Essa rotina refere-se à troca de mercadoria com Nota Fiscal (NF) ou Cupom Fiscal. Essa opção pode ser selecionada na tela de troca ou devolução, na área Origem.
Procedimentos
Para realizar trocas com documento de entrada:
1. Ao efetuar a troca, selecione a opção Com documento de entrada; o campo Data inicial Compra e Data final Compra são habilitados para o preenchimento da data em que foi realizada a compra da mercadoria a ser trocada.
2. Quando acionada a opção Avançar, o Sistema apresenta os produtos que estão relacionados com a Nota fiscal de Origem.
3. Selecione o produto escolhido de acordo com as informações do cliente e da compra.
4. Ao selecionar os produtos, o Sistema permite a alteração, se necessário, dos campos Quantidade e TES, sendo que a quantidade é válida de acordo com o saldo disponível para devolução, seja total ou parcial.
Importante: Não é possível incluir ou excluir registros, pois os itens foram selecionados anteriormente. |
5. Informe o código do cliente para a nota de entrada, pois geralmente, a venda é realizada para o cliente padrão e, ao realizar a troca ou devolução, é necessário informar o cliente que efetuou a compra e está devolvendo. Isso também está de acordo com o processo realizado no arquivo Sintegra, que exige na nota de entrada um CPF válido.
6. Clique em Avançar para prosseguir.
7. Na tela de confirmação do processo, configure as informações necessárias para geração do documento de entrada, a fim de devolver os produtos selecionados, sendo que:
- A opção Utiliza a Nota de Crédito (NCC) da devolução para compensar com o título da Nota Fiscal original? é habilitada quando o parâmetro MV_LJCMPNC estiver configurado como 1, permitindo a alteração dessa opção. Quando selecionada, o crédito é compensado com o respectivo título, sendo que a operação pode ser total ou parcial.
- Se a opção Utiliza formulário próprio para documento de entrada for marcada, o sistema gera o documento de entrada de acordo com a sequência padrão, ou seja, respeitando o parâmetro MV_LJNFTRO (Série padrão para troca ou devolução).
- Se essa opção não for selecionada, o Sistema permite a digitação do número do documento e sua respectiva série.
Se a opção mencionada acima não for selecionada, o crédito (NCC) será utilizado em outra ocasião.
- A área Forma de devolução é habilitada para a seleção das opções Dinheiro ou Nota de Crédito quando o parâmetro MV_LJCHGDV estiver configurado como 1, permitindo a alteração da forma de devolução.
- Se o referido parâmetro estiver configurado como 0, nenhuma das opções estará habilitada para seleção; sendo assim, o sistema considera automaticamente a configuração do parâmetro MV_DEVNCC, que define se a devolução será em dinheiro (1) ou em nota de crédito (2).
Importante: De acordo com a configuração dos parâmetros MV_LJNRNFS e MV_LJNFSXE, a numeração do documento de entrada pode ser controlada a partir dos arquivos SXE e SXF - Numeração automática, que controlam, por meio de função, a numeração automática de documentos, ou a partir da tabela 01 - Séries de notas fiscais. Observe: - Controle a numeração do documento de entrada pela tabela 01 - Séries de notas fiscais se:
MV_LJNFSXE = .F. ou MV_LJNFSXE = .T. e MV_LJNRNFS = 1 - Controle a numeração do documento de entrada pelos arquivos SXE e SXF - Numeração automática se:
MV_LJNFSXE = .T. e MV_LJNRNFS = 2 |
8. Clique em Finalizar para encerrar o processo de troca ou devolução da mercadoria com o documento de entrada.
Importante: - Ao gerar o documento de entrada, os acumuladores dos clientes serão recalculados.
- Quando a movimentação for de devolução, o Sistema considera o tipo da nota fiscal de entrada como D.
- Se o processo selecionado for troca ou devolução com documento de origem (da mesma loja), o sistema grava o conteúdo do campo It. Doc. Orig, da rotina de Documento de entrada, com o valor do item da nota original.
- O campo Origem do Lançamento é gravado com o conteúdo LO representativo do SIGALOJA.
|
Veja Também