Manutenção Recurso Secundário - DB0123

Visão Geral do Programa

No planejamento avançado da produção, o tratamento de recurso secundário será utilizado para restringir o processo produtivo. Para o caso de ferramentas, não será utilizada a designação do ferramental para a operação. Por exemplo, se esta cadastrada na operação 3 ferramentas com quantidade disponível na fábrica de uma unidade cada:

  • Ferramenta 1: Molde que fabrica 2 unidades.
  • Ferramenta 2: Molde que fabrica 6 unidades.
  • Ferramenta 3: Molde que fabrica 10 unidades.

Se todas estão cadastradas como recurso secundário para uma mesma operação, a operação seria sequenciada somente se os três moldes estiverem disponíveis, diferentemente da release anterior (2.00) que designa uma das ferramentas para a operação (considera que todas as ferramentas são iguais). Nesta nova lógica a programação é restringida pelo recurso considerando a quantidade disponível.

Permite realizar a Manutenção dos Recursos Secundários utilizados no planejamento da produção. Por intermédio destes é possível acrescentar restrições (além da capacidade dos centros de trabalho – recurso principal) na programação quando há recursos finitos na fábrica, impedindo a execução simultânea de operações. Os mais comuns são Ferramental e Mão de obra, entretanto, o TOTVS APS implementa tipos de recursos com conceito de capacidade (das máquinas, por exemplo, litros de um taxo) e outros (Por exemplo, limitação financeira de consumo por máquina, tal como energia elétrica).

Manutenção Recurso Secundário

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Recurso Secundário, é possível atualizar informações referentes aos recursos secundários existentes no sistema, ao qual podem ser associados nos centros de trabalho e/ou operações.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Inclui nova ocorrência

Quando acionado, apresenta tela Manutenção Recurso Secundário (DB0123A), onde é possível incluir novo recurso secundário.

Cria uma cópia da ocorrência corrente

Quando acionado, apresenta tela Manutenção Recurso Secundário (DB0123A), onde é possível incluir novo recurso secundário utilizando como base o recurso posicionado.

Alterar ocorrência corrente

Quando acionado, apresenta tela Manutenção Recurso Secundário (DB0123A), onde é possível manutenir o recurso secundário corrente.

Elimina ocorrência corrente

Quando acionado, elimina a ocorrência de recurso secundário posicionado.

  

Manutenção Recurso Secundário – DB0123A

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Recurso Secundário - Botões Incluir, Criar cópia ou Alterar, é possível incluir/atualizar informações referentes aos recursos secundários.

 

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Recurso

Exibe e permite inserir ou alterar o código do recurso secundário.

Aplicação

Exibe e permite inserir ou alterar a aplicação do recurso, podendo ser:

  • Normal: Recurso corporativo, compartilhado por toda empresa independente do grupo de máquina. Por exemplo: Há disponíveis 6 unidades de um recurso no período 01/01 a 05/01. No dia 03/01 foram consumidas 2 (duas) unidades pelo grupo de máquina 01 e 2 (duas) unidades pelo grupo 02. Nestas condições, restaram apenas duas unidades para utilização deste recurso em toda a fábrica neste dia.
  • Redutor de Setup: Recurso corporativo, compartilhado por toda empresa independente do grupo de máquina, entretanto, permite a preempção (execução paralela) de operações apenas se estas possuírem o mesmo código redutor de setup.
  • Por Recurso: Disponibilidade do recurso é dada no centro de trabalho. Por exemplo, uma máquina A1 possui a limitação de não processar mais que 5 (cinco) operações simultâneas, enquanto a máquina B1 do mesmo grupo de máquina pode processar até 7 (sete). Ao processar uma operação que consome 2 (duas) unidades de recurso na máquina A1, a disponibilidade nas máquinas será 3 e 7, respectivamente. A quantidade disponível do recurso não afeta sua disponibilidade existente na máquina B1.

