Page tree


O início da sprint é marcado pela execução da cerimônia de Sprint Planning. Nela as tarefas já estão priorizadas e detalhadas pelo PO então o time Dev irá debater o entendimento do assunto de cada issue e pontuar as tarefas ate que se atinja a pontuação suportada pela sprint. A etapa de desenvolvimento é feita "in compliance" com a sprint corrente e com o apoio operacional.


Fluxograma do Processo


Sobre o Desenvolvimento e a Sprint

Enquanto a sprint estiver em andamento, uma vez por dia, no mesmo local e horário será realizada a cerimônia de Daily Sprint. Esta reunião é obrigatória para o time Dev, onde cada analista irá comunicar ao resto do time o que fez no dia anterior, o que fará no dia de hoje e se há algum impedimento para a sua tarefa. Além disso, é o momento dos analistas tirarem dúvidas pontuais e alinharem cenários e expectativas para o bom andamento da sprint. 


Bom saber sobre a Sprint Daily ...

A participação do Agile Scrum e do Product Owner (PO) é desejável mas não é obrigatória.


Para uma tarefa ser considerada entregue, ela deve:

  • Cumprir os requisitos de DoD (Definition of Done) da tarefa principal
  • Ter todas as sub tarefas encerradas.
    Cada sub tarefa deverá cumprir os requisitos:
    1. Lançar horas de desenvolvimento (Obrigatório)
    2. Detalhar o que foi feito na tarefa (Obrigatório)
    3. Vincular os fontes e/ou PRs (Opcional)
    4. Anexar evidências ou arquivos necessários (Opcional)
  • Ter o aceite do PO



Para uma sprint ser considerada entregue, todas as tarefas definidas na planning devem estar entregues no último dia da sprint corrente, antes da cerimônia de sprint review.

Também neste último dia é realizada a cerimônia de Sprint Review. Nesta cerimônia o time DEV irá apresentar ao PO, aos demais integrantes da área que não fazem parte da squad e para convidados o que foi implementado e melhorado na sprint que está se encerrando.



Por fim, ainda neste último dia, é feita a cerimônia de Sprint Retrospective. Nela, geralmente somente o time DEV junto com o Agile Master participam mas, em casos específicos, a participação do PO pode ser solicitada. Esta cerimônia tem o objetivo trabalhar a melhoria contínua da squad onde os pontos positivos podem (e devem!) ser ressaltados para que se mantenham e sejam melhorados cada vez mais. E os pontos negativos, foco desta cerimônia, devem ser discutidos entre os integrantes do time e criadas ações de melhorias para que não se repita (ou se evite!) em sprints futuras.



Refinamento

O refinamento (ou grooming, termo este que está caindo em desuso!) é outra cerimônia que pode ser feita durante a sprint. Tanto a realização dela quanto a maneira como será realizada é opcional e pode variar de squad para squad. O objetivo desta cerimônia é permitir que o time Dev faça uma pré análise do problema e aprofunde a discussão na planning para o time pontuar.

Por exemplo:

  • A squad "ABC", optou por não fazer o refinamento.
  • A squad "DEF", optou por fazer o refinamento das issues que estão para a próxima sprint. Será feito de quarta-feira, das 16:00 às 17:00 e contará com a participação de todos do time Dev.
  • A squad "GHI", optou por fazer o refinamento das issues que estão no backlog. Será feito de terça-feira, das 10:30 às 12:00 e contará com a participação de 2 analistas do time Dev.




↑ . Voltar ao Fluxograma



Sobre o Apoio Operacional

O apoio operacional foi criado para garantir rapidez e assertividade no atendimento ao cliente. Ele será feito por analistas e POs que fazem parte da equipe do THF, sendo assim garantimos uma visão mais técnica e abrangente desde o primeiro contato com o usuário final.


O apoio operacional funcionará da seguinte forma:
No momento em que for feita a planning, será designado o analista e o tempo que ele ficará alocado nesta tarefa. Durante este tempo a capacidade produtiva dele na sprint não será contada. E através de filtros pré definidos no JIRA, ele irá monitorar a abertura de issues pelo usuário final, as chamadas issues de atendimento.

Caberá à ele fazer a análise do problema e verificar se o assunto é pertinente, ou não. Durante esta análise o analista poderá entrar em contato com o usuário final através de qualquer meio de comunicação (Por Exemplo: interação na issue, e-mail, ligação, hangouts ..) desde que o contato, o assunto abordado e as ações decididas sejam registrado no JIRA via comentário na issue pai (LIGAR COM GIF DESTE TRECO). Ainda durante a análise, caso haja dúvida com a regra de negócios os POs podem (e devem!) ser acessados à qualquer momento.

No final da análise teremos um dos resultados:

  • É PERTINENTE
    O analista irá prosseguir com o atendimento atentando-se para o tipo de issue que o usuário abriu.
    Issues do tipo "Apoio" e "Melhoria" devem ser convertidas em issues do tipo correspondente, preencher o campo "Rótulos" com "THF_Atendimento" e manter no backlog da área.

    Por exemplo: 
    O usuário abriu uma issue de apoio para saber se era um bug no sistema então o apoio deve ser convertido em uma issue de manutenção. (COLOCAR O GIF DISSO)

    Para os demais tipos de issues, o analista deverá preencher o campo "Rótulos" com "THF_Atendimento" e manter no backlog da área.

  • NÃO É PERTINENTE
    O resultado da análise será descrito de forma detalhada e evitando termos técnicos para que o usuário final consiga entender porque a issue será finalizada. Já o analista poderá dar os seguintes rumos à issue:
    - Cancelada (COLOCAR GIF)
    - Encerrada (COLOCAR GIF)
    - Retornar ao Atendimento (COLOCAR GIF)


Nos momentos em que não houver nenhum apoio operacional para ser dado, o analista irá dar apoio ao time na sprint corrente com tarefas que não demandem codificação direta porque no momento em que aparecer algum atendimento, a atenção dele deverá se voltar para esta atividade.

Pode-se executar, por exemplo, as seguintes tarefas: pair programming, code review, testes...


Por fim, finalizado o tempo estipulado, o analista volta a integrar a sprint normalmente enquanto o próximo assumirá os atendimentos. Se, por acaso, houver algum atendimento em andamento no momento desta troca, deverá ser feito o repasse de informações para o próximo analista dar prosseguimento ao atendimento.



↑ . Voltar ao Fluxograma


  • No labels