sendo obrigatória a geração das entradas ou na hipótese de entrega, esta parametrização é necessária para atender as saídas de devoluções e evitar problemas na geração do arquivo na rotina 1097.
Em seguida, marque na rotina 132, o parâmetro 2506 - Utiliza PIS/COFINS por figura Tributária na Venda? como Sim.