Antes de iniciar as parametrizações, é necessário reforçar que versões a partir da 1.50.0 BD 28, do Sistema MCVI, não devem ser aplicada em ambiente de produção, sendo ideal que haja um ambiente de homologação especifico para a versão IFRS9. Com a versão devidamente homologada, pode ser aplicada em produção à partir de 15/12/2024 conforme descrito na página https://tdn.totvs.com/x/5jUdMg.
O motivo de reforçarmos essa informação é que a versão IFRS9 foi totalmente estruturada para a convivência do COSIF atual (válido até 12/2024) e do COSIF 1.5 (válido à partir de 01/2025).
Os passos contidos a seguir, estão demonstrados nas páginas adicionais à principal: https://tdn.totvs.com/x/CutIMQ.
PASSO 1
Parametrização da carteira contábil – essa configuração é necessária para que ao acessar o Sistema MC IFRS9 a sigla do Plano Contábil fique disponível na seleção da abrangência.
Acessar o ambiente de homologação do Módulo Parâmetros >> Principal>>Configuração do Sistema>>Carteira e incluir uma linha contendo:
- Empresa – que recebera o plano (empresa em uso)
- Módulo – Contabilidade
- Carteira/Plano – IF
- Descrição – IFRS9_2025
- Situação – Ativo
Observação: Usamos como exemplo a sigla "IF", mas, cada cliente pode ter uma sigla diferente desde que seja criada com dois caracteres.
Ou
Acessar o BD Básico em homologação e inserir o registro:
INSERT INTO t400capl (cd_emp, cd_mdl, sg_car_pln, de_car_pln, id_sit, cd_usu_atu, dh_atu)
VALUES (1, 'MC', 'IF', 'IFSR9_2025', 'A', NULL, NULL)
PASSO 2
Abrangência do Sistema MC – acessar o Sistema MC (versão 1.46.0) e selecionar a empresa, a unidade e o Plano configurado no passo 1.
PASSO 3
Parametrização da máscara do Plano Contábil – acessar o Sistema MC (versão 1.46.0) e selecionar Configuração Empresa>>Empresa.
PASSO 4
Parametrização do centro contábil – acessar Configuração Empresa>>Centro Contábil
PASSO 5
Parametrização dos eventos contábeis – acessar Configurações Empresa>>Eventos
PASSO 6
Preparar o Plano Contábil – a preparação inclui a adequação ao COSIF 1.5 bem como a estrutura de contas gerencias de acordo com a máscara criada no passo 3 e adequado ao leiaute Dimensa para importação.
PASSO 7
Importação do Plano Contábil – acessar Planos>>Importar e efetuar a importação do Plano com uma data compatível aos testes que serão efetuados, visto que os movimentos serão possíveis a partir da data de criação do Plano.
PASSO 8
Preparar saldos iniciais – preparação do DE/PARA de saldos de abertura de 01/2025 e adequação ao leiaute de importação Dimensa.
https://tdn.totvs.com/x/oN0GMg
PASSO 9
Esteira de criação dos Saldos Iniciais – acessar Alteração de Plano>>DE/PARA e seguir com a esteira de importação, validação e geração de saldos.
https://tdn.totvs.com/x/chvqMQ
PASSO 10
Configurar os processos ligados ao Plano Contábil - Nessa etapa todos os processos que possuem como chave o plano contábil precisam ser configurados.
- Configurar as Interfaces - acessar Interfaces ou Integração e configurar as que se utiliza (verificar as vigentes no plano FI e avaliar se todas devem ser levadas ao novo plano);
- Configurar as Interface Basileia - acessar Interfaces>>Configurar Basileia-RWACPad e seguir as instruções da página - https://tdn.totvs.com/x/AS1INQ;
- Configurar as Relatórios Configurados - acessar Global>>Configurações Globais>>Planilha Contábil e seguir as instruções da página https://tdn.totvs.com/x/wJNANQ;
- Configurar Documentos COSIF - acessar Planos>>Documentos COSIF e verificar os documentos utilizados que precisam ser mapeados em decorrência do novo plano;
- Configurar o relacionamento de contas - acessar Planos>>Relacionamento de Contas e mapear o tipo de relacionamento utilizado para vinculo das novas contas do plano;
- Configurar o zeramento - acessar Planos>>Zeramento e mapear as contas contábeis.
PASSO 11
Importante executar os testes internos operacionais após as configurações - https://tdn.totvs.com/x/n7UGMg.
Foi criado um roteiro de testes básico para homologação, mas, é importante checar todas as interfaces que cada cliente possui.