CONTEÚDO
- Visão Geral
- Utilização
- Como funciona o IFOOD ?
- Restrições
- Suporte
01. VISÃO GERAL
Este documento visa explicar o funcionamento da carga de produtos para o IFOOD utilizando o Conector IFOOD Mercado.
02. UTILIZAÇÃO
O envio de produtos para o IFOOD ocorre em uma única requisição, ou seja, independente da alteração necessária, como estoque ou preço a atualização será uma só e ocorrerá todas as alterações de uma única vez. Em resumo, se desde a ultima comunicação a única alteração do ERP for o estoque, ao sera atualizado no IFOOD serão enviados não só o estoque mas também o preço, a descrição, código de barras etc.
A integração de produtos para o Ifood, consiste em enviar os dados do produto que serão utilizados no Ifood. Serão enviados os produtos para integração, verificando o que foi configurado na aplicação Configuração de Produtos.
Nesta integração são enviados os dados
- Merchant Id: dado informado pela aplicação Configuração de Produtos. (Obrigatório)
- Departamento: Será integrado o o primeiro nível da Categoria. (Obrigatório)
- Categoria: Será integrado o segundo nível da Categoria, se existir. (Obrigatório)
- Subcategoria: Será integrado o terceiro nível da Categoria, se existir.
- Marca: Será enviada a Marca vinculada na família
- Unidade: Será enviada a embalagem definida na família
- Volume: Será enviada a embalagem padrão de venda definida para a família no Segmento
- Código de Barras: Será enviado o código EAN ou Interno para produtos pesáveis e que esteja marcado como útil vendas. Vale ressaltar que para cada código de acesso válido, será um novo produto a ser enviado para o IFOOD, isso ocorre, por que não conseguimos enviar em um mesmo produto vários EAN's, sendo então necessário mandar o produto em duas linhas. (Obrigatório)
- Nome: Descrição completa do produto. (Obrigatório)
- Valor: Preço praticado do produto. (Obrigatório)
Valor Promoção: Preço promocional praticado- A partir da versão 25.01.005 este campo será descontinuado, para que o cliente não seja impactado em caso de promoções, vamos aplicar o valor promoção já no campo valor.
- Quantidade Estoque: Quantidade atual do estoque do produto. (Obrigatório)
- Descrição: Descrição reduzida definida no produto
- Status do produto: Enviamos como Ativo para o IFOOD caso a embalagem estiver ativa em todas as empresas do segmento e o código de acesso estiver útil para venda, caso contrário é enviado o status como Inativo para IFOOD. (Obrigatório)
- PLU: É o Código do produto do ERP. O PLU será o código interno para controle da integração
03. COMO FUNCIONA O IFOOD?
No Ifood existe uma base com mais de 1.5bilhão de produtos previamente cadastrados, com todos os dados previamente configurados, como Departamento, Categoria, subcategoria, imagens, descrição, código EAN, etc. Com uma equipe sempre realizando cadastros de novos produtos diretamente nessa base de dados. Ao enviarmos uma produto, o que ocorre é uma comparação do que está sendo enviado com o que já existem cadastrados na base de dados do Ifood.
Essa comparação é feita através do Código de Barras(EAN) do produto, sendo um dado único e intransferível, pois é o que identifica qual é o modelo do produto, seu país de origem, fabricante, entre outros dados importantes.
Caso o produto enviado já exista no banco de dados do Ifood, é amarrado o PLU(Código do produto do ERP) ao produto da base de dados do Ifood e ele passa a ser utilizado para venda no site.
Qualquer atualização que houver no produto, como Preço, Preço Promocional ou estoque, afeta diretamente este item a partir do PLU enviado.
Para produtos pesáveis, onde exista um código interno(Código de balança) criado, ao integrar, a equipe do Ifood será responsável por Normalizar os itens e vinculá-los aos respectivos produtos na base de dados.
Recomendações de agendamento para envio da carga de produtos
Campo | Descrição |
---|
Tempo | 5 minutos |
Lote | 10.000 |
04. APONTAMENTOS E RESTRIÇÕES
Alguns dos pontos identificados na integração;
- O IFOOD tem três tipos de integração sendo: Restaurante, Mercado e Shopping, nosso integração é apenas a de Mercado, ou seja, não atendemos Restaurante e Shopping.
- Para rotas de envio de produtos possuímos um intervalo padrão de 5 minutos entre cargas.
- Deve respeitar a carga com limite máximo de 10.000 itens por carga
- Como a partir da versão 25.01.005 não será mais possível mandar o preço promoção, enviamos o preço promocional, aplicando direto no preço enviado do produto. Dessa forma não será exibido no iFood o preço De/Por, visto que com a API Merchant não tem o Preço promocional no envio para o iFood.
- O Conector possui um controle interno dos produtos enviados, é como uma estrutura que retrata como o produto foi enviado, por exemplo, nesta estrutura temos o produto, empresa, estoque, preço e status do produto. Com isso o Conector consegue confrontar com o ERP para saber se um destes campos sofreram mudanças. Exemplo:
- Conseguimos mandar apenas os produtos ativos ou que foram ativos e mudaram o status para inativo, dessa forma, caso um produto for enviado como ativo e for inativado no ERP, conseguimos inativar o produto no IFOOD.
- Conseguimos enviar apenas produtos que sofreram alteração como estoque e preço, pois confrontamos o estoque, status e preço do ERP com o que está na tabela de controle, e caso esteja diferente, enviamos novamente o produto com os novos dados para o IFOOD e atualizamos a tabela de controle.
- Não enviamos os seguintes campos:
- Valor para o Atacado
- Valor de Compra
- Quantidade de Estoque Mínimo
- Quantidade de Atacado
- Validade Próxima
- URL da imagem do Produto
- Múltiplo EAN Original: Não enviamos o código de produção própria
- Múltiplo Quantidade: Quantidade para produtos com embalagem própria
05. SUPORTE
Caso precise de mais informações sobre o envio de uma carga de produtos ou verificar algum possível erro no processamento das cargas que ocorrem via serviços, temos um arquivo texto que detalha os envio e pode ser visualizar através do caminho: C:\\TOTVS_Varejo_Supermercados\Logs\Conector_IFOOD