Antes de executar qualquer script mencionado nessa página, recomendamos que seja realizado um BackUp da base na qual o script irá ser executado e a atualização da base para a última versão disponibilizada. |
Preparativos necessários para se adequar as mudanças trazidas pelo IFRS 9 através das resoluções do Banco Central.
As explicações e instruções abaixo estão divididas em duas partes: O que fazer antes ainda em 2024 (item a. e i.); O que fazer depois do inicio de 2025 (item b.);
Alterações no sistema Contabilidade (versão 6) foram disponibilizadas para permitir que todas as parametrizações abaixo possam ser realizar via tela/serviço pela própria instituição. Todavia, devido ao volume de registros, para algumas parametrizações, também serão disponibilizados opções de replicação de funcionalidades, para atualizações em massa dos registros.
Tipo: Parametrização Necessária.
Acessar o Módulo Parâmetros >> Principal>>Configuração do Sistema>>Carteira e incluir uma linha contendo:
<COLOCAR LINK DO TDN SE NECESSÁRIO>
Tipo: Parametrização Necessária.
Acessar a Configuração Empresa>>Empresa e criar a máscara do Plano Contábil até o 6° nível e cálculo de dígito verificador até o 6° nível (conforme imagem), indicar também e os demais níveis analíticos de acordo com as necessidades internas de cada cliente.
Observação importante - o campo "Código Reduzido"→ Forma, possui duas possíveis parametrizações, onde:
Tipo: Parametrização Necessária.
Configuração das Variáveis obrigatórias
Clicar no botão "Variáveis" e preencher os diretórios de logs.
Tipo: Parametrização Necessária.
Em homologação, a data de abertura tem relevância para os períodos que cada instituição ira realizar testes, mas, no mapeamento de produção essa data precisa ser menor ou igual a 31/12/2024 para que os lançamentos de saldo inicial possam ser gerados.
Tipo: Execução Necessária.
Usar o plano COSIF sem dígito verificador, pois o sistema o calcula (anexo 1 / aba - COSIF Alt Sem DV).
Na planilha anexada no final dessa página (anexo 1) tem o Plano COSIF 1.5 (JUL/24) e o leiaute para importação.
Para efetuar a importação, é necessário que todas as contas estejam inseridas e em seguida se copie o conteúdo e cole em um bloco de notas ou notepad++ com formatação ANSI sem cabeçalho e sem linhas em branco ao final do arquivo.
Importante que neste arquivo já estejam incluídas as contas gerenciais para que o plano importado esteja completo.
NÃO AJUSTAR O ARQUIVO TXT, POIS, NÃO É POSICIONAL.
Tipo: Parametrização e Importação Necessária.
Para executar o processo de Importação a abrangência deve ser na empresa, unidade e novo plano contábil(destino).
A parametrização da carteira contábil, histórico contábil, tipo de lançamento Livre, o novo plano importado e o arquivo de DE/PARA no leiaute estabelecido são pré-requisitos para essa funcionalidade.
Desenvolvidas consistências para garantir que a composição dos valores indicados de origem e destino sejam iguais, bem como se as contas de destino estão cadastradas e são analíticas (todas as contas COSIF até o 6°nível são totalizadoras e não permitem lançamento):
Se o saldo total de débitos e créditos é igual para a Empresa (DE);
Se o saldo total de débitos e créditos é igual para a Empresa (PARA);
Se o total de débitos e créditos informados para cada unidade é igual (DE);
Se o total de débitos e créditos informados para cada unidade é igual (PARA).
Se as contas do Plano IFRS9 (PARA) estão cadastradas e são analíticas.
Esse processo vai gerar um lote manual para abertura do saldo anual do novo exercício onde haverá a troca do plano contábil e esse lote deve ser com evento contábil “LIVRE” para que aceite partidas N X N. O lote com os saldos será gerado na data de 31/12 e não pode ser alterado ou excluído, para garantir que a composição dos lançamentos esteja fiel ao importado. A única forma de alterar ou excluir esse lote é a reversão do saldo contida nessa funcionalidade.
A reversão dos saldos será possível até a entrega e retorno do DOC 4010 de janeiro/2025 e após essa data a funcionalidade ficará desabilitada para garantir que os dados reportados no DOC 4010 não sejam alterados.
Caso os períodos contábeis sejam fechados diariamente, para efetuar a reversão dos saldos e uma nova geração o período contábil deve permanecer aberto em 31/12/2024.
DR - Convergência IFRS9>>>Importação dos Saldos Inicias (DE/PARA)
Tipo: Parametrização e Importação Necessária.
Sigla – Sigla do evento definida pelo usuário. Esta sigla será identificadora de uma parametrização de digitação dos lançamentos contábeis.
Descrição – Descrição do evento definida pelo usuário.
Perfil 1ª Assinatura – Utilizado apenas por Cooperativas de Crédito.
Perfil 2ª Assinatura – Configuração opcional. Se configurado, substitui o campo (Perfil Autorizador) para ser utilizado pela empresa, onde este deve autorizar o lançamento para sensibilizar o Balancete. Sempre que um lançamento for originado por uma unidade, a Instituição deverá fazer a 2ª Assinatura. Os perfis exibidos neste campo são os perfis de acesso definidos no Sistema Segurança.
Código Conta – Determina se será utilizado o código estruturado (completo) ou reduzido da conta contábil na digitação dos lançamentos. Para utilizar o código reduzido, deve estar configurado o cálculo do código reduzido para as contas na configuração do Plano de Contas.
Ativo – Marcar esta opção para ativar o evento.
DR - Convergência IFRS9>>> Inclusão dos Eventos
Tipo: Parametrização Necessária.
Campos de preenchimento importante/obrigatório:
Evento – Selecionar o evento que será configurado.
Componentes – Inserir a quantidade de linhas do evento. Estas linhas serão exibidas no momento da digitação do lançamento contábil.
Componente – Sequencial atribuído pelo sistema para identificação do componente (linha) do evento.
Contrap. – Informar qual componente é o lançamento de contrapartida do outro no evento.
Retorno – Indica para qual componente, o sistema retornará após a realização do lançamento. O primeiro componente configurado não terá retorno.
Somatória Lote – Indica se o valor total do fechamento do lote será informado, apenas por total de débitos ou por total de créditos, ou pela soma dos dois (Ambos).
Dados do Componente – Preenchimento opcional. Caso o usuário deseje configurar, estes dados devem ser configurados individualmente para cada componente (linha) do evento.
Unidade – Define como será informado o código da unidade contábil de competência do lançamento contábil. Opções disponíveis:
Conta – Define como a conta contábil será informada no lançamento. Opções disponíveis:
Histórico – Define como o histórico será informado no lançamento. Opções disponíveis:
Valor – Define como será obtido o valor do lançamento. Opções disponíveis:
Natureza – Define como será informada a natureza do lançamento. Opções disponíveis:
Tipo: Parametrização Necessária.
Configuração da data de Início de Vigência IFRS9. A partir da data configurada o sistema irá gerar os registros de contabilização conforme o novo plano e também com as novas configurações dos esquemas contábeis.
SELECT nm_vrv,vr_vrv
FROM <BASICO>.t400vars
where nm_vrv ='DATA_IFRS9'
Atualizar para as versões mais recentes dos produtos abaixo:
Contabilidade VI | MC.IV 1.51.00 (12/12/24) |
Versão BD Contabilidade | BDMC 28.02 |
Mais detalhes de configuração na página Convergência IFRS 9 - TÉCNICO
também em: DR - Convergência IFRS9>>>Calendário de Versões - MCVI Contábil IFRS9
Os procedimentos e configurações abaixo deverão ser executados após a virada, preferencialmente a partir do dia .
Tipo: Importação e Conferência Necessária.
Importar os arquivos de contabilização dos sistemas legados no novo plano IFRS 9 diariamente
Tipo: Integração Necessária.
Após o envio do Balanço de dezembro/24 e ter o ano de 2024 fechado deve-se fazer a importação dos saldos de-para
ABA DE/PARA: Destinada ao fluxo de importação, validação, geração e reversão dos saldos contábeis oriundos da mudança do plano contábil.
• Campo DE – exibe o plano origem (Plano FI)
• Campo PARA – exibe o plano logado na abrangência para seleção (Novo Plano COSIF IFRS9)
• Exercício – exibe o próximo exercício posterior ao último fechamento.
>Botão Importar – Nesse passo apenas as validações no que se refere ao layout é efetuado, ou seja, nenhuma consistência é efetuada.
>Botão Validar – Passo seguinte após a importação, onde ocorrem as consistências para a geração dos saldos e listadas abaixo.
