Procedimentos a serem executados: A geração do arquivo é feita no módulo da Contabilidade, pelo programa cdp/cd4407.r Parâmetros: Os arquivos serão gerados conforme a parametrização informada, respeitando principalmente a faixa de exercíciose períodos contábeis. Meio Físico: Armazenar sempre com opção CD(sugestão). Abaixo, nessa tela informara saída do Arquivo Magnético a ser gerado. Impressão: Conforme opção escolhida, será ageração do processo. IMPORTANTE: Existem 2 opções de geração do MANAD, conhecidas como ESCRITURAÇÃO GERAL (telas 1) e ESCRITURAÇÃO AUXILIAR (telas 2), veja abaixo; Opção Diário Geralou Escrituração Geral (Telas1)
As Telas acima estão selecionadas as opções de geração ESCRITURAÇÃO GERAL, que geram os seguinte arquivo: Diário Geral - INSS001011207G.001 Sendo; INSSEEEMIMFAAMMM.VOL INSS - Fixo EEE - Código da Empresa MI - Mês Inicial MF - Mês Final AA - Ano Base(dois últimos dígitos) G - Fixo – Diário Geral VOL - Número do Volume do arquivo, iniciara .001 Esse arquivo tem informações no Bloco “I” , são informações geradas pela Controladoria e Finanças. Registro I001 - abertura do bloco I, um registro, Registro I005 - identificação da Escrituração Contábil, um registro, Registro I050 - plano de contas , N's registros, Registro I100 - centro de custos, N's registros, Registro I150 - saldos mensais, N's registros, Registro I200 - lançamentos contábeis, N's registros Registro I250 - saldos das conta de resultado, antes do encerramento do exercício, N's registros, Registro I990 – encerramento do bloco I um registro. Na geração dos dados com a opção Diário Geral, os dados da contabilidade serão exportados. Somente os lançamentos contabilizados serão considerados nos BLOCOS I200. Os BLOCOS de saldos das contas mensais das conta sintéticas BLOCO I150 e saldos das contas de resultados antes do encerramento BLOCO I250 sempre são exportados. Opção Diário Auxiliar ou Escrituração Auxiliar (Telas 2)
As Telas acima estão selecionadas as opções de geração ESCRITURAÇÃO AUXILIAR, que geram os seguintes arquivos na opção Diários Auxiliares: Diário Auxiliar (modulo a modulo) - INSS001011207APP.001 Sendo; INSSEEEMIMFAAMMM.VOL INSS - Fixo EEE - Código da Empresa MI - Mês Inicial MF - Mês Final AA - Ano Base(dois últimos dígitos) MMM - Código do Modulo do Diário Auxiliar sendo gerado. VOL - Número do Volume do arquivo, iniciara .001 Esse arquivo tem informações no Bloco “I” , são informações geradas pela Controladoria e Finanças. Registro I001 - abertura do bloco I, um registro, Registro I005 - identificação da Escrituração Contábil, um registro, Registro I050 - plano de contas , N's registros, Registro I100 - centro de custos, N's registros, Registro I150 - saldos mensais, N's registros, Registro I200 - lançamentos contábeis, N's registros Registro I250 - saldos das conta de resultado, antes do encerramento do exercício, N's registros, Registro I990 – encerramento do bloco I um registro. OBSERVAÇÃO: Não é obrigatória a seleção de todos os módulos, serão escolhidos conforme solicitação da fiscalização. PRÉ-REQUISITO para geração dos arquivos por ESCRITURAÇÃO AUXILIAR: Execução dos diários auxiliares dos módulos Financeiros, Faturamento e Estoque, período a período, partindo sempre do primeiro período solicitado pela fiscalização, com a opção de “Gerar dados para arquivo de Fiscalização”. Ver PRÉ-REQUISITO para execução dos diários auxiliares. Relação dos Programas do Diário Auxiliar:Contas a Pagar - EMS2 - APP/AP0707.r
Contas a Receber - EMS2 - CRP/ CR0802.r
Caixa e Bancos - EMS2 - CBP/ CB0503.r
Patrimônio - EMS2 - PTP/PT0904.r Executar o processo em BASE TESTE para processo de escrituração Diário Auxiliar e escrituração Diário Geral. Antes de executar o programa Sumário Contábil para gerar o dados no modulo do Patrimônio, deve ser reaberto os períodos através programa PTP/PT0910.r e desfeito o cálculo dos períodos através programa PTP/PT0908.r até o período anterior ao início do processo da geração IN86. Após reabertura do primeiro período da geração executar o Sumário com a opção de “gerar dados para arquivo da fiscalização” e fechar novamente o patrimônio para proceder à execução dos meses seguintes. Calcular, emitir o Sumário(flegando), contabilizar com opção de exportar e fechar o período. Após término do processo fazer DUMP/LOAD dos arquivos para BASE OFICIAL (movto-fiscal.d e saldo-conta-modul.d) e continuar o processo de geração no fechamento normal dos próximos períodos.