Tipo de Recursos

Exibe e permite inserir ou alterar o tipo do recurso, que define a maneira com que a quantidade a ser consumida do recurso pelas operações será calculada, podendo ser:

  • Ferramental: A quantidade de consumo do recurso é igual à cadastrada no centro de trabalho ou operação. Por exemplo: Considere uma empresa de injeção que possui como ferramenta restritiva determinado número limitado de moldes. O sistema não planejará operações simultaneamente em determinado período caso este exceda a quantidade disponível de moldes.
  • Mão de obra: A quantidade de consumo do recurso é igual à cadastrada no centro de trabalho ou operação. Por exemplo: Considere que em determinada fábrica há uma máquina que apenas pode ser manuseada por x profissionais. O sistema não planejará operações simultaneamente em determinado período caso este exceda a quantidade de profissionais disponíveis para operá-la.
  • Capacidade: Limita a execução de operações simultâneas em função de uma capacidade disponível, ao qual é atualizada multiplicando o valor cadastrado para consumo no centro de trabalho ou operação pela quantidade programada da ordem de produção. Por exemplo: Uma operação de 5 unidades possui um recurso secundário tipo capacidade com quantidade consumida igual a 2. Ao programar esta operação, serão indisponibilizadas 10 unidades deste recurso no período.
  • Outros: A quantidade utilizada do recurso é calculada multiplicando o tempo de processamento da operação pelo consumo cadastrado no centro de trabalho ou operação. Considerando, por exemplo, como um recurso secundário o consumo de energia elétrica em uma fábrica onde foi contratada certa quantidade de KW/h, ao alocar uma operação de 10 horas em uma máquina que consome 1,5KW/h (a cada hora de processamento utiliza 1,5KW), teríamos alocado 15 unidades (10 horas vezes 1,5) do recurso disponível no intervalo de tempo.

Ativo

Identifica se o recurso secundário está ativo, ou seja, se será considerado nos cálculos ou não.

 

Manutenção Recurso Secundário – Pasta Disponível

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Recurso Secundário - Folder Disponível, é possível visualizar as disponibilidades para determinado recurso secundário.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Incluir

Quando acionado, apresenta a tela Manutenção Disponibilidade Recurso Secundário (DB0123B), onde é possível incluir disponibilidades para o recurso.

Importante:

Não será permitido incluir períodos que se sobreponham. 

Modificar

Quando acionado, apresenta a tela Manutenção Disponibilidade Recurso Secundário (DB0123B), onde é possível modificar uma disponibilidade selecionada do recurso.

Importante:

Apenas é possível alterar a data/hora de término da disponibilidade e a quantidade disponível.

Eliminar

Quando acionado permite eliminar uma disponibilidade selecionada do recurso.

   

Manutenção Disponibilidade Recurso Secundário – DB0123B

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Recurso Secundário, folder Disponível - Botões Incluir ou Modificar, é possível visualizar e alterar os dados da disponibilidade do recurso secundário.

 

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Recurso

Exibe o código do recurso secundário ao qual será cadastrada a disponibilidade.

Início Período

Inserir a data e hora de início da disponibilidade para o recurso em questão.

Fim Período

Inserir a data e hora de fim da disponibilidade para o recurso em questão.

Qtd Disponível

Inserir a quantidade disponível do recurso secundário para o período informado.

Exemplo:

Número de bicos de injeção na fábrica igual a 3.

O sistema foi parametrizado da seguinte forma:

De 01/03 até 15/03 há 3 unidades da ferramenta disponíveis;

De 15/03 até 20/03 há 2 unidades da ferramenta disponíveis;

De 20/03 até 31/03 há 3 unidades da ferramenta disponíveis;

Em função de um problema com um dos bicos de injeção, durante o período 15/03 até 20/03 havia apenas 2 unidades disponíveis para utilização.

 

Manutenção Recurso Secundário – Pasta Centro Trab

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Recurso Secundário, folder Centro Trab, é possível visualizar os centros de trabalho que utilizam o recurso secundário selecionado.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Incluir

Quando acionado, apresenta a tela Manutenção Centro de Trabalho por Recurso Secundário (DB0123C), onde é possível vincular a utilização do recurso secundário selecionado por um centro de trabalho.

Importante:

Não será permitido informar uma quantidade de consumo do recurso menor ou igual a zero. 

