CONTEÚDO
A margem consignável é o valor máximo da renda mensal do colaborador que pode ser comprometida em um empréstimo consignado.
Somente funcionários CLT tem acesso a essa modalidade de empréstimo, que terão as parcelas descontadas direto na folha de pagamento do salário, todo mês, limitado a esse teto – a chamada margem consignável.
A instituição de crédito terá à sua disposição dados do colaborador necessários para análise de aprovação de empréstimo consignado, como por exemplo nome, data de admissão, salário, matrícula, margem consignável, dentre outros.
Por padrão, a margem é sempre calculada sobre o valor da renda mensal líquida, ou seja, excluindo-se todos os descontos já existentes. Nesta documentação vamos tratar a Margem Personalizada ou seja o cálculo do valor desejado para esta variável que é de responsabilidade do departamento responsável pela folha de pagamento da empresa, que são definidos seja através da aplicação de regras internas de gestão de pessoas, políticas de departamento pessoal ou mesmo limitações específicas que permeiam as diretrizes da organização.
De forma resumida, então, a margem consignável representa o limite que pode ser descontado do salário para quitação dos produtos bancários contratados com a instituição de crédito parceira. Esse teto foi definido nas leis de consolidação de trabalho como forma de evitar o super endividamento dos consumidores. Assim, é possível garantir que mesmo contraindo um empréstimo, o funcionário ainda terá recursos necessários para suas necessidade, e não comprometendo toda a sua remuneração com o pagamento da dívida.
Em resumo, para que seja possível uma análise mais consistente pela instituição de crédito no que tange delimitar o score de seus clientes, o TOTVS Consignado permite que a empresa detentora do erp, defina o valor de margem consignável a ser considerado para o funcionário. Desta forma, conforme os critérios da empresa aplicados é possível dar clareza do valor de análise da instituição de crédito, devendo a regra da fórmula delimitar o percentual do líquido para contratação de empréstimo ao teto estabelecido pela legislação vigente.
Para detalhamento das regras de negócio na apuração da margem consignável do TOTVS Consignado, clique aqui!
Os valores usados para o preenchimento dos campos são específicos para cada cliente e serão disponibilizados para que sejam realizadas as validações. Os dados usados na validação dos campos das imagens são apenas exemplos, para demonstração do funcionamento do assistente.
Após atendida os requisitos citados no item 02. Pré-Condições, para personalizar a margem consignável com a regra de cálculo aplicada como política na empresa, siga os passos a seguir:
Para que os dados vindos do parceiro de crédito através do processo de integração do TOTVS Consignado com o ERP sejam carregados no movimento da competência atual para desconto em Folha de Pagamento, é necessário a geração do processo de importação e movimento mensal do funcionário.
FP3035 – Importação TOTVS Consignado:
Considera-se neste programa a busca das parcelas enviadas pela instituição de crédito via TOTVS Consignado que deverão ser integradas no TOTVS HCM Datasul.
Para isso você deverá fazer a carga das parcelas no erp, utilizando os recursos abaixo:
Permite filtrar para qual estabelecimento será aplicada a carga.
Figura 01
Informe o mês a ser verificado na integração para ser importada a carga de parcelas no TOTVS HCM Datasul.
Figura 02
Informe as matrículas desejadas ou deixe em branco para importação de todos os registros encontrados na carga.
Figura 03
Demonstrativo do Log de Importação da carga integrada do TOTVS Consignado para TOTVS HCM Datasul.
Figura 04 – Dados Fictícios Exemplo 1
Figura 05 – Dados Fictícios Exemplo 2
Considera-se neste programa o controle do(‘s) empréstimo(‘s) vinculado(‘s) ao funcionário bem como as parcelas pertinentes ao contrato em questão, para que seja realizado o acompanhamento e controle dos mesmos.
Para que seja possível realizar este cadastro é necessário que tenha sido realizado previamente a definição das Regra de Empréstimo Consignado - FP0530.
Após a importação da carga pertinente a competência do movimento desejado será possível visualizar no cadastro de Empréstimos Funcionários os registros de carga integrados.
Permite visualizar para o funcionário pesquisado as parcelas importadas para o movimento em questão, conforme envio da instituição de crédito.
Figura 06- Dados Fictícios Exemplo 1
Log do Demonstrativo de Cálculo do movimento da folha de pagamento erp TOTVS HCM Datasul demonstrando desconto parcial do valor do empréstimo conforme regras pré-estabelecidas cadastradas.
Figura 07 - Dados Fictícios Exemplo 1
Considera-se neste programa o envio das informações operacionalizadas no TOTVS HCM Datasul para serem conciliadas no TOTVS Consignado.
Para isso você deverá fazer o envio da carga das parcelas pagas através do erp, utilizando os recursos abaixo:
Execute a operação para os Estabelecimentos desejados para que seja enviado ao TOTVS Consignado os reais valores de desconto para conciliação automática do Empréstimo Consignado do movimento.
Figura 08
Os seguintes programas são utilizados nesse projeto: