Páginas filhas
  • Cenário Prático 1 - Integração TOTVS Agro Bioenergia & TOTVS iPaaS

Contextualização | TOTVS Agro

Para contextualizar esta página, acesse a introdução deste tema no seguinte link: Integração TOTVS Agro Bioenergia & TOTVS iPaaS


O objetivo deste cenário é garantir a integração e sincronização das Unidades de Medida entre o produto Agro Digital e o sistema Bioenergia, assegurando que ambos permaneçam consistentes. Essa operação será automatizada por um timer diário, configurado para ser executado às 19:00h, conforme especificado nos diagramas de projeto.

O processo se inicia com a consulta de todas as Unidades de Medida disponíveis no Agro Digital. Para cada item retornado, é necessário realizar as devidas transformações de dados, assegurando que os formatos e padrões sejam compatíveis entre os dois sistemas, permitindo que se entendam corretamente. Em seguida, verifica-se se o registro correspondente já existe na base de dados do Bioenergia por meio do "TOTVS Agro API Hub". Se o registro já estiver presente na base do Bioenergia, ele é atualizado, e o atributo rowversion é ajustado conforme as regras estabelecidas: se estiver nulo, ele recebe o valor 2. Isso ocorre porque, embora o registro exista, a primeira versão (rowversion) normalmente seria 1, como se trata de uma atualização, o valor é diretamente definido como 2. Caso o atributo já possua um valor, ele é incrementado em 1 para refletir a nova modificação. Se o registro não existir no Bioenergia, ele é criado com o atributo rowversion inicializado em 1, indicando que se trata de uma inserção nova.



Diagrama 1 - Inserção ou Atualização de Unidades de Medida no Bioenergia com JWT AUTH MANUAL no Agro Digital | TOTVS Agro

Este diagrama, a autenticação do Agro Digital é realizada via JWT, mas de uma forma não convencional, diferente do processo padrão oferecido pelo iPaaS. Para isso, foi criado um recurso/endpoint específico no serviço do aplicativo para a geração do token. Como mostrado na imagem abaixo, o processo "obter token JWT | agro-digital" ocorre antes da execução do Splitter, garantindo que um único token seja solicitado para iterar sobre cada elemento com o qual o Splitter irá interagir. Isso permite a execução das seleções, atualizações e inserções necessárias para o conjunto de dados. Contudo, a autenticação com o aplicativo "ta-api-hub" é obrigatória para este produto, como demonstrado no aplicativo abaixo renomeado para "obter token JWT | ta-api-hub".



Explicação em vídeo parte 1:

Explicação em vídeo parte 2:

Explicação em vídeo parte 3:

Explicação em vídeo parte 4:



Diagrama 2 - Inserção ou Atualização de Unidades de Medida no Bioenergia SEM AUTENTICAÇÃO no Agro Digital | TOTVS Agro

Este diagrama, não há necessidade de autenticação do Agro Digital, simplificando o processo de inserção ou atualização de unidades de medida. O fluxo é direto, sem o uso de JWT ou Basic Auth, permitindo que o Splitter execute as seleções, atualizações e inserções de dados. Não há interação com aplicativos de autenticação, tornando o processo mais ágil. Contudo, a autenticação com o aplicativo "ta-api-hub" é obrigatória para este produto, como demonstrado no aplicativo abaixo renomeado para "obter token JWT | ta-api-hub".



Explicação em vídeo:



Diagrama 3 - Inserção ou Atualização de Unidades de Medida no Bioenergia com BASIC AUTH no Agro Digital | TOTVS Agro

Este diagrama, a autenticação do Agro Digital é realizada via Basic Auth, configurada automaticamente pelo iPaaS, sem a necessidade de um processo adicional para obter a autenticação. O Splitter pode ser executado diretamente, realizando seleções, atualizações e inserções de dados com a comunicação autenticada. Contudo, a autenticação com o aplicativo "ta-api-hub" é obrigatória para este produto, como demonstrado no aplicativo abaixo renomeado para "obter token JWT | ta-api-hub".



Explicação em vídeo:



O que há em comum entre os três diagramas? | TOTVS Agro

Este novo escopo gerado dentro dos diagramas acima, por meio do Splitter, estabelece uma interação padronizada entre os Diagramas 1, 2 e 3. A padronização ocorre devido ao fato de que o modo de autenticação do "ta-api-hub" é via JWT. Como neste sub-diagrama as interações envolvem exclusivamente este aplicativo, garantindo o sincronismo necessário, esse padrão pode ser aplicado de forma consistente aos Diagramas 1, 2 e 3.








  • Sem rótulos