Atualização do Valor Previsto para o Fluxo de Caixa

Têm como objetivo recalcular o valor das parcelas para que o valor previsto gerado para o fluxo de caixa, considere as taxas pré e pós-fixadas. Dessa forma, o fluxo de caixa sempre será mantido atualizado.

A funcionalidade de recalculo das parcelas das operações financeiras de empréstimos, é uma simulação da correção financeira até a data de vencimento de cada parcela da operação. Com essa simulação, a parcela possuirá como valor, a soma do valor principal da parcela com a correção efetuada.

O cálculo das correções das operações quando utilizada taxa pós, será utilizada a taxa da última apuração dos juros. Dessa forma, não será necessário o cadastro de cotações futuras para o cálculo dos movimentos previstos. Se o mesmo for percentual e se a taxa for pós-fixada do tipo valor e não encontrar a cotação, será utilizada como cotação inicial e final o valor = 1.

Os programas: Efetivação de Operações Financeiras, Correção de Empréstimos e Recálculo das Parcelas, recalculam as operações as parcelas da operação financeira de empréstimo, considerando as taxas pré e pós-fixadas.

O Recálculo somente é efetuado em Operações Financeiras de Empréstimo cadastradas com produto financeiro que “não calcula correção monetária”, isso porque quando determinado que o produto financeiro “calcula correção monetária”, as parcelas sempre estarão atualizadas pelo fator financeiro.

Importante:

Por terem seus valores fixos, as operações financeiras cadastradas com parcelas fixas não serão calculadas.

Ao efetuar a correção dos empréstimos, a rotina de recálculo realiza as seguintes etapas:

  • Atualiza a primeira parcela com data de vencimento igual à data da última apuração de saldo, caso não esteja fixada para receber o saldo de juros mais o principal da parcela.
  • Desconsidera do saldo da operação, as parcelas que estão ainda em aberto mas a correção já foi efetuada até a data de vencimento das mesmas (retira do saldo pois considera que as mesmas foram pagas).
  • Recalcula o valor das parcelas, não fixadas, com data de vencimento menor que a data máxima de integração com o fluxo, para receber o valor dos juros + valor do principal. Serão calculadas as correções a partir da última apuração de juros até a data de vencimento da parcela. O saldo será simulado em uma variável para que seja somada a correção e descontada da mesma, as parcelas de pagamento e juros. Esta variável será utilizada para efetuar o cálculo da correção da próxima parcela.
  • A data da última apuração será simulada em uma variável para que a mesma possa ser alterada para a data de vencimento da parcela depois que o cálculo da correção de cada parcela tenha sido efetuado. Dessa forma, o próximo cálculo de correção utilizará o intervalo de datas corretas.
    Exemplo   A data da última apuração de juros foi 10/10/01 e a operação possui parcelas com data de vencimento 10/11/01 e 10/12/01. Será efetuado o cálculo dos juros de 10/10/01 até 10/11/01, será somado o juro na variável saldo, retirado o valor da parcela calculada da mesma e a variável data de última apuração de saldo passará a ser 10/11/01 e o próximo intervalo que será feita à correção será 10/11/01 até 10/12/01, que é a data de vencimento da próxima parcela.



#trackbackRdf ($trackbackUtils.getContentIdentifier($page) $page.title $trackbackUtils.getPingUrl($page))