Mapeamentos - mapping

Visão Geral de Mapeamentos

O mapeamento representa dentro de um estabelecimento uma versão do agrupamento dos fluxos de produção de itens que serão controlados pelo Kanban eletrônico. Pode possuir estado de Não Publicado, Publicado e Despublicado. O primeiro estado permite alteração das parametrizações e os dois últimos configuram um mapeamento que se encontra em produção e desativado, respectivamente.

Um mapeamento é composto por fluxos de produção, status, identificador, nome, data de corte e estabelecimento.

No mapeamento é permitido o cadastro e a manutenção dos fluxos de produção de um item (gerados com base nas informações do ERP), bem como, por meio de uma ferramenta gráfica de edição e visualização da atualização dos parâmetros relacionados ao controle de Kanbans e células de produção.
Exemplo: Tamanhos dos Kanbans, tempo de ressuprimento, demanda, entre outros.

O controle eletrônico dos cartões Kanban (E-Kanban) será efetuado com base nas definições e parametrizações contidas nos fluxos associados um mapeamento publicado.

Fluxo de administração de um Mapeamento:

Acesso rápido:

Publicar Mapeamento

Clonar Mapeamento

Republicação de Mapeamento

Manutenção de Fluxo de Produção

Mapeamento

Objetivo da tela:

Visualizar os mapeamentos cadastrados, criar novos ou atualizar os mapeamentos existentes.

A apresentação dos mapeamentos é efetuada pelo código, classificado de forma alfabética.

Estados que um mapeamento pode assumir:

  • Não Publicado: refere-se ao mapeamento criado em que se pode realizar alterações de fluxos de produção.
  • Publicado: refere-se ao mapeamento que passou pelo processo de verificar pendências e entrou em produção e controle no E-Kanban. Nesse estado não se pode realizar alterações de fluxos de produção ou eliminações. Para cada estabelecimento poderá haver apenas um mapeamento publicado.

Nota:

O mapeamento publicado permite a alteração das seguintes informações/parametrizações:

  • No modal da Célula/Quadro é permitida a alteração dos campos "Faixa Fixa", "Horizonte de Programação", "Max. Cartões em Produção", "Produz itens distintos simultaneamente" e "Tempo de Setup" dos itens.
  • No modal do Item/supermercado é permitida a alteração dos campos “Permite Cartão Extra” e “Programação Manual”.
  • Na função Recálculo da pilha Kanban é possível alterar as seguintes informações do item: "Cálculo Automático do Kanban", "Lote Mínimo", Estoque de Segurança, Tempo de Ressuprimento, Demanda Diária (para itens finais), e a quantidade de cartões nas Faixas Verde, Amarela e Vermelha (para itens que não recalculam o Kanban automaticamente).
  • Despublicado: refere-se ao mapeamento que entrou em produção (publicação) e controle no E-Kanban e que foi desativado na publicação de outro mapeamento para o estabelecimento. Nesse estado não se pode realizar alterações de fluxos de produção. Esse mapeamento também não poderá ser novamente publicado e nem eliminado, em função da necessidade da manutenção das estatísticas do período em que ele esteve publicado.
    O mapeamento Despublicado desabilita todos os campos editáveis apresentados nos modais de Supermercado e de Célula. 

Nota:

Na tela de mapeamentos é apresentada a lista de mapeamentos cadastrados e o seu estado. Ao lado de cada mapeamento são disponibilizados os botões: Listar fluxos e Outras ações, que possui as funções de Editar, Clonar, Verificar Pendências e Excluir, descritas a seguir. Quando o mapeamento está com o estado Não Publicado ao lado dele também é apresentado o botão Publicar.


Outras Ações/Ações Relacionadas: 

Ação:

Descrição:

Novo mapeamento

Quando acionado, apresenta a tela de Novo Mapeamento.

Busca avançada de Mapeamento

Quando acionado, apresenta a tela de Busca Avançada do Mapeamento, na qual é possível buscar um mapeamento cadastrado a partir do estabelecimento e data de publicação do mapeamento.

