Produto:

Datasul

Ocorrência:

Quais os passos para criação de um novo documento para ser aprovado pelo módulo do MLA

Passo a passo:

Para criação de um documento para ser aprovado pelo módulo do MLA, seja um documento padrão ou específico, deve-se seguir os passos listados na sequência: 

   Obs.: No caso de documentos padrões, atualizar esse documento citado para contemplar a referência do novo documento.

  • Preparar a geração das pendências: para a criação, alteração ou eliminação de pendências do documento no módulo do MLA deverá ser utilizada a API lap/mlaapi001.p. Para maiores informações sobre como utilizar, verifique a documentação técnica da mesma. É importante ressaltar que é necessário fazer a chamada dessa API em todos os momentos que houverem modificações no documento que originou a pendência no MLA, caso contrário a pendência pode ficar divergente do documento original. Obs.: No caso da criação de novos documentos padrões, atualizar essa documentação técnica para contemplar o novo documento. 
  • Preparar a consulta e aprovação pendências: para consulta e aprovação das pendências deve-se realizar algumas implementações que permitam a visualização/aprovação da mesma: 

  1. Programa de consulta (MLA0121): Para que seja possível consultar informações de negócio da pendência gerada, através do programa MLA0301, é possível disponibilizar programas de consulta para serem utilizados neste caso. Para maiores informações de como criar esses programas consulte o manual de referência do módulo do MLA, tópico "Programas de Consulta";
  2. Portal HTML: Para que seja possível aprovar o novo documento através das telas HTML é necessário seguir as orientações apresentadas em DMLA0026 - Como criar documentos para o novo portal do MLA ou customizar existentes (a partir 12.1.8), tópico "Criação de documentos novos", que fica após a parte de customização.
  3. Aprovação por e-mail: Para que seja possível realizar a aprovação por e-mail, do documento criado, deverá ser criado um programa com a seguinte nomenclatura: mlahtml<código do documento com 3 dígitos>e.p, que deverá ficar no diretório lapthml. Exemplo para o documento 1: laphtml/mlahtml001e.p. O programa deve possuir os seguintes parâmetros: 
  • Código do tipo do documento (INTEGER - INPUT) Código do aprovador (CHARACTER - INPUT) Chaves do documento - tt-mla-chave (TEMP-TABLE - definição na include: lap/mlaapi001.i99 - INPUT) HTML do e-mail - tt-html (TEMP-TABLE - definição na include: laphtml/mlahtml.i - OUTPUT)

  • Programa de aprovação/rejeição: Caso haja necessidade de executar alguma atualização no módulo de origem, assim que ocorrer a aprovação ou rejeição do documento no MLA é possível criar um programa para incluir essas regras a serem executadas. Esses programas são cadastrados no MLA0101 – Tipos de Documentos.
    Obs.: O programa criado deve receber três parâmetros (todos de entrada): 
    Rowid da pendência do MLA – tabela mla-doc-pend-aprov (Tipo ROWID) Código do aprovador da pendência (Tipo CHARACTER – x(12)) Indicador de que se trata da última pendência de uma hierarquia (Tipo LOGICAL);
  • Preparar a inclusão facilitada do documento: no caso de documentos padrões, é preciso realizar as implementações no programa “MLA0122 – Inclusão Facilitada Tipo Documento”, para que o novo documento e sua chave possam ser gerados de forma automatizada pelo usuário.
  • Alteração de BOs que fazem a verificação e geração de pendências quando há mais de um tipo de aprovação: no caso de documentos padrões, é preciso realizar as implementações nos seguintes pontos:
    • inbo/boin767b.p (procedure geraPend): Incluir o tratamento para o novo documento, seguir o exemplo dos já existentes;
    • inbo/boin767a.p (procedure checkPend): Incluir o tratamento para o novo documento, seguir o exemplo dos já existentes.

Observações:

Exemplo: Versão do produto, pacote, entre outros

 

#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))