01. DADOS GERAIS
Produto: |
TOTVS Backoffice
|
---|---|
Linha de Produto: | Linha Datasul |
Segmento: | Backoffice |
Módulo: | TOTVS Backoffice (Linha Datasul) - Exportação (MEX)
|
Função: | Notas Manuais (FT4060) Baixa de Estoque pelo Remito (FT1332) Acompanhamento do Processo (EX0200) Logs de Atualização Contábil (EX0403) |
País: | Todos, exceto Brasil |
Ticket: | 21012437 |
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) : | DMANMI03-15747 |
02. SITUAÇÃO/REQUISITO
O usuário de exportação necessita automatizar o controle financeiro das exportações, garantindo que a receita seja registrada no momento certo (embarque), sem depender de ajustes manuais. Isso evita inconsistências, garante conformidade fiscal, e facilita a gestão do fluxo de caixa e da rentabilidade da empresa.
03. SOLUÇÃO
A funcionalidade de Contabilização de Receita de Exportação por data de embarque foi adaptada para utilização com a funcionalidade de faturamento antecipado no Mercado Internacional.
Foram efetuadas as seguintes alterações nos programas para o tratamento correto da operação:
- Notas Manuais (FT4060):
Ao gerar uma fatura de um pedido de exportação, utilizando natureza de operação com faturamento antecipado, será alterada a situação do embarque para Faturado, permitindo que seja alterado para Embarcado em momento oportuno, por meio do programa Acompanhamento do Processo (EX0200).
- Baixa de Estoque pelo Remito (FT1332):
O processo de exportação com contabilização da receita pela data de embarque, para o Brasil, gera uma transferência para um depósito externo e a baixa do material é realizada no momento da contabilização do CPV por meio do programa Logs de Atualização Contábil - EX0403.
Quando utilizado o processo de Faturamento Antecipado no Mercado Internacional, isto não será necessário, pois a baixa do estoque será realizada pelo remito.
Desta forma, adaptamos o programa de Baixa de Estoque pelo Remito (FT1332) para que continue baixando o estoque conforme foi alocado no Pré-Faturamento (EQ0506) e não utilize o depósito para exportações não embarcadas indicado nos Parâmetros de Exportação (EX0180).
Em razão disto, a conta contábil utilizada para a geração do movimento de estoque será a conta de Custo de Produtos Vendidos informada no programa Manutenção Contas Faturamento (CD0309) e não a conta de Receita de Exportação Não Embarcada, também informada neste programa.
Quando o processo de exportação estiver com a data do ponto de controle de Embarque informada no Acompanhamento do Processo (EX0200), no momento da baixa do estoque o log de Contabilização de CPV será automaticamente processado e atualizado, sem a necessidade de executar a atualização deste log no programa de Logs de Atualização Contábil - EX0403.
Porém caso o remito seja gerado e tenha o estoque baixado antes da atualização do ponto de Embarque no programa de Acompanhamento do Processo (EX0200), neste caso será necessário executar o programa de Logs de Atualização Contábil - EX0403 e selecionar a opção de Contabilização de CPV para atualizar o respectivo log.
- Logs de Atualização Contábil (EX0403):
O programa Logs de Atualização Contábil (EX0403) foi alterado para que localize o título gerado no Contas a Receber com a espécie de Exportação Não Embarcada - Parâmetros de Exportação (EX0180) e gere corretamente o título de substituição, utilizando a espécie para Exportação Embarcada. Para o Mercado Internacional, o título de substituição será gerado com o número da nota fiscal gerada inicialmente para o processo de exportação, e não com o número do processo de exportação, como é feito para o Brasil.
Alterada a atualização do log de Contabilização do CPV para que identifique processos de exportação de pedidos com faturamento antecipado e cujos remitos tenham o estoque atualizado corretamente para que altere o respectivo log para processado.
Retirada a opção de Contabilização da Receita de Exportação, uma vez que este processo é realizado através da execução dos programas de Demonstrativo Contábil - FT0717 e Contabilização do Faturamento - FT0608.
- Demonstrativo Contábil (FT0717):
O programa de Demonstrativo Contábil (FT0717) foi adaptado para que efetue corretamente a contabilização das receitas de exportação quando o parâmetro Contabiliza Receita pelo Embarque nos Parâmetros de Exportação (EX0180) estiver marcado.
Para as faturas de exportação que se enquadram neste caso, o tratamento será o seguinte:
1) Contabilização da Nota fiscal - nota emitida antes de informar a data do embarque do processo de exportação:
- Credita: conta de Receita de Exportações Não Embarcadas parametrizada no programa Contas Faturamento (CD0309)
- Debita: conta Transitória de Receita parametrizada no programa Estabelecimento (CD0403)
2) No Processo de Exportação com situação de Embarcado
- Debita: conta Receita de Exportação não Embarcadas parametrizada no programa Contas Faturamento (CD0309)
- Credita: conta de Receitas de Vendas parametrizada no programa Contas Faturamento (CD0309)
- A origem desta contabilização será identificada com a sigla EX, correspondente ao módulo de Exportação.
- Lista de Faturas (FT0517)
- Consulta de Documentos (FT0904)
A apresentação da grade contábil das faturas foi alterada para considerar a situação do embarque de exportação para mostrar os lançamentos a crédito/débito da nota fiscal.
Portanto, enquanto o processo de exportação não estiver embarcado a contas serão apresentadas conforme descrito no item 1 do Demonstrativo Contábil (FT0717) acima.
Quando o processo já estiver embarcado, as contas serão apresentadas conforme descrito no item 2.
04. DEMAIS INFORMAÇÕES
Não se aplica.