Publicar

Quando acionado, após efetuar a verificação de pendências, coloca o mapeamento em produção e controle no e-Kanban. Essa é uma ação importante e que gera impactos no ambiente em produção, necessitando atenção para o momento de realizar a publicação do mapeamento. Na publicação de um mapeamento, são realizadas as seguintes ações:

  1. Apresentação de Checklist de verificações: previamente podem ser cadastradas informações/ações necessárias para a publicação de um mapeamento. Essas verificações são apresentadas e o usuário terá que dar OK manualmente em cada uma delas para que a publicação seja permitida.
  2. Verificação da existência de mapeamento publicado: como pode haver somente um mapeamento publicado por estabelecimento, é verificado se já existe o mapeamento publicado.
    • Se não existir mapeamento publicado: o mapeamento é publicado e todos os itens começam com todos os cartões Kanbans definidos nas faixas verde, amarela e vermelha no estado de “Armazenado”.
    • Se já existir mapeamento publicado: é informado ao usuário da existência de um mapeamento publicado e se ele deseja que o novo mapeamento sobreponha o mapeamento existente. Se definida a sobreposição, o mapeamento é publicado e o programa realizará as seguintes verificações:

    a) Se o item não existir no mapeamento já publicado, os cartões Kanbans definidos nas faixas verde, amarela e vermelha começam no estado de “Armazenado”. Caso haja diferenças no saldo armazenado com o saldo físico de cartões, um ajuste da quantidade armazenada deverá ser feito.
    b) Se o item existir no mapeamento já publicado e também existir no novo mapeamento, o sistema manterá o estado dos cartões dos fluxos que existirem em ambos os mapeamentos. Para o caso de alteração da quantidade de cartões, o ajuste sempre será realizado na quantidade de cartões existente no quadro Kanban. A seguinte regra será seguida:
    b.1) Caso a quantidade de cartões/pilha kanban aumente, os cartões a mais irão para o quadro.
    Exemplo de uma situação onde o total dos cartões do mapeamento anterior é menor que o total do novo mapeamento, tabela abaixo:


    Mapeamento anteriorMapeamento novo
    Total de cartões3050

    Situação do mapeamento anterior:


    QuadroProduçãoTransporteBloqueadoArmazenadoTotal
    Quantidade em cada estado85111530

    Situação do mapeamento novo:
    Como no exemplo dado na tabela que contém o total de cartões, o mapeamento anterior possuía uma quantidade menor de cartões que o mapeamento novo, logo a quantidade de cartões a mais foi para o quadro que passou de 8 cartões para 28, tabela abaixo.


    QuadroProduçãoTransporteBloqueadoArmazenadoTotal
    Quantidade em cada estado285111550


    b.2) - Caso a quantidade de cartões/pilha kanban diminua, os cartões a mais do mapeamento anterior serão removidos do quadro. Caso necessite remover mais cartões do que o existente atualmente no quadro, o sistema irá zerar o número de cartões do quadro.
    Exemplo de uma situação onde o total dos cartões do mapeamento anterior é maior que o total do novo mapeamento, veja a tabela abaixo:


    Mapeamento anteriorMapeamento novo
    Total de cartões5030

    Situação do mapeamento anterior:


    QuadroProduçãoTransporteBloqueadoArmazenadoTotal
    Quantidade em cada estado285111550

    Situação do mapeamento novo:
    Como no exemplo dado na tabela que contém o total de cartões, o mapeamento anterior possuía uma quantidade maior de cartões que o mapeamento novo, logo a quantidade de cartões a mais do mapeamento anterior foi retirada do quadro que passou de 20 cartões para 8, veja a tabela abaixo:


    QuadroProduçãoTransporteBloqueadoArmazenadoTotal
    Quantidade em cada estado85111530

    Importante:

    Os cartões kanbans ou cartões extras que estavam em produção, em transporte, bloqueados ou armazenados no mapeamento anterior mantém seu status no novo mapeamento, inclusive os cartões em produção permanecerão nos centros de trabalho em que estavam alocados antes da publicação. Caso sejam gerados cartões excedentes para o novo mapeamento no supermercado, o sistema desconsiderará o consumo desses itens não colocando cartão no quadro, até que a quantidade certa seja atingida.

    Cartões extras que estavam na fila de programação serão mantidos nesta fila.

    • Se o item não existir no novo mapeamento e existir no mapeamento já publicado: este item será desconsiderado para controle no novo mapeamento (tanto cartões kanban ou extras), sendo considerado apenas para as estatísticas de quantidade produzida.

Após a publicação de um mapeamento, o sistema avalia as alterações e realiza a redefinição da situação do Kanban do item e realiza a reordenação da fila de programação. O usuário deverá ir no quadro de cada célula e reconfigurá-la ou reinicializá-la para que assuma a nova posição dos cartões e status do item (verde, amarelo ou vermelho).

Listar FluxosQuando acionado, redireciona para a tela de Lista de Fluxos do mapeamento escolhido.
Listar Células

Quando acionado, apresenta a tela Lista de Células, que exibe todas as células do mapeamento selecionado.

Mais informações em: Lista de Células.

Editar

Quando acionado, permite editar as informações de descrição do mapeamento.