✔ Se o total de débitos e créditos do arquivo são iguais;
✔Se o total de débitos e créditos de cada unidade são iguais;
✔Se o histórico incluído no arquivo está cadastrado no sistema básico;
✔Se o tipo do evento é igual “Livre”.
>Botão Gerar Saldos – passo seguinte após a validação, onde todas as consistências foram validadas e os saldos serão gerados nas respectivas contas através de um lote contábil. Esse lote e seus respectivos lançamentos terão as mesmas consistências atuais do sistema (tabelas de lançamentos, lotes e saldos), mas, não será permitida a alteração ou exclusão deste lote ou do lançamento, ou seja, este lote somente poderá ser excluído através da reversão de saldos.
>Botão Reverter Saldos – Caso se verifique alterações posteriores à geração do saldos identificadas pelo usuário, a reversão pode ser efetuada caso não infrinja nas regras para que a reversão seja possível, ou seja, após a devolutiva do BACEN para o DOC 4010. No processo de reversão, o lote de abertura dos saldos é excluído e um novo lote será gerado a partir da geração dos saldos. Sempre ue houver uma reversão de saldos é necessário que o processo de validação ocorra para uma nova geração de saldos.
>Botão Fechar – Esse botão consiste se há algum passo não salvo e exibe uma mensagem em tela se o usuário deseja salvar antes de fechar a tela.
ABA Manutenção de Registros: Destinada à alteração, inclusão ou exclusão de registros importados e validados. A manutenção dos registros não é possível após a geração dos saldos e nessa situação será apresentada uma mensagem informado a impossibilidade devido ao lote gerado. Quando ocorrer a reversão de saldos e manutenção é habilitada.
>Conta Contábil (DE) – ter por objetivo a consulta da conta origem que deseja efetuar algum tipo de manutenção. Nesse campo ao dar duplo click a tela de consulta de contas é aberta para seleção das contas analíticas importadas.
Com a conta selecionada os dados relacionados à conta origem são exibidos, na grade abaixo: unidades, conta (DE), saldo (DE), conta (PARA) e saldo (PARA).
>Botões:
• Inserir – inclui linhas para a indicação das informações da grade. Na inclusão a seleção das contas também abre a consulta das contas importadas;
• Alterar – ao clicar na linha permite a alteração das informações da grade;
• Excluir – permite a seleção da linha para a exclusão das informações da grade;
• Salvar – grava as alterações de inclusão, alteração e exclusão;
• Abandonar – se a seleção for apenas para visualização e não se deseje efetuar nenhuma ação;
• Fechar – fechar a seção e valida se há alterações e exibe uma mensagem em tela informando ao usuário se deseja salvar antes de fechar.
DR - Convergência IFRS9>>>Importação dos Saldos Inicias (DE/PARA)
Tipo: Parametrização Necessária
Para que esse processo seja viável, é necessário que o novo plano contábil esteja importado conforme instruções contidas na página https://tdn.totvs.com/x/mST4M.
Não há qualquer configuração a ser efetuada após a cópia, ou seja, apenas as contas contábeis devem ser alteradas para as contas do novo plano. É importante ressaltar que a cópia será efetuada do existente Plano (FI) no Plano "DE" para o Plano "PARA", que é o selecionado na abrangência inicial do sistema.
Passos para utilizar a funcionalidade "Copiar de outro plano":
DR - Convergência IFRS9>>> Interface Basiléia - RWACPad
Tipo: Parametrização Necessária
A partir da versão 1.50.25 do Produto Contabilidade VI, foi expedida a funcionalidade de cópia dos relatórios configurados, com o objetivo de efetuar a replicação de todos os relatórios configurados em algum plano anterior para um novo plano criado.
Essa cópia é idêntica, ou seja, qualquer alteração deve ser efetuada pelo usuário responsável, pois, a melhoria foi implementada para aproveitar todas as configurações e facilitar alterações, a exemplo das contas contábeis, que sofreram alterações do COSIF 1.5 e que entrará em vigor a partir de 01/01/2025.
É importante que haja a ciência de que a funcionalidade não efetua qualquer tipo de DE/PARA de contas contábeis, ou a replicação para outro ambiente, ou seja, a cópia é efetuada de um plano para outro plano e no mesmo ambiente.
Passos para utilizar a funcionalidade "Copiar de outro plano":
DR - Convergência IFRS9>>> Relatórios Configurados