Page tree

Aduaneiro - Alterar Dados do Container (Evento 40)

Visão Geral do Programa

  • Esse programa permite alterar a modalidade do container para informar à ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos), pelo evento 40.
  • Os NVOCC são empresas consolidadoras de carga que foram criadas nos anos 80 pelos próprios Armadores, que preferiam não se dedicar a consolidar pequenas cargas.

  • Os NVOCC, então, compram espaço nos navios full-containers para embarcar seus containers com cargas consolidadas de diversos clientes. Porém, com o tempo, os NVOCC começaram a vender containers cheios também para seus clientes (H/H com carga de um cliente apenas), tornando-se de certa forma concorrentes dos próprios Armadores.

  • A sigla NVOCC significa Non Vessel Operator Common Carrier ou, numa tradução literal, carregador que não é operador de navio.

  • O cadastro padrão de todo container no sistema é House/House, porém, em casos de processo consolidado (container com carga de vários clientes), ele deve ser alterado para House/Pier, para que posteriormente seja possível a desova para o armazém.

  • Modalidades:

  1. House to Pier (da casa do exportador até o pier do Porto de destino): neste caso, as despesas de enchimento do container (stuffing) serão por conta do exportador que, normalmente, efetua este serviço nas dependências de sua fábrica ou depósito. As despesas de desova no destino serão por conta do importador e os serviços efetuados, pela administração do Porto.
  2. Pier to House (do pier do Porto de embarque até a casa do importador): as despesas e os serviços serão, neste caso, providenciados de maneira inversa ao sistema descrito anteriormente.
  3. Pier to Pier (Porto a Porto): neste caso, a mercadoria será transportada em container somente quando estiver no navio. Esta modalidade é a mais rara, em virtude das despesas portuárias, poia a ova e a desova encarecerem o frete.
  4. House to House (casa a casa): este é o sistema ideal da conteinerização, pois o container com a carga segue desde a casa do exportador até a do importador, sem que ninguém toque na carga.

Principais Campos e Parâmetros


Campo:

Descrição:

Contêiner

Informe o código do container.

ViagemInforme o código de viagem do navio (origem do container).
Navio

Informe o código e o nome do navio que transportou o container.

Modalidade

Selecione o tipo de operação a qual o container está relacionado:

  • House/House (House to House).
  • Píer/Píer (Píer to Píer).
  • Píer/House (Píer to House).
  • House/Píer (House to Píer).
CondiçãoSelecione a condição da mercadoria dentro do container (se a mercadoria é ou será desconsolidada).