Modificar

Quando acionado, apresenta a tela Manutenção Centro de Trabalho por Recurso Secundário (DB0123C), onde é possível modificar o vínculo da utilização do recurso secundário selecionado por um centro de trabalho. 

Importante:

Não será permitido informar uma quantidade de consumo do recurso menor ou igual a zero.

Eliminar

Quando acionado, permite eliminar o vínculo do centro de trabalho com a do recurso secundário selecionado.

Inclusão por Faixa

Quando acionado, permite:

  • Que CT's possam ser filtrados por faixa de GM e CT's;
  • Acessar tela para selecionar os CT's que serão vinculados ao Recurso;
  • Que ao selecionar CT já relacionado, serão atualizados os campos "Ativo?", "Qt Consumido" e "Alocação Recurso". Caso contrário, será incluído relacionamento;
  • Sugerir um valor para "Qt Consumido" e "Alocação Recurso", e permitir que a "Qt Consumida" seja alterada individualmente entre os CT´s filtrados.

  

Manutenção Centro de Trabalho por Recurso Secundário – DB0123C

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Recurso Secundário, folder Centro Trab - Botões Incluir ou Modificar, é possível visualizar e alterar os dados do vínculo entre centro de trabalho e o recurso secundário.

 

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Centro de Trabalho

Inserir código do centro de trabalho ao qual se deseja vincular um recurso secundário.

Ativo

Indica se o relacionamento do centro de trabalho com o recurso secundário está ativo ou não, implicando nos cálculos do planejamento.

Qtd Consumida

Inserir a quantidade que o centro de trabalho em questão consumirá do recurso secundário.

Alocação Recurso

Selecionar a porção de tempo da operação (preparação, execução ou tempo total) ao qual será alocado o recurso secundário.

  

Manutenção Recurso Secundário – Pasta Operação

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Recurso Secundário, folder Operação, é possível visualizar as operações que utilizam o recurso secundário selecionado.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Incluir

Quando acionado, apresenta tela Manutenção Operação por Recurso Secundário (DB0123D), onde é possível vincular a utilização do recurso secundário selecionado por uma operação.

Importante:

Não será permitido informar uma quantidade de consumo do recurso menor ou igual a zero.

Modificar

Quando acionado, apresenta tela Manutenção Operação por Recurso Secundário (DB0123D), onde é possível modificar o vínculo da utilização do recurso secundário selecionado por uma operação.

Importante:

Não será permitido informar uma quantidade de consumo do recurso menor ou igual a zero.

Eliminar

Quando acionado, permite excluir uma disponibilidade selecionada do recurso.

Incluir por Faixa

Quando acionado, apresenta tela Manutenção Recurso Secundário por Operação na Faixa (DB0123G), que permite filtrar a faixa de operações por meio de item, roteiro e operação.

  

Manutenção Operação por Recurso Secundário – DB0123D

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Recurso Secundário, folder Operação - Botões Incluir ou Modificar, é possível visualizar e alterar os dados da disponibilidade do recurso secundário.

 

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Item

Inserir código do item da operação.

Roteiro

Inserir roteiro de fabricação do item, se existir.

Operação

Inserir código da operação.

Centro Trabalho

Inserir centro de trabalho para operação. Quando este campo é informado, a disponibilidade do recurso para a operação é somente avaliada na máquina em questão, caso contrário, o recurso restringirá a programação para todos os centros de trabalho do grupo de máquina da operação.

Nota:

Caso a operação ao qual se deseja cadastrar um recurso secundário possua centro de trabalho válido, somente será permitido informar uma máquina válida para processar a operação. Por exemplo: Determinada operação possui cadastrado como CT Válido a máquina ES01 e há cadastrado como recurso secundário a ferramenta Ferram01 no CT ES05. Neste caso, como o CT ES05 não é válido para a operação, este não será avaliado nos cálculos, assim como o recurso secundário informado. 

Qtd Consumida

Inserir a quantidade que a operação em questão consumirá do recurso secundário.

Alocação Recurso

Selecionar a porção de tempo da operação (preparação, execução ou tempo total) ao qual será alocado o recurso secundário.

