O TOTVS APS utiliza o conceito Multiestabelecimento - Vários estabelecimentos por Cenário para empresas, onde um item é fabricado ou comprado em um estabelecimento, mas solicitado por outros estabelecimentos, e pretende-se analisar o calculo dos estabelecimentos envolvidas no mesmo cenário de planejamento. Em outras palavras, permite que um cenário de planejamento, seja capaz de planejar itens de diversas malhas produtivas simultaneamente, considerando o tempo de transporte entre estabelecimentos da mesma empresa.
Para utilizar este conceito é necessário seguir os seguintes passos:
São considerados os parâmetros de item no estabelecimento produtor/comprador, sendo assim, o item poderá possuir apenas um estabelecimento como Produtor/Comprador. |
Com o intuito de mitigar o trânsito de estoque entre estabelecimentos, foram adotadas as regras abaixo no consumo de saldos realizada na etapa Cálculo Planejamento de Demandas - DBAPI001 e Cálculo da Explosão de Demanda - DBAPI002:
Exemplo com um Pedido de Venda no Estabelecimento 102, e estoque nos estabelecimentos 102, 104 e 119, sendo que o 104 é estabelecimento Produtor.
Pode-se perceber, pelo demonstrativo de calculo do item, que sobraram 90.000,00 em estoque, pois o estabelecimento 119, onde o estoque está localizado não é produtor ou solicitante. Dessa forma, o APS não o consumiu nessa rede e planejou uma nova Ordem de Produção para atender o saldo do Pedido de Venda. Assim, caso existisse um Pedido de Venda no estabelecimento 119, com prioridade mais baixa, este estoque não seria alocado para atender ao Pedido do Estabelecimento 104, ocasionando transferência de estoque desnecessária.
No relatório Programação Pedidos/Previsões - DB0302 abaixo, pode-se verificar como pedido de venda está sendo atendido:
O tempo de transporte depende do estabelecimento que está solicitando o item e do estabelecimento que está fabricando/comprando. Este tempo será aplicado à data de inicio mais cedo, data de inicio mais tarde, e data de disponibilidade do material na rede em que este é consumido.
No exemplo abaixo a matéria-prima é comprada no estabelecimento 119 e solicitado pelo estabelecimento 102, além de existir estoque em ambos estabelecimentos.
Considerando que a data do cenário é 03/01/2020 e o tempo de transporte de parte do material necessário são de 2 dias, todo o material estará disponível para consumo somente no dia 05/01/2020.
Então a operação que consome o material estará liberada para iniciar somente no dia 05/01/2020.
A Consulta transferência de materiais entre estabelecimentos - DB0423 permite visualizar quais materiais do cenário calculado necessita ser transportado entre os estabelecimentos. |
Para itens comprados não restritivos, o tempo de transporte terá influencia na data de emissão da Ordem de Compra, e não acarretará em atrasos na rede que o consome. |
Estoque de segurança dos estabelecimentos solicitantes não serão atendidos, a consequência disso é que o parâmetro de Cenário "Consome Estoque de Segurança" é desconsiderado, além de não haver reposição. Somente o estoque de segurança do estabelecimento produtor será atendido e considerado. Dessa forma, recomendamos que o estoque de segurança de todos os estabelecimentos estejam somados no estabelecimento produtor. |