Faturamento e Estoque - EMS2 - CDP/CD4011.r Qualquer dúvida sobre a execução desse programa ou sobre as informações geradas, ligar no suporte telefônico Logística Suporte Distribuição (Faturamento) ou Logística Suporte Recebedoria (Estoque).
PRÉ-REQUISITO para execução dos diários auxiliares:- Antes de executar o diário auxiliar nos módulos com a opção de “Gerar dados para arquivo de Fiscalização” é necessário executar o programa spp\app\spap960.r
Executar através Opções / Executar Programa, sua execução é rápida e não vai trazer nenhuma mensagem de tela, basta chamar o programa e executar, pronto. - Antes de executar o diário auxiliar nos módulos com a opção de “Gerar dados para arquivo de Fiscalização” é necessário executar o programa ctp/ct1201.r, este programa deverá ser cadastrado no Menu pelo cliente, na opção que lhe for mais conveniente.
O sistema não possui os saldos das contas contábeis separados por módulo e o programa Saldo por Modulo IN86 foi criado para que seja possível buscar ou informar o saldo inicial para cada módulo. Esse programa será executado apenas uma vez e a partir dessa execução, na emissão dos diários será atualizado o saldo das contas por módulo e por período. O saldo das contas nesse caso, não é o saldo contábil e sim saldos de movimentos.
Ao executar o ctp/ct1201.r será disponibilizada a tela:
Parâmetros: Informar Módulo, período/mês ano fiscal/exercício contabil, OBS: informar o primeiro período a qual estão iniciando com o processo da IN86; Informar estabelecimento, se preciso flegar para assumir todos movimentos de estab. em brancos ; Pressionar o botão de check verde para ocorrer a atualização das informações no Browse Saldos Contábeis no Módulo; Os botões do cabeçalho da tela serão habilitados: Gera Saldos: Esta opção efetua o cálculo do saldo inicial, conforme as informações fornecidas, de todas as contas que se encontram no browse. Inclusive das contas que já tiveram saldo manutenido manualmente. Caso não deseje calcular o saldo para alguma conta deverão ser utilizadas faixas de seleção. Seleção: Permite selecionar uma faixa de contas contábeis a serem apresentadas no Browse Saldos Contábeis no Módulo. Gera Contas: Esse botão gera as contas, conforme a faixa informada, com saldo zero, preenchendo o browse da tela. É possível incluir, eliminar contas do browse, como também alterar o valor do saldo, clicando sobre o campo, conforme abaixo da tela a direita:
Validação dos dados (SVA) Após geração dos dados por Escrituração Geral ou Escrituração Auxiliar, os arquivos devem ser validados.
O programa de validação do MANAD, é baixado do site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br) Baixado o programa validador(SVA), somente carregar na base e seguir conforme exemplo abaixo descrito;
Após essa validação, verificar a tela de retorno que o programa repassa com a confirmação de um “OK” ou analisar as listagem de erro que mostra através resumo de validação ou mensagem de validação. Dúvidas nesse processo, abrir FO anexando a tela do erro para análise em Consultoria. |