 

Manutenção Recurso Secundário por Operação na Faixa – DB0123G

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Manutenção Recurso Secundário, folder Operação - Botão Incluir por Faixa, é possível filtrar as operações por meio de item, roteiro e operação.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

OK

Quando acionado, apresenta a tela DB0123H que apresenta as informações de filtro e campos com valores sugeridos em um GRID para seleção e edição.

  

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

Item

Inserir a faixa para filtrar todas as operações pertencentes ao item, além de todos os roteiros utilizados pelo item. Caso não seja informada, serão considerados todos os itens.

Roteiro

Inserir a faixa de roteiro para filtrar todas as operações pertencentes aos roteiros vinculados aos itens da faixa de itens. Caso não seja informada, serão considerados todos os roteiros.

Operação

Inserir a faixa de operação para filtrar todas as operações da faixa informada. Caso não seja informada, serão consideradas todas as operações.

Nota:

As faixas de filtro trabalham em conjunto, ou seja, a faixa de item também respeitará a faixa de roteiros e operações, assim como a faixa de Roteiro respeitará a faixa de itens e operações.

Exemplo

Faixa Item = A – BZZZZZZ

Faixa Roteiro = ROT1 – ROTZZZZ

Faixa Operação = 0 – 99999

O resultado final será todas as operações dos itens A até BZZZZZZ, mais as operações dos roteiros de ROT1 até ROTZZZZ vinculados aos itens A até BZZZZZZ.

Qt. Consumida

Inserir a quantidade que a operação em questão consumirá do recurso secundário.

Alocação Recurso

Selecionar o tipo de operação que será alocado ao recurso secundário. As opções disponíveis são:

  • Operação Completa;
  • Produção;
  • Preparação.

  

Operações dos Itens e Roteiros Filtrados – DB0123H

Objetivo da tela:

Ao acionar a função Recurso Secundário por Operação na Faixa - Botão OK, é possível visualizar todas as Operações dos Itens e Roteiros filtrados e selecionar quais serão incluídos/alterados.

É possível também alterar individualmente no GRID a Qt Consumida para cada registro selecionado.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

OK

Quando acionado, cria individualmente os relacionamentos entre item/roteiro/operações (selecionados no GRID) ao Recurso Secundário selecionado na tela principal.

Marcar

Quando acionado, permite selecionar o registro.

Nota:

Para selecionar/desmarcar um registro, basta posicionar o cursor e clicar no botão “Marcar”. 

Desmarcar

Quando acionado, permite desmarcar o registro.

Inverter

Quando acionado, permite inverter a ordem do registro.

Nenhum

Quando acionado, desmarca todos os registros selecionados.

Todos

Quando acionado, permite selecionar todos os registros.

  

Principais Campos e Parâmetros: 

Campo:

Descrição:

*

Indica que o registro foi selecionado para inclusão/alteração.

Item

Exibe o código do item.

Roteiro

Exibe o roteiro ao qual a operação pertence.

Descrição

Exibe a descrição do roteiro ao qual a operação pertence.

Operação

Exibe o código da operação.

Grupo Máquina

Exibe o código do grupo de máquina ao qual o item/roteiro/operação pertence. Campo apenas informativo.

Qtd. Consumida

Exibe a quantidade de recurso secundário utilizada na operação. Este campo é editável. 

Nota:

Duplo-clique no registro ou alteração da Qt. Consumida também seleciona o registro para alteração.

Importante:

Caso seja selecionado um registro já relacionado ao Recurso Secundário, esse processo atualizará os valores de Qt Consumida, Tipo Alocação e o ativará.

Necessitando informar um Centro de Trabalho, deve-se editar o registro individualmente por meio do botão Modificar na tela principal.

O tamanho padrão da tela é insuficiente para apresentar todas as colunas simultaneamente, então é recomendado utilizar a tela maximizada. 

Nota:

O aplicativo TOTVS APS permite restringir a programação por intermédio dos recursos secundários vinculando-o ao centro de trabalho e/ou operação. Entretanto, caso sejam cadastrados em ambos, serão avaliados apenas os recursos informados no centro de trabalho. Desta maneira, os recursos cadastrados na operação serão desconsiderados nos cálculos.

 




 

 

 

#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))