Nota:

Apenas para mapeamentos com estado de “Não publicado".

Clonar

Quando acionado, permite efetuar a clonagem ou a cópia de um mapeamento. São permitidas duas formas de clonagem. As opções disponíveis são:
  • Somente Cópia: Permite apenas informar uma nova descrição para o mapeamento. Não permite informar uma nova data de corte. Nesse caso, o sistema realiza uma cópia simples de todas as informações e fluxos de produção do mapeamento original. Não serão efetuadas validações ou recálculo da demanda.

    Importante:

    Os itens desativados não serão copiados para o novo mapeamento.
  • Cópia verificando Estrutura: Permite que sejam atualizadas as informações de descrição e data de corte do novo mapeamento. Ao executar essa ação, o sistema considera do ERP todos os fluxos do mapeamento clonado que estarão válidos na data de corte informada. Nesse caso, tem-se os seguintes critérios na clonagem:

a) O Item (Final ou Processo) estava cadastrado no Mapeamento Original e é válido no novo mapeamento: o sistema copia os dados do item e do supermercado já cadastrados no mapeamento original para o novo mapeamento. São atualizadas as informações de descrição do item e unidade de medida (para o caso delas haverem sido alteradas no ERP). 

b) A célula estava cadastrada no Mapeamento Original e é válida no novo mapeamento: o sistema mantém as informações da célula, entretanto atualiza a descrição da célula (para o caso de ter sido alterada no ERP). São sobrepostas as informações da relação do item com a célula (tempo de ciclo do item) e também o tempo de Setup do item na célula.  

c) O Item (Final ou Processo) estava cadastrado no Mapeamento Original mas não é válido no novo mapeamento: o sistema não copia os dados do item, do supermercado ou relacionamentos deste com a célula. 

d) A célula estava cadastrada no Mapeamento Original mas não é válida no novo mapeamento: o sistema não copia as informações da célula ou seus relacionamentos com os itens a que ela estava associada.

e) A estrutura do item final está diferente no novo mapeamento: para os fluxos que possuem estrutura diferente, o sistema irá verificar a situação do item e célula no novo mapeamento (ver critérios a,b,c e d), onde para itens e células novos no novo mapeamento o sistema irá criar os itens com bases nas informações do ERP.

f) Ao efetuar a clonagem considerando estrutura, havendo alterações de estrutura ou de relacionamento de quantidade entre o item pai x componente, a demanda e as faixas kanban são recalculadas. Somente serão recalculadas as faixas de itens com o "Cálculo automático das faixas Kanban igual a "Sim".
Caso ocorra erro em alguma fórmula específica, e o valor resultante seja < 1, é realizada a clonagem, e informado o item com problema e a faixa calculada assumirá o valor "1" para o número de cartões.
Itens novos assumem as fórmulas padrões (1,2,3).

Importante:

Os itens finais desativados não serão criados no novo mapeamento. Para os demais itens, será verificada a validade do mesmo no ERP.


O mapeamento clonado será criado com o status “Não publicado” e a data de publicação ficará sem informação.

O sistema não realiza o controle automático de versão dos mapeamentos. Este deve ser efetuado de forma manual pelo usuário, por meio de regras próprias para definição dos nomes.

A ação de clonagem está disponível para todos os estados de mapeamento.

Importante:

Neste processo de clonagem, o sistema revalida as estruturas pela data de corte do mapeamento e em função disto, fluxos de itens ora eliminados no processo de confecção do mapeamento base podem "reaparecer" no mapeamento clonado, em função de estarem válidos pela data de corte. Nesse caso, é necessário atentar para este detalhe e se necessário, fazer manualmente a manutenção no novo fluxo.

No momento da clonagem, em função de possíveis mudanças de estrutura, o valor da demanda mensal dos componentes é recalculado de acordo com a demanda informada para os itens finais clonados. Nesse caso, para os itens que possuem parametrização de cálculo automático de Kanban, os tamanhos das faixas de Kanbans serão recalculadas. Veja o exemplo a seguir:

Verificar Pendências

Quando acionado, são efetuadas verificações automáticas nas parametrizações dos fluxos, para que na publicação não sejam colocados em produção fluxos de produção com parametrizações incompletas.

Nota:

Somente para o mapeamento “Não Publicado”.

A verificação de pendências refere-se ao mapeamento que está em vias de ser publicado. Verificações que são realizadas antes da publicação de um mapeamento:

  1. Tamanho do Kanban: é verificado se existe algum item/fluxo de produção com valor de tamanho do Kanban igual a zero.
  2. Faixa Verde: é verificado se existe algum item/fluxo de produção com valor de número de cartões na faixa verde igual a zero.
  3. Faixa Amarela: é verificado se existe algum item/fluxo de produção com valor de número de cartões na faixa amarela igual a zero.
  4. Faixa Vermelha: é verificado se existe algum item/fluxo de produção com valor de número de cartões na faixa vermelha igual a zero.
  5. Tempo de Ciclo: é verificado se existe algum item/fluxo de produção com valor de tempo de ciclo na célula que o produz igual a zero.
  6. Faixa Fixa: é verificado se existe alguma célula de produção com valor da faixa fixa de programação igual a zero.
  7. Horizonte de Programação: é verificado se existe alguma célula de produção com valor do Horizonte de Programação igual a zero.
  8. Tempo de Ressuprimento: é verificado se o tempo de ressuprimento é maior que zero somente se o campo do cálculo automático do kanban estiver selecionado.

Importante:

Na ação de Verificar Pendências são apresentados os itens que apresentaram inconsistência (de acordo com a lista de verificações/validações).

ExcluirQuando acionado, permite a exclusão do mapeamento e de seus fluxos. Mapeamentos publicados ou despublicados não poderão ser eliminados.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Data de Publicação

Exibe a data da publicação, caso o mapeamento já tenha sido publicado. Para mapeamentos que ainda não foram publicados, essa data é apresentada sem informação.

Republicação do Mapeamento

Permite efetuar a republicação do mapeamento, o que possibilita a renovação da configuração dos itens do ambiente e-Kanban. Antes de efetuar a republicação será verificado se há inconsistências nos cadastros (função Verificar Pendências).

Na republicação de um mapeamento serão considerados os seguintes cenários:

  • A pilha kanban e as faixas (verde, amarelo e vermelho) se mantiveram as mesmas: os cartões (normais e extras) serão mantidos nos mesmos status.
  • Com alteração da pilha kanban: se a pilha aumentar, os cartões normais a mais serão criados no quadro kanban. Se a pilha diminuir, os cartões normais serão suprimidos do quadro de programação até o limite de zero. Cartões em processo (normais e extras) serão mantidos nos mesmos status.
  • Novos itens serão publicados com os cartões na situação armazenados/supermercado.
  • Células, Centros de Trabalho ou itens eliminados não serão apresentados no mapeamento publicado, apenas nas consultas históricas (Exemplo: Quantidade produzida).
  • Não será permitida a republicação do mapeamento para itens eliminados e que possuam cartões (normais e extras) em processo, sendo assim, será emitida mensagem informativa.
  • Não será permitida a republicação do mapeamento para células e centros de trabalhos eliminados e que possuam cartões (normais e extras) em processo, sendo assim, será emitida mensagem informativa.
  • A célula que fabrica o item mudou e possui cartões (normais e extras) em processo: Será emitida mensagem informativa, com a sugestão de bloquear e enviar para o quadro ou ser produzido, informando o item/célula/centro de trabalho e não será permitida a republicação do mapeamento.
  • A célula permanece a mesma mas o CT não está mais na célula e possui cartões (normais e extras) em processo: Será emitida mensagem informativa, com a sugestão de bloquear e enviar para o quadro ou ser produzido, informando o item/célula/centro de trabalho e não será permitida a republicação do mapeamento.

  • A faixa fixa será mantida, exibindo o número de cartões limitado à faixa verde do item.

  • Cartões extras na fila de programação serão mantidos.

    Importante:

    Não são considerados os cartões extras para as validações do tamanho da pilha.

Novo Mapeamento

Objetivo da tela:

Efetuar o cadastro de um mapeamento.


Principais Campos:

Campo:

Descrição:

Descrição

Inserir o nome do mapeamento a ser criado.

Data de corte

Inserir a data base para a busca das informações de estrutura e processo de fabricação válidas no ERP no momento da criação dos fluxos de produção associados ao mapeamento.

Estabelecimento

Selecionar no combo-box o estabelecimento ao qual o mapeamento será associado.

Nota:

No combo-box são apresentados todos os estabelecimentos cadastrados de acordo com o ERP integrado, e permite a busca do estabelecimento pelo código ou descrição.

Filtros de Classificação

Objetivo da tela:

Classificar os mapeamentos apresentados, podendo ser classificados em “Publicado”, “Não Publicado” e "Despublicados".

Lista de Fluxos

Objetivo da tela:

Listar os fluxos criados para o mapeamento escolhido, caso ele já possua. A apresentação dos fluxos é efetuada pelo código (SKU) do item, classificado de forma alfabética.

Mais informações em: Manutenção de Fluxo de Produção